Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Caros membros do forum
    Vou renovar o telhado de minha casa, perto do mar em Lisboa.
    Vou substituir os barrotes de madeira por laminados, placas OSB de 15mm, barreira para vapor, painel sandwich de 30mm, ripado galvanizado e telha Marselha D3+ do Coelho da Silva, isto confiando em alguém do forum que diz que esta é a melhor solução a nível de coberturas.
    As minhas dúvidas e o motivo que me levam a escrever este post, são duas :
    1- Saber qual a barreira para vapor mais indicada( de preferência sem ser da onduline que deve ter um preço proibitivo)?
    2- Para fixar o ripado galvanizado ao telhado será aconselhável usar uma fita betuminosa ou algo do género( de preferência sem ser da onduline que deve ter um preço proibitivo)?

    Obrigado pelas dicas e bitates, espero eu...
  2.  # 2

    Depende do do fornecedor ou revendedor, a onduline não tem de ter preço proibitivo...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel14
  3.  # 3

    Espero k não Callinas?
    Essa hipótese não está descartada, assim como o Tyvek SD2 da Dupont?

    Ainda estou a aguardar mail da onduline para recomendarem um fornecedor em Lisboa.

    Tirando o pormenor dos valores proibitivos de x ou y, a razão principal deste post prende-se com a necessidade ou não de instalar a barreira para vapor e também a necessidade de instalar uma fita betuminosa entre o painel sandwich e o ripado galvanizado??

    Já estou cansado de ouvir o empreiteiro dizer que nunca pôs tal coisa em telhados com painel sandwich e já fez muitos telhados com sandwich...
  4.  # 4

    Colocado por: callinasDepende do do fornecedor ou revendedor, a onduline não tem de ter preço proibitivo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel14


    A onduline ficou-me a 25 euros/m2 já com aplicação e IVA. Não acho que seja um preço proibitivo.


    Colocado por: miguel14a razão principal deste post prende-se com a necessidade ou não de instalar a barreira para vapor e também a necessidade de instalar uma fita betuminosa entre o painel sandwich


    Não vejo necessidade nenhuma de barreiras por baixo de um painel sandwich.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel14
  5.  # 5

    Um aparte, porque é que as pessoas continuam a instalar paineis sandwich? Pelo preço? É que não há absolutamente vantagem nenhuma no painel sandwich comparativamente à combinação onduline + telha cerâmica. Mas desvantagens já há imensas. Assim de repente lembro-me do ruído, da estética, da durabilidade, entre outras desvantagens dos paineis sandwich.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 6

    Colocado por: miguel14barreira para vapor, painel sandwich de 30mm, ripado galvanizado e telha Marselha D3+ do Coelho da Silva


    Agora é que estou a ler isto com mais atenção. Vai meter painel sandwich por baixo da telha cerâmica? Porquê? Se não tens amor ao dinheiro e gostas de o desperdiçar, eu dou-te o meu NIB bancário.
  7.  # 7

    Se vai aplicar placas OSB, não vejo qq vantagem em aplicar painel sandwish...

    O desvão da cobertura vai ter utilização?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel14
  8.  # 8

    Com "tantas barreiras" qual a razão da BPV?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel14
  9.  # 9

    Colocado por: marcoaraujo

    A onduline ficou-me a 25 euros/m2 já com aplicação e IVA. Não acho que seja um preço proibitivo.




    Não vejo necessidade nenhuma de barreiras por baixo de um painel sandwich.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel14


    Colocado por: marcoaraujo

    A onduline ficou-me a 25 euros/m2 já com aplicação e IVA. Não acho que seja um preço proibitivo.

    A área por baixo deste telhado vai ser habitação, o OSB 15mm + sandwich 30mm, sem instalação ficam a pouco mais de 20€, prefiro a sandwich e o OSB á Onduline




    Não vejo necessidade nenhuma de barreiras por baixo de um painel sandwich.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel14


    A barreira para vapor por baixo do sandwich é para evitar casos que já vimos reportados neste forum, nos quais o pladur por baixo do painel sandwich, começa a ficar com manchas de água devido à condensação no Sandwich
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasSe vai aplicar placas OSB, não vejo qq vantagem em aplicar painel sandwish...

    O desvão da cobertura vai ter utilização?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel14


    O desvão vai ser parte mezanine, parte sala.
    O sandwich tem a função de segunda cobertura de segurança para a chuva e conforto térmico. O OSB vai funcionar como acabamento interior( provisório, mais tarde ponho pladur entre os barrotes laminados, com ou sem isolamento dependendo do conforto térmico desta solução).
  11.  # 11

    Continuando:

    ... O OSB vai funcionar como acabamento interior( provisório, mais tarde ponho pladur entre os barrotes laminados, com ou sem isolamento dependendo do conforto térmico desta solução) e isolamento também.
  12.  # 12

    Colocado por: Vítor MagalhãesCom "tantas barreiras" qual a razão da BPV?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel14


    Para prevenir eventuais condensações na parte interior do Sandwich?
  13.  # 13

    Se vai ser uma cobertrua para uma habitação, 30mm de isolamento é MUITO pouco.
    Se o painel sandwich tem chapa no lado inferior, a barreira pára-vapor é redundante, dinheiro deitado fora.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel14
  14.  # 14

    Colocado por: nunogouveiaSe vai ser uma cobertrua para uma habitação, 30mm de isolamento é MUITO pouco.


    Algo entre os 60mm e os 100mm parece-me adequado para uma cobertura.
    30mm é quase o mesmo que não ter nada. 30mm é o que se usa no isolamento do pavimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel14
  15.  # 15

    Concordo com ambos, Nuno Gouveia e marcoaraujo, 30mm de painel sandwich é muito pouco, por isso é que vou por o OSB de 15mm, para ter mais uma barreira térmica.
    Mais tarde, quando tiver €, tenciono por pladur por baixo do OSB, entre os barrotes de madeira. Se nessa altura não estiver satisfeito com o conforto térmico, ponho lã de rocha entre o pladur e o OSB.
  16.  # 16

    painel sandwich e ripado galvanizado se for mesmo perto do mar não é aconselhável

    porque não mete um sistema simples (de baixo para cima)

    OSB a fazer acabamento fixado aos barrotes (barrotes à vista no interior)
    barreira pára-vapor
    XPS 8 ou 10 cm (Roofmate com ranhuras)
    Telha ceramica
    se necessário meta uma subtelha e ripado de PVC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel14
  17.  # 17

    Colocado por: nunogouveiaSe vai ser uma cobertrua para uma habitação, 30mm de isolamento é MUITO pouco.
    Se o painel sandwich tem chapa no lado inferior, a barreira pára-vapor é redundante, dinheiro deitado fora.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel14


    Vou por a barreira para vapor por baixo do painel sandwich, para o caso de aparecer condensação na superfície interior do painel sandwich( como já apareceram casos relatados aqui no forum), a condensação não ficar em contacto com o OSB.
  18.  # 18

    Colocado por: fernandoFerreirapainel sandwich e ripado galvanizado se for mesmo perto do mar não é aconselhável

    porque não mete um sistema simples (de baixo para cima)

    OSB a fazer acabamento fixado aos barrotes (barrotes à vista no interior)
    barreira pára-vapor
    XPS 8 ou 10 cm (Roofmate com ranhuras)
    Telha ceramica
    se necessário meta uma subtelha e ripado de PVC
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguel14


    Como tenho uma das águas com pouca inclinação, quero uma segunda proteção/barreira para a chuva. Pensei nessa solução mas creio que ficaria muito mais cara? De qualquer maneira vou seguir o seu conselho e pensar no ripado em PVC. São 2 metais diferentes, depois de aparafusados, vão ficar a trabalhar em conjunto e um deles irá oxidar mais depressa do que o outro, se for o painel sandwich!!!!!

    Fernando Ferreira, acha que vale a pena por uma fita betuminosa entre o ripado e o painel sandwich? Obrigado
 
0.0223 seg. NEW