Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: BricoleiroÓ Rafa, uma história para ti que vais adorar, a uns meses perguntei no AKI à funcionária da secção das tintas se determinada tinta que lá tinham da marca Luxens era acrílica porque não mencionava nada no rótulo e a reposta absurda que ela me deu foi a seguinte: " Se diz aí acetinado é porque é acrílica, acrilico ou acetinado é a mesma coisa" e eu hum hum ok, não vale a pena fazer perguntas a ignorantes... só para veres a formação que eles têm. :))
    quando tu chegas a este nivel vais de encontro ao meu que é o seguinte , um funcionário numa grande superfície não faz parte de uma politica para dar lucro à empresa , também volto a dizer com o valor que lhes dão ( não só monetariamente ) não tem grande perspectiva , em minha opinião ... Ainda há dias tive dois colegas de santa Maria em que passaram a ser nossos clientes e disseram que num ano de vendas produtos dyrup tiveram mais formação do que em 10 anos de robbialac , penso que a Dyrup já está a dar formação para as grandes superficies ...
  2.  # 62

Colocado por: rafaelisidoroum funcionário numa grande superfície não faz parte de uma politica para dar lucro à empresa

?? Ai não? Não sei se sabes mas o AKI divide os lucros pelos funcionários.

http://www.hipersuper.pt/2017/05/05/aki-distribui-16-dos-lucros-pelos-colaboradores/
  3.  # 63

Colocado por: Bricoleiro

?? Ai não? Não sei se sabes mas o AKI divide os lucros pelos funcionários.

http://www.hipersuper.pt/2017/05/05/aki-distribui-16-dos-lucros-pelos-colaboradores/
    um ordenado extra para ficar lá dentro , sendo que quem vai ao prateleiro dár a informação ném é o que ganha mais , continuo com a minha opinião ... mas já é qualquer coisa .
  4.  # 64

Aproveitando aqui o conhecimento que partilham...

Onde costumam comprar as lixas de grão superior a 180? So com fornecedores próprios? Algum do Porto? =D

Tenho por hobby o gosto pela Madeira e ando a caça de alguns produtos que não encontro nas grandes superfícies!

Como por exemplo as pedras para afiar os formões, comprei uma pedra de amolar facas na feira, consegui colocar fio no formão mas ainda não está afiado do jeito que quero!
  5.  # 65

Outra dúvida antes que me esqueça, a aplicação do óleo, por exemplo o óleo teca, os mais entendidos aplicam em que ordem?

Depois de lixar bem com um grão elevado , por exemplo 180, dão a primeira demão e lixam com grão mais alto, como 220, entre cada demão seguinte ou aplicam só uma demão depois de lixar ?
  6.  # 66

Colocado por: dryfusOutra dúvida antes que me esqueça, a aplicação do óleo, por exemplo o óleo teca, os mais entendidos aplicam em que ordem?

Depois de lixar bem com um grão elevado , por exemplo 180, dão a primeira demão e lixam com grão mais alto, como 220, entre cada demão seguinte ou aplicam só uma demão depois de lixar ?
    as lixas compra numa loja de ferragens na freguesia , os óleos aplica-se por saturação ou seja aplica uma camada bem puxada e depois de absorvida aplica uma bem carregada e deixa o produto ser absorvido durante 30 minutos , passando um pano para limpar o excesso .
  7.  # 67

Colocado por: rafaelisidoroas lixas compra numa loja de ferragens na freguesia , os óleos aplica-se por saturação ou seja aplica uma camada bem puxada e depois de absorvida aplica uma bem carregada e deixa o produto ser absorvido durante 30 minutos , passando um pano para limpar o excesso .

Obrigado pela dica! Eu tenho de ir aqui na rua do Almada no Porto para poder procurar isso, nas grandes superfícies eu só encontro, no máximo, 180! Sei que 180 já deixa a Madeira com um acabamento muito bom, só que quero lixas com grão maior para poder fazer minhas experiências! Resta saber se encontro essas lixas para usar na lixadeira orbital!
  8.  # 68

Colocado por: dryfusOutra dúvida antes que me esqueça, a aplicação do óleo, por exemplo o óleo teca, os mais entendidos aplicam em que ordem?

Para acabamentos a óleo a lixa de acabamento não deve exceder o grão 120. Depois para despolir deve fazê-lo com grão acima de 400. A 3M tem umas esponjas roxas abrasivas de grão elevado que para esse tipo de bricolage é o ideal. Encontra no Leroy Merlin por exemplo.
    Não é fácil acabar a óleo, para deixar um acabamento perfeito tem de se testar muito, perder muito tempo, gastar muito dinheiro em diversos óleos, diversas Trinchas, etc, etc
  9.  # 69

Eu vou ver se me lembro de lhe enviar um sitio para comprar lol caso não haja por aí !
  10.  # 70

Colocado por: Joao Dias
    Para acabamentos a óleo a lixa de acabamento não deve exceder o grão 120. Depois para despolir deve fazê-lo com grão acima de 400. A 3M tem umas esponjas roxas abrasivas de grão elevado que para esse tipo de bricolage é o ideal. Encontra no Leroy Merlin por exemplo.
    Não é fácil acabar a óleo, para deixar um acabamento perfeito tem de se testar muito, perder muito tempo, gastar muito dinheiro em diversos óleos, diversas Trinchas, etc, etc

Obrigado pelas dicas João! Vou estar mais atento quando passar no Leroy na próxima vez!
    Acredito que tudo é sempre caro, ainda mais quando se começa por hobby, mas já perco muito tempo lendo e vendo coisas sobre isso ( trabalho em madeira no geral), como é algo para ficar "por casa", da para testar muita coisa!

Colocado por: rafaelisidoroEu vou ver se me lembro de lhe enviar um sitio para comprar lol caso não haja por aí !

Até deve ter! Mas como ainda não conheço todas as por aqui, fica complicado!
    Ainda ando a caça de lugares para comprar madeira que não seja nas grandes superfícies!

Obrigado se lembrar e obrigado se não lembrar na mesma! =D
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  11.  # 71

Uma pessoa que conheço com formação da http://www.fress.pt disse-me como tratou a madeira do deck e mobília de jardim que estavam a cru.

Utilizou apenas vaselina líquida com trincha e o excesso limpou com um pano.
    Durou 15 anos...
  12.  # 72

Colocado por: Alexandre SilvaUma pessoa que conheço com formação dahttp://www.fress.ptdisse-me como tratou a madeira do deck e mobília de jardim que estavam a cru.

Durou 15 anos...

Então não lhe disse tudo. A vaselina por si só, funciona somente como um hidratante. Como qualquer hidratante, o mesmo tem de ser reaplicado com uma cadência periódica muito mais alargada que 15 anos.
    Sendo alguem com formação na Ricardo, o nivel de conhecimentos vai um pouco mais alem logo, uma vez mais, o seu conhecido não lhe disse tudo. Faltam ai outros produtos para adicionar á vaselina os quais em conjunto, providenciarão uma proteção á madeira adequada para zonas de exteriores.
    O problema é que alguns desses produtos são já muito difíceis de arranjar e não justifica o investimento de tempo e dinheiro quando consegue exatamente o mesmo resultado utilizando um óleo para deck apropriado.
    E não, só com uma demão de vaselina o deck não aguentou 15 anos. Mas nem perto disso...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Bricoleiro, Obras em casa
  13.  # 73

Colocado por: Joao DiasE não, só com uma demão de vaselina o deck não aguentou 15 anos. Mas nem perto disso...

Nem os móveis de casa, quanto mais um deck!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • TZW
    • 20 junho 2017

# 74

Colocado por: Alexandre SilvaUma pessoa que conheço com formação dahttp://www.fress.ptdisse-me como tratou a madeira do deck e mobília de jardim que estavam a cru.

Durou 15 anos...

Faço isso nas botas mas repito o processo de longe a longe...aprova!
  14.  # 75

Colocado por: Obras em casa

Nem os móveis de casa, quanto mais um deck!
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Mas se cortar com água raz a coisa melhora substancialmente.
    Para moveis antigos ou de madeira maciça é um dos melhores produtos de limpeza que conheço.
  15.  # 76

Colocado por: Joao DiasPara moveis antigos ou de madeira maciça é um dos melhores produtos de limpeza que conheço.

Minhas avós e mãe não diriam melhor. Lembro-me tão bem do cheiro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
    • TZW
    • 20 junho 2017 editado

# 77

Colocado por: TZW
    Faço isso nas botas mas repito o processo de longe a longe...aprova!

Desculpa pelo engano, uso parafina derretida...não sei se dá no mesmo.
  16.  # 78

Cerapiel, à base de cera de abelha, lanolina e óleo de jojoba... no calçado de couro. Em madeiras nunca utilizei, também deve funcionar.
    O Oleo de cedro é também um classico.

PS: madeiras no interior....
  17.  # 79

Colocado por: TZW
    Desculpa pelo engano, uso parafina derretida...não sei se dá no mesmo.

A vaselina é uma parafina, são derivadas do petróleo.
  18.  # 80

Fiquei confuso.

Tenho aquela mesa de jardim do ikea, com duas partes amovíveis.

Quando começou a ficar feiota fui ao Leroy e pedi conselho. Disseram para lixar (recomendaram o n da lixa, que já não sei qual é) e dar um óleo que me apontaram.

Lixei e tirei a cor à mesa. Dei duas demãos de óleo e o resultado foi péssimo. Agora a mesa é um mesclado quase sem cor.

O que posso fazer?

Obrigado.

0.0292 seg. NEW