Iniciar sessão ou registar-se
    • smart
    • 21 maio 2023 editado

     # 21

    Hum
    Fale com o fabricante.
    Normalmente têm kits de reparação das bases.
  1.  # 22

    Não seria melhor os cerâmicos da parede sobreporem a base, deixando junta para comportar a vedação de silicone? Ou estou a ver mal?
    • smart
    • 21 maio 2023 editado

     # 23

    Hum..
    Na minha...
    Impermeabilizei o solo e e paredes.
    Apliquei autonivelante no solo por cima da impermeabilização.
    Posicionei uma alcatifa 2mm em cima do autonivelante.
    Base em cima da alcatifa (pesa 90 kg) encostada á cerâmica, pelo que não mexe..
    Limpeza dos topos da base e da parede que levam enchimento, para a melhor aderência.
    Enchimento com cola e veda Wurth fix it na junta.
    E sem problemas até hoje .
    Para tirar, é cortar a cola e veda e movimentar a base, sem necessidade de partir a cerâmica...
      Screenshot_20230521-151205~2.png
      Screenshot_20230521-151257~2.png
  2.  # 24

    Obrigado pessoal. Falta colocar silicone sim!

    Os cerâmicos estão em cima da base!
  3.  # 25

    Colocado por: smartHum..
    Na minha...
    Impermeabilizei o solo e e paredes.
    Apliquei autonivelante no solo por cima da impermeabilização.
    Posicionei uma alcatifa 2mm em cima do autonivelante.
    Base em cima da alcatifa (pesa 90 kg) encostada á cerâmica, pelo que não mexe..
    Limpeza dos topos da base e da parede que levam enchimento, para a melhor aderência.
    Enchimento com cola e veda Wurth fix it na junta.
    E sem problemas até hoje .
    Para tirar, é cortar a cola e veda e movimentar a base, sem necessidade de partir a cerâmica...
      Screenshot_20230521-151205~2.png
      Screenshot_20230521-151257~2.png
  4.  # 26

    Olá Smart, estou a refazer as minhas casas de banho e a instalar bases de duche destas. Estou cheio de medo em relaçao à impermeabilizacao, pelo que tenho algumas questões. Ficaria muito agradecido se me pudesse ajudar.

    1. Como é que impermeabilizou o chao e paredes?

    2. Com outros sistemas (de tela tipo revestech), é recomendado que a tela dobre para dentro do ralo para garantir que qualquer água perdida, escorra pelo ralo a dentro. Ora, eu já falei com muita gente e parece que não dá para usar essas telas com estas bases. Fez a impermeabilizaçao por baixo do ralo?

    3. E como garante que quando um cano atravessa a impermeabilizaçao (por exemplo, do ralo até ao esgoto) nao vai passar água na junta entre tubo e impermeabilizaçao?

    4. Que alcatifa é essa de 2mm e para que serve?

    Muito obrigado pela sua ajuda. (Já agora, tenho a maior urgência nesta questao.. se me conseguisse responder rapidamente, agradecia-lhe muito).

    Cumprimentos,
    Manuek
  5.  # 27

    Hum..
    Para não ficar a stressar, durante a tarde dou-lhe feedback às questões...
    • smart
    • 19 novembro 2023 editado

     # 28

    hum..
    Desculpe a demora,

    1. Como é que impermeabilizou o chao e paredes?
    As paredes e chão foram impermeabilizados com uma solução a frio, ou seja aquosa, tratando - de Masterseal 550 da BASF, bicomponente sintético. Foi aplicado á trincha, seguindo as instruções de mistura, aplicação e cura indicadas na ficha técnica. A razão da escolha, foram as características técnicas ( elasticidade á rotura).existem muitos outros com comportamentos decentes e aplicação mais fácil, uma vez que o produto tem secagem rápida.

    2. Com outros sistemas (de tela tipo revestech), é recomendado que a tela dobre para dentro do ralo para garantir que qualquer água perdida, escorra pelo ralo a dentro. Ora, eu já falei com muita gente e parece que não dá para usar essas telas com estas bases. Fez a impermeabilizaçao por baixo do ralo?
    A base duche tem 30 mm altura e é plana e apresenta a circunferência onde é montada a válvula que tem cerca de 10 CMS de altura. Desta forma, o pavimento tem de ter uma cavidade para comportar o espaço necessário da válvula e o tubo de escoamento ( que pode ser vertical ou ter que se instalar uma curva). Veja o link para o vídeo ( cortesia pública do fabricante).
    https://m.youtube.com/watch?v=B2CMctMMtkU
    A diferença é que no vídeo colaram a base ao chão..se for necessário reparar algo, só partindo com os prejuízos á vista..
    Com tela pode ser possível o remate, com a aplicação de adereços adequados. Veja como por exemplo as soluções da schlutter (penso que o membro do fórum ATLAS, comercializa..)

    3. E como garante que quando um cano atravessa a impermeabilizaçao (por exemplo, do ralo até ao esgoto) nao vai passar água na junta entre tubo e impermeabilizaçao?
    Ora, nessa ligação, como qualquer outra, ninguém garante. Provavelmente deverá ter escoamento em PVC, e é instalada a habitual borracha na união para evitar fugas. Note que a conduta não está sob pressão, o que diminui a probabilidade.

    4. Que alcatifa é essa de 2mm e para que serve?
    A alcatifa é invenção minha. Não quis encrustar a base na parede, com o remate habitual dos azulejos. Como a base pesa 90 kg (2 metrosx0.90), não quis arrastar no chão e deslizou por cima da alcatifa, sendo encostada as paredes ( previamente limpas para enchimento de cola e veda).
    Como não mexe (face ao peso), não foi colada no chão. Levou o enchimento da wurth indicado anteriormente e foi rematada ao pormenor ( fita cola na base e na parede, seguido de enchimento á vontade e depois rematado com o dedo embebido em líquido loiça e água, a deslizar por cima. Tirei a fita e ficou perfeito, sem fugas e já lai vão 2 anos com uso diário.
    E necessário aferir para esta solução, a esquadria das paredes com a da base de duche ( para não ficar torta com enchimento demasiado largo em relação a outros vértices) e o peso, pois se for mais leve não recomendo pois vai mexer...
    Ao levar a alcatifa a base ficou 2mm mais alta do chão, pelo que se ocorrer fuga na ligação válvula com o tubo de escoamento ou mesmo nas borrachas da válvula com a base duche, uma vez que está tudo impermeabilizado, nada passa para baixo e a água vai aparecer no chão do WC pelo que se tal ocorrer, é só cortar o cola e veda em volta, levantar a base e solucionar a fuga, limpar os locais de enchimento e repetir a instalação, sem danos ou despesas de maior.
      Screenshot_20231119-020010~3.png
  6.  # 29

    A própria base de duche de carga mineral já é impermeável por natureza, gostava de saber como fazer impermeabilização para cima do ralo, se o ralo está agarrado à base de duche.

    Tenho 3 Roca Aquos stonex, no vídeo não tem impermeabilização por baixo da base e também foi colada.
    • smart
    • 19 novembro 2023 editado

     # 30

    hum
    "impermeabilização por cima do ralo, se o ralo esta agarrado á base de duche".
    não estou a alcançar a questão...
    a base tem uma valvula (imagem 1)
    ao instalar a valvula, integrando-a na base de duche, as borrachas da própria válvula, com o aperto dos parafusos, irão vedar eventuais fugas no local...imagem 2
    na outra extremidade da válvula, tem a ligação entre esta e o tubo de escoamento ou eventuais uniões necessárias, com as correspondentes borrachas de vedação..
    conforme a imagem 1, apresenta-se a ligação da valvula ao tubo de escoamento, horizontal neste caso (cinzento).
    No orificio da base duche é instalada a borracha de vedação onde a valvula se irá posicionar, cujos parafusos entrarão nas cavidades que veem na imagem e como aperto irão fazer a vedação.
    Agora..
    impermeabilização é no pavimento (vejam a planimetria antes de pousar a base), inclusive no buraco/cavidade da imagem (pavimento) necessário para acomodar a tubagem de escoamento e válvula e nas paredes do wc também.
    .
    Note que as fugas, habitualmente não ocorrem na base de duche, mas sim nas borrachas da valvula, nas ligações ao tubo de escoamento e nos vertices da base a encostar à ceramica.
    Ocorrendo estas, estando o solo impermeabilizado, incluindo a cavidade da imagem, a agua não se infiltrará no imediato na lage e corre por baixo da base, apresentando-se no chão do wc, alertando para a fuga.

    imagem da roca
      aaa.JPG
      asas.JPG
  7.  # 31

    Mas esse pavimento onde assenta a base tem algum isolamento? Não me parece.

    Mas com essas válvulas corre água por baixo da base, devem estar a sonhar certamente.

    A parte debaixo da válvula está abaixo uns 10cm do pavimento, nunca iria aparecer água acima, mas a haver fuga na válvula iria aparecer água no teto do piso inferior.

    Andam a misturar isolamento de duches italianos revestidos com pastilha ou cerâmico, com bases de duche prontas de carga mineral.
    • smart
    • 19 novembro 2023 editado

     # 32

    hum..

    Mas esse pavimento onde assenta a base tem algum isolamento? Não me parece.
    mas..alguém se referiu ao isolamento no video? não me lembro de alguem o ter feito...

    Mas com essas válvulas corre água por baixo da base, devem estar a sonhar certamente.
    portanto se ocorrer fuga nas borrachas da valvula ou na ligação ao tubo de escoamento, a agua evapora imediatamente, não é absorvida pela lage e o objectivo da impermeabilização não é prevenir dar cabo do tecto do piso inferior...

    A parte debaixo da válvula está abaixo uns 10cm do pavimento, nunca iria aparecer água acima, mas a haver fuga na válvula iria aparecer água no teto do piso inferior.
    claro..se a fuga for considerável, ora por rotura do tubo de saida da válvula ao tubo de escoamento, ou ineficácia dos vedantes, ou se escorrer pela parede abaixo e passar pelo vértice da base de duche com a parede, não vai aparecer agua por baixo, nem encher a cavidade em questão...É deixar aparecer no tecto do piso inferior e pagar a factura na reparação em vez de prevenir com a impermeabilização a custos reduzidos.

    Andam a misturar isolamento de duches italianos com base de duche prontas de carga mineral
    neste caso não é misturar é alcançar o melhor compromisso eficácia, garantia e baixos custos.
    á mínima fuga que exista já representou o valor para reparar e pintar tecto, mas também partir a base, azulejos, remover entulho, reparar a fuga, comprar nova base e azulejos e voltar a instalar?
    pois ..
    apenas apresento uma solução barata que se afigura com compromisso e de fácil remoção/instalação da base duche.
    posso estar enganado e claro respeito opiniões distintas, mas voltava a repetir o procedimento.

    não leve a mal o modo ironico...
  8.  # 33

    Colocado por: smarthum..

    Mas esse pavimento onde assenta a base tem algum isolamento? Não me parece.
    mas..alguém se referiu ao isolamento no video? não me lembro de alguem o ter feito...

    Mas com essas válvulas corre água por baixo da base, devem estar a sonhar certamente.
    portanto se ocorrer fuga nas borrachas da valvula ou na ligação ao tubo de escoamento, a agua evapora imediatamente, não é absorvida pela lage e o objectivo da impermeabilização não é prevenir dar cabo do tecto do piso inferior...

    A parte debaixo da válvula está abaixo uns 10cm do pavimento, nunca iria aparecer água acima, mas a haver fuga na válvula iria aparecer água no teto do piso inferior.
    claro..se a fuga for considerável, ora por rotura do tubo de saida da válvula ao tubo de escoamento, ou ineficácia dos vedantes, ou se escorrer pela parede abaixo e passar pelo vértice da base de duche com a parede, não vai aparecer agua por baixo, nem encher a cavidade em questão...É deixar aparecer no tecto do piso inferior e pagar a factura na reparação em vez de prevenir com a impermeabilização a custos reduzidos.

    Andam a misturar isolamento de duches italianos com base de duche prontas de carga mineral
    neste caso não é misturar é alcançar o melhor compromisso eficácia, garantia e baixos custos.
    á mínima fuga que exista já representou o valor para reparar e pintar tecto, mas também partir a base, azulejos, remover entulho, reparar a fuga, comprar nova base e azulejos e voltar a instalar?
    pois ..
    apenas apresento uma solução barata que se afigura com compromisso e de fácil remoção/instalação da base duche.
    posso estar enganado e claro respeito opiniões distintas, mas voltava a repetir o procedimento.

    não leve a mal o modo ironico...


    O isolamento por baixo da base se não tiver saída vai fazer de alguidar, a água não vai sair e se for bastante enche o alguidar e passa para outro lado na mesma.

    Se a válvula da base de duche for bem instalada, não perde água nenhuma, se mais tarde começar a perder a borracha é substituível por cima, sem ter de retirar a base.

    Em relação ao assentamento da base de duche sem estar encaixada por baixo dos azulejos, desde que bem apoiada, bem selada à volta e bem instalada, não vejo grande problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
 
0.0235 seg. NEW