Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, tenho umas 15 Lâmpadas (Halo) na sala GU5.3 12V c\ respetivos transformadores. Penso que é 1 transformador por lâmpada (não confirmei ainda bem essa parte).

A minha dúvida, quanto a economizar:

- Trocar as lâmpadas Halogéneo por umas de Led também GU5.3
    - Trocá-las por umas GU10 220V LED, ligá-las diretamente com um casquilho GU10 aos 220V removendo assim os transformadores

Não sei muito bem se há uma grande diferença na qualidade de luz das 5.3 LED para as GU10 LED, quem já testou ambas o que acha? Ou será melhor fazer metade\metade (umas 5.3 e outras GU10 misturadas) ?
  2.  # 2

O mais economico é deixar estar até se fundirem.... quantas horas estão ligadas por dia?
    Tem as 15 lampadas todas num mesmo circuito?!!? se tiver crcuitos de iluminação separados. pode tentar só fazer o upgrade no circuito que mais utiliza... Meta lampadas de qualidade.
    em principo haverá um transformador para cada circuito de iluminação.

Para substituir as lampadas HAL para LED terá de remover o transfomador... se meter 230V directo, terá tam´bem de substituir os casquilhos actuais.
    A qualidade da luz tem a haver com o indice de restituição de cor do LED, com a temperatura de cor, o angulo deincidência e também com os lumens.... Os LEDS baratuchos tem pior indices que os HAL. E também duvido muito da durabilidade dos mesmos....

Faça as contas...
  3.  # 3

Há 2 interruptores, as lâmpadas estão metade para 1 e outra metade acendem com outro. Em cada lâmpada eu vejo um transformador.

A ideia de substituir os transformadores e colocar um casquilho GU10 diretamente é porque assim era menos uns quantos transformadores a consumir (agora, se calhar com o custo do material pode é não compensar a alteração).

Vou fazer só em metade do circuito ou mesmo só em algumas e na parte que mais se utiliza, quando diz lâmpadas de qualidade recomenda algumas em especial? Sinceramente tenho ido ver os centros comerciais e Akis, há valores a partir dos 2,99€\lâmpada mas não devem ser grande coisa.
  4.  # 4

As do IKEA, não são más.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jforum
    •  
      damned
    • 6 junho 2017 editado

# 5

Os transformadores que tem para Halogéneo regra geral não funcionam lá muito bem como "Led drivers", sugeria passar isso para 230v. Se não vai ter de gastar "dois dinheiros', nos leds e depois vai ter de trocar os transformadores..

Passando para 230v fica com menos componentes(aparentes) no sistema, é mais fácil apanhar avarias futuras, uma vez que nem sempre é o Led que vai de vela mas sim o driver.

Os 230v também tem driver mas é interno, troca a lâmpada e já está.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
  5.  # 6

A ver se percebi, há um risco de as lâmpadas GU5.3 LED deixarem de funcionar porque os transformadores que tenho 230-12V podem não funcionar bem com elas (por acaso noutra divisão onde são apenas 6 já meti 3 lâmpadas GU5.3 LED, aparentemente têm funcionado.. vamos a ver).

Quando se refere ao 'driver' 230V é o quê? Passar o sistema para 230V (com lâmpadas GU10 230V) não é apenas ligar a lâmpada diretamente aos fios que vêm da alimentação geral da casa\iluminação? ou tem de existir um 'driver'\transformador pelo meio?
  6.  # 7

Colocado por: jforumou tem de existir um 'driver'\transformador pelo meio?
    leia bem...
    O dirver nas GU10 230V está incorporado na propria lampada.... é so ligar directo os 230V.
    •  
      damned
    • 6 junho 2017 editado

# 8

Driver = transformador

Simplesmente são mais apropriados para a função (led), sendo que existem mais de que um tipo de driver, voltagem constante ou corrente constante.

Mas quando refiro a transformadores standard não funcionarem sempre bem com leds é tipo criarem artefactos visíveis na luz, tipo frequência.

No caso das 230v a transformação é interna na lâmpada. Uma vez que leds funcionam de 1.8v a 3.3v apenas.
  7.  # 9

retire tudo o que tem a partir do transformador (fica o cabo que entra no transformador) e depois substitua por cabo, casquilho e a lâmpada (GU10).

Se tiver 10 lâmpadas de 50W Halo e substituir todas por lâmpadas de 5W LED, é só fazer as contas da poupança em potência consumida instantaneamente. Mais o factor aquecimento das lâmpadas.
  8.  # 10

Colocado por: nmex2retire tudo o que tem a partir do transformador (fica o cabo que entra no transformador) e depois substitua por cabo, casquilho e a lâmpada (GU10).

Se tiver 10 lâmpadas de 50W Halo e substituir todas por lâmpadas de 5W LED, é só fazer as contas da poupança em potência consumida instantaneamente. Mais o factor aquecimento das lâmpadas.

Certo, o que fiz nas 6 Lâmpadas de Halo 12V 50W que tinha foi substituí-las por 12V LED 5W, basicamente foi só tirar uma e meter outra, não retirei mais nada, pois o transformador 12V ficou.

Na sala é que tenho as 15 Halo 50W 12V, e estas é que estava na dúvida se deveria fazer o mesmo, ou alterar para 230V GU10 (driver interno) ou outra coisa qualquer :)

Estou inclinado a fazer isso a metade e ver como fica.
  9.  # 11

uma vantagem de retirar os transformadores (externos) para o GU5.3, será que tem menos um componente a ocupar espaço e a aquecer, eventualmente o consumo, menos ligações dos cabos e em caso de havaria menos um suspeito.

nas lojas que visitou veja a oferta de lâmpadas (preços/marcas) para os dois tipos de casquilho, poderá dar lhe ideia do sentido do mercado em termos de standard de casquilho.

claro que ter o transformador exterior, será mais vantajoso, em termos de dissipação de calor, do que estar incorporado na propria lampada
  10.  # 12

Colocado por: jforumNa sala é que tenho as 15 Halo 50W 12V

Um bocado exagerado.. não? 15 lampadas!!!? espaçadas uniformemente, como se de uma loja se tratasse? quase 1000W numa sala...
  11.  # 13

Colocado por: Pedro Barradas
    Um bocado exagerado.. não? 15 lampadas!!!? espaçadas uniformemente, como se de uma loja se tratasse? quase 1000W numa sala...

Na realidade são 14, ou seja, no total de Corredor + Sala são 22 lâmpadas. 8 no corredor (em que já substituí 5 por LED 5W 12V e desliguei 3) e 14 na Sala.

Na Sala, que será onde se podem vir a ligar mais vezes, queria meter tudo a gastar menos, pois 50W por lâmpada é muito e está fora de questão.

A ideia que tinha (e que pelos vistos se confirma) é que ao substituir GU5.3 50W HALO -> GU5.3 LED 5W já se economiza e ficará muito melhor, no entanto, se alterar para -> GU10 230V ~5W e retirando os transformadores deve ser a melhor solução (acreditando que o Driver interno de cada lâmpada consuma menos que um transformador externo dedicado).
    •  
      damned
    • 6 junho 2017 editado

# 14

Se pretender ter regulação de intensidade não se esqueça que tem de ser leds próprios para o efeito.

E se quiser algo mais avançado tem soluções tipo philips hue, com possibilidade de programação e rgb. Carote mas porreiros:)
  12.  # 15

O IKEA agora também tem soluções dessas, alem da intensidade também dá para regular a temperatura de cor das lampadas... interessante.
  13.  # 16

Não pretendo nada dessas coisas :) pode ficar bonito mas não compensa o preço! Obrigado pelas respostas.
  14.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasO mais economico é deixar estar até se fundirem....

Não é lá grande verdade, Pedro. Algumas contas de merceeiro:

Custo lâmapda LED = 5€;
    Custo lâmpada incandescente = 1€ (ambos os valores são favoráveis às lâmpadas de incandescência);

Duração lâmpada LED = 5000h (por baixo, as últimas que comprei anunciam MTTF de 15000 horas);
    Duração lâmpada incandescente = 1000h (típico anunciado por todos os fabricantes)

Custo de energia eléctrica = 0.20€/kWh (tarifa normal já com IVA, a tarifa bi-horária seria mais prejudicial à lâmpada incandescente

Consumo lâmpada incandescente = 50W = 0.05 kW
    Consumo lâmpada LED equivalente = 6W = 0.006 kW

Custo ao longo do tempo = custo inicial + potência * custo do kWh * tempo

Custo incandescência = 1 + 0.05 * 0.2 * t
    Custo LED = 5 + 0.006 * 0.2 * t

Para determinar o "breakeven" basta igualar os valores, e retira-se daí que ao fim de 454 horas de utilização a lâmpada LED já poupou o diferencial de custo inicial.

No fim de vida da lâmpada de incandescência (1000 horas) esta custou entre lâmpada e electricidade 11€, a lâmpada LED gastou 6.2.
    Neste momento tem que comprar uma nova lâmpada de incandescência, a lâmpada LED dura outras 4000€. Cada 1000h a mais de iluminação LED custará apenas 1.2€.

Noves fora: compensa largamente pôr de lado a iluminação tradicional JÁ mesmo que ainda trabalhem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 18

Certo. mas as lampadas HAL, já existem portanto não há esse custo neste caso.
    Haverá custos com a transformação de 12V para 230V... Cabos, ligadores, casquilhos...
    e tinha dito para fazerem as contas, a ver se compensa.
    • Nss
    • 6 junho 2017 editado

# 19

Colocado por: jforumOlá, tenho umas 15 Lâmpadas (Halo) na sala GU5.3 12V c\ respetivos transformadores. Penso que é 1 transformador por lâmpada (não confirmei ainda bem essa parte).

A minha dúvida, quanto a economizar:

-Trocaras lâmpadas Halogéneo por umas deLedtambém GU5.3
    -Trocá-laspor umas GU10 220V LED, ligá-las diretamente com um casquilho GU10 aos 220V removendo assim os transformadores

Não sei muito bem se há uma grande diferença na qualidade de luz das 5.3 LED para as GU10 LED, quem já testou ambas o que acha? Ou será melhor fazer metade\metade (umas 5.3 e outras GU10 misturadas) ?

Eu também tinha a mesma configuração que a sua e só troquei por led e mantive os mesmos transformadores, já passaram 2 anos e ainda não tive problema nenhum.
    Gastei cerca de 200€ em leds e obtive uma poupança de cerca de 10€ mensais na fatura da luz. No verão convém ter o mínimo de emissores de calor dentro de casa.
    Concordam com este comentário: henrifelix
  16.  # 20

Aviso já que não li o restante tópico..

Aqui em casa fiz a festa por pouco menos de 20€, se bem me lembro apanhei uma promoção de lampadas led, 5,99 -> 8 Lampadas, mandei vir os casquilhos do ebay, 0,27€ cada um, troquei 16 lampadas(apenas de casquilho GU5.3), e retirei o peso todo do teto falso, que nas casas de banho já se encontrava descaído apenas pelo peso.. Na minha opinião compensa, se arranjar as coisas a bom preço! Quanto a luminosidade continua igual, comprei lampadas com a mesma cor(Kelvins), e com cerca de 300 lumens cada, 3W.

0.0231 seg. NEW