Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Não estando nada dentro dos assuntos da área de construção, queria saber se é viável construir uma moradia t3 (120m2) num terreno em alcabideche (cascais) com 530m2, por 120,000€ no total.

Obrigada desde já a quem responder
  2.  # 2

O terreno é seu, ou ainda vai adquirir?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipandrade
  3.  # 3

é viável fazer o T3 nesse terreno

agora por 120 000 é muito irrealista
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, maria rodrigues
    • RCF
    • 9 junho 2017

# 4

Apenas para construção, €120.000 dará para construir moradia de 120m2, desde que não queira grandes luxos.
    No entanto, para além do custo do terreno e da construção, existem outros custos, particularmente com projetos (arquitetura e especialidades) e licenciamento na Câmara. Só para isto, dificilmente gastará menos de €15.000.
  4.  # 5

Sem rodeios... Não!!
    Concordam com este comentário: skypt, maria rodrigues, TZW
  5.  # 6

Colocado por: Joao DiasSem rodeios... Não!!

eu digo que nim....

se o terreno já for seu, estamos a falar de uma moradia com um custo de construção de 1000€ por metro quadrado. Será que o preço em cascais está tão inflacionado para se dizer logo de rajada que não? ou que, só se for uma casa sem grandes luxos?

mesmo que gaste 15.000€ no arquitecto e em licenças, dá uma moradia com um custo de construção de 875€ por metro quadrado. O forum já corta a esperança de que pensa ser possível construir a 500€ o metro quadrado (e muito bem) agora o próximo passo e cortar a esperança a quem pensa ser possível construir a 875€ ou 1000€ o metro quadrado?

eu digo que nim, porque apesar de considerar 120m2 suficientes para planear um T3, fica a faltar uma garagem, uns anexos para colocar a tralha, etc, etc e se calhar é um T3 com 120m2 na zona habitacional + 40m2 noutro lado qualquer, e se for assim já fica mais dificel.

se tiver que comprar o terreno com esses 120.000€, então digo que não é difícel, que é simplesmente impossível.
    Concordam com este comentário: mhpinto, RCF, GMCQ
  6.  # 7

Não acredito que consiga!
  7.  # 8

paulo

120 para um T3 é muito pouco, é o equivalente a um apartamento de áreas pequenas

falar em 1000 €/ m2 é uma forma de balisar, ou seja tendo em consideração tudo mesmo arranjos exteriores pouco complexos claro.

veja lá bem

visite o tópico do jorfrr e veja a planta que lá está logo nos primeiros tópicos, tem 123 m2
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • RCF
    • 9 junho 2017

# 9

Colocado por: marco1120 para um T3 é muito pouco

Colocado por: marco1visite o tópico do jorfrr e veja a planta que lá está logo nos primeiros tópicos, tem 123 m2

3m2 farão assim tanto diferença?
    E, para mim, a moradia T3 do jorferr está bastante interessante, mesmo se não levar o andar superior (que a faz uma V4).
  8.  # 10

Colocado por: marco1paulo

120 para um T3 é muito pouco, é o equivalente a um apartamento de áreas pequenas

falar em 1000 €/ m2 é uma forma de balisar, ou seja tendo em consideração tudo mesmo arranjos exteriores pouco complexos claro.

veja lá bem

visite o tópico do jorfrr e veja a planta que lá está logo nos primeiros tópicos, tem 123 m2
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Exatamente. A malta pensa que isto é tudo linear. Eu ainda estou no calvário que estou portanto á não é fácil acreditar em contos de fadas. A partir do momento que se começa a construir garanto que é sempre a subir.
    E não são 1000€ o m2. Então e os arranjos exteriores, e os ramais de ligações de eletricidade, água, etc. E as custas camarárias e todas as outras burocracias de merd@ que custam literalmente milhares de Euros??
    E os imprevistos??
    Esses 1000€ o m2 são muito mas muito enganadores!!
    E depois Alcabideche não é no Norte do Pais. Tudo é mais caro.
    Repito, não consegue. E é óbvio que o terreno já é do colega corista por um simples motivo. 120.000€ ou mais custa só o terreno com a metragem que foi referida naquela zona.
  9.  # 11

Colocado por: RCF

3m2 farão assim tanto diferença?
    E, para mim, a moradia T3 do jorferr está bastante interessante, mesmo se não levar o andar superior (que a faz uma V4).

repare que os 123 ( T3 no rc, em cima tem mais 30 m2) já foi á pele e não tem garagem, lavandaria e outras coisas, portanto 120 m2 para fazer um T3 é pouco
  10.  # 12

Colocado por: marco1120 para um T3 é muito pouco, é o equivalente a um apartamento de áreas pequenas

concordo, não dá para fazer salas com 60m2 e suites com 30m2, mas dará para fazer algo simpatico, partindo do principio que 20% da area é para as paredes, sobra 96m2 de área bruta.

3 quartos com 12m2+ 2 wc com 4m2, uma sala com 30m2 e uma cozinha um 10 m2 dá tudo 84m2. Ainda sobra 12m2 pra fazer um corredor para os quartos.

Não será uma casa espaçosa, mas nem todos tem carteira para fazer moradias com 200m2

Colocado por: marco1visite o tópico do jorfrr e veja a planta que lá está logo nos primeiros tópicos, tem 123 m2

e concordo com o RCF, não fazendo o piso de cima, ainda se ganha o espaço da escada. Para mim seria uma moradia que habitava sem grandes problemas.

Colocado por: marco1falar em 1000 €/ m2 é uma forma de balisar, ou seja tendo em consideração tudo mesmo arranjos exteriores pouco complexos claro.

por isso é que eu falei na garagem/anexos, não vejo alguém fazer uma moradia com 120m2 sem mais nada. O carro pode passar bem na rua, mas uns anexos para guardar a tralha é fundamental numa casa, até os apartamentos tem uma arrecadação no sotão ou nas garagens, afecto a cada fracção. Por isso é que disse que nim. Podemos pensar que 120.000€ chega para uma casa, mas gasta-se sem qualquer problema mais 30.000 a 40.000 a fazer os arranjos exteriores e garagem/anexos

Penso que o marco é arquitecto, se lhe chegar um potencial cliente, que já tem um terreno, que peça um T3 em 120m2 com um custo de construção máximo de 120.000€ diz-lhe logo que é impossível? não consegue apresentar-lhe uma solução?
  11.  # 13

atenção a casa do jorgferr tem 123 m2 só no rc, portanto é um T3

se me aparecesse esse cliente fazia como fiz ao jorgFerr, pequeno muito pequeno e sempre com a baliza dos tais 1000 €/ m2 para não haver surpresas

compreende?
    Concordam com este comentário: jorgferr, FilipeOliveira78
  12.  # 14

hoje em dia em face das normas atuais, dos requisitos, das expetativas das pessoas para as casas, etc... não se constrói com os mesmos requisitos que á 30 anos atras, dai que as casas ficam mais caras quer queira quer não.
  13.  # 15

o que não gosto é de criar falsas expetativas nas pessoas
    adoçar a coisa, facilidades e depois a obra descambar e afinal depois ah o raio do arquiteto isto e aquilo pedi-lhe uma casa para x e ficou em x2 .....
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira78
  14.  # 16

Colocado por: marco1o que não gosto é de criar falsas expetativas nas pessoas
    adoçar a coisa, facilidades e depois a obra descambar e afinal depois ah o raio do arquiteto isto e aquilo pedi-lhe uma casa para x e ficou em x2 .....

acho que teremos que falar, mais ano menos ano, ehehe

eu parto do principio que as expectativas de quem tem 120.000€ não podem ser as mesmas de quem tem 240.000, temos que ser realistas
  15.  # 17

Se for só para construção eu diria que dava à pele e contratava o marco1 :) lol. A minha tem 123 m2 no rés do chão, T3. Para ter 120 roubava 3 m2 à sala e ainda ficaria com 26 m2 (e sem a escadaria que a minha tem por isso ficaria ela por ela). Quanto aos 120 000 eu diria que dá desde que não se estique. Projectos, licenças e tal à parte.

EDITADO: claro q tem de abdicar de lavandarias, closet, garagens e afins só para ficar claro
  16.  # 18

Boas, assim sendo, como quer (não quer) dizer a coisa o Jorge já sabe com o que pode contar (€)
  17.  # 19

Eu tenho um T2 que de área útil não chega a 100m2 e tenho áreas mais do que suficientes.. 120m2 não chega para um T3?!
  18.  # 20

Colocado por: jafnBoas, assim sendo, como quer (não quer) dizer a coisa o Jorge já sabe com o que pode contar (€)
    Sei que é construtor :) eu já disse quanto conto gastar. A minha tem ao todo 153 me brutos e conto gastar na cnstrução 150 000, em projectos e licenças, taxas, etc mais 25 000. Portanto 175 000 euros. Se dividir 175 000/153 = 1143 euros/m2
    Concordam com este comentário: jafn
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jafn

0.0227 seg. NEW