que vos parece esta orientação solar? do outro lado da estrada é uma quinta com construção muito afastada da estrada, no muro do fundo uma casa de 2 pisos afastada alguns metros do muro, do lado direito uma casa de tb de 2 pisos, do lado esquerdo terreno ainda vazio como a imagem.
Por aqui deve dar para ver a inclinação. É possível endireitar o terreno? Qual seria a "linha" para ficar plano? Aqueles muros laterais podem ser mais altos? Ou como já tem altura do lado do vizinho já não dá para subir mais?
Outra questão. Parece-me ter um poço ali no meio.. à data não dá para ver bem porque está com silvas altas mas quase de certeza que é. Será um problema?
Nesse terreno que apresenta o quintal ficaria quase a norte. Se quiser usufruir do espaço exterior em dias soalheiros de inverno, nunca é tão agradável.
Por outro lado se tem a tal inclinação e não quer cave (como eu a percebo), já aqui aconselharam que é melhor esquecer a parte de endireitar o terreno.
Procuro usufruir mais no verão.. mesmo de inverno parece-me que ficaria protegida de nortadas se ficasse plano porque descia ao nível da inclinação dos terrenos da esquerda que por sua vez têm inclinação no sentido norte-sul.. posso estar a ver mal.. não sei.. A minha dúvida é qual a quantidade de desaterro, será que fica mt baixo? A rua é a subir mas a olhar para o terreno do lado direito parece-me que a zona de relva está mt baixa