Iniciar sessão ou registar-se
    • alexp
    • 13 junho 2017 editado

     # 1

    Colocado por: euQuem faz essa opção (casa simples, funcional e barata) é "crucificado" neste fórum.

    É o forum do lobby da construção :) Quanto mais caro for, mais facturam e mais ganham ...
    Concordam com este comentário: A&J, enf.magalhaes
    • A&J
    • 13 junho 2017 editado

     # 2

    Colocado por: alexp
    É o forum do lobby da construção :) Quanto mais caro for, mais facturam e mais ganham ...
    Concordam com este comentário:A&J,enf.magalhaes


    Também temos de ser justos... Se for para um construtor vender a moradia, contando com terreno, projetos, licenças, tempo dispendido, juros a bancos, garantias, etc, nesse caso o valor médio do M2 deverá andar entre 1000€/m2 e 1500€/m2, dependendo depois da zona, caso contrário não terá retorno financeiro.

    Agora dizerem que se construir (sem contar com o terreno) por menos de 650€/m2 fico com uma casa com a qualidade de uma garagem boa... Por favor não digam disparates... Não faz qualquer sentido uma afirmação destas...

    Até porque o sentido de sermos nós a controlar tudo na construção da nossa casa é que a mesma fique o melhor possível, gastando o menos possível... Caso contrário o Fórum não faria sentido, todos comprávamos casas já construídas e pagaríamos algo entre estes valores que aqui referi...

    Até porque se fizerem uma pequena pesquisa, facilmente constatam que os valores médios de venda das moradias se situa entre estes valores que referi, ou acham que os construtores construíram por estes valores e não têm retorno nenhum...
    Concordam com este comentário: AXN, pauloagsantos, ncdias, Skinkx, rikjard, TZW
  1.  # 3

    Colocado por: A&JTambém temos de ser justos... Se for para um construtor vender a moradia, contando com terreno, projetos, licenças, tempo dispendido, juros a bancos, garantias, etc, nesse caso o valor médio do M2 deverá andar entre 1000€/m2 e 1500€/m2, dependendo depois da zona, caso contrário não terá retorno financeiro.

    Agora dizerem que se construir (sem contar com o terreno) por menos de 650€/m2 fico com uma casa com a qualidade de uma garagem boa... Por favor não digam disparates... Não faz qualquer sentido uma afirmação destas...


    concordo completamente A&J, eu penso que o forum podia ajudar bastante elucidando e exemplificando que tipos de casas de pode construir a 650€ o metro quadrado e a 1000€ o metro quadrado, claro que existem diferenças.

    fazendo uma comparação com os carros, muitos gostavam de anda de BMW/Mercedes, mas tem que se contentar com um clio/punto. Muitos gostavam de ter um clio/punto novo e tem que se contentar com um usado com mais de 5 anos.

    Eu até acredito, que tirando o terreno, projectos e licenças, que em algumas zonas do pais ainda se constrói a 500€ o metro quadrado. Vão ja dizer que sim ou que não, mas um caixote com 100m2, um telhado de duas águas, com alumínios sem corte térmico e com vidros simples, com uma cozinha do IKEA ou semelhante e ladrilhos a 10€ o metro quadrado na casa toda, arriscava a dizer que ainda fica a menos.

    gerir a expectativa de quem vai construir casa, que vê umas fotografias numas revistas de arquitectura e do que realmente pode ter por 500€, ai é que o forum podia ajudar.
    Concordam com este comentário: A&J, TZW, mhpinto
    • NBA
    • 13 junho 2017

     # 4

    Colocado por: euQuem faz essa opção (casa simples, funcional e barata) é "crucificado" neste fórum.

    https://s18.postimg.org/ei33rdv5l/e0986c2f33cb6e8278ab319d67d1311f.jpg
    Concordam com este comentário: A&J, ncdias, Anaa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • A&J
    • 13 junho 2017

     # 5

  2.  # 6

    Eu vou construir , apenas aguardo licença da camara para iniciar a obra, e estou a orçamentar a obra para os valores de 600 a 750€/m2.
    Estou a pensar em abrir aqui um tópico para a minha construção, moradia térrea 160m2 mais garagem e anexo 60m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A&J
  3.  # 7

    Colocado por: ncdiasEu vou construir , apenas aguardo licença da camara para iniciar a obra, e estou a orçamentar a obra para os valores de 600 a 750€/m2.
    Estou a pensar em abrir aqui um tópico para a minha construção, moradia térrea 160m2 mais garagem e anexo 60m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:A&J


    abre lá o tópico e mete as plantas que o pessoal gosta de mandar abaixo as plantas de quem vai construir ehehe
    Concordam com este comentário: ncdias
  4.  # 8

    abre lá o tópico e mete as plantas que o pessoal gosta de mandar abaixo as plantas de quem vai construir ehehe
    Concordam com este comentário:ncdias


    Já reparei nisso , mas comentários desde que sejam construtivos e para ajudar fazem sentido , o problema é para aqueles que são do contra , está sempre tudo mal.

    Vou abrir mais próximo do inicio da construção, assim não dou muito tempo para criticar as plantas ....... hehehe
  5.  # 9

    Colocado por: ncdias

    Já reparei nisso , mas comentários desde que sejam construtivos e para ajudar fazem sentido , o problema é para aqueles que são do contra , está sempre tudo mal.

    Vou abrir mais próximo do inicio da construção, assim não dou muito tempo para criticar as plantas ....... hehehe


    Pense bem se quer abrir aqui um tópico, mesmo que seja só para a construção...
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncdias
    • NBA
    • 13 junho 2017

     # 10

    Colocado por: ncdiasVou abrir mais próximo do inicio da construção, assim não dou muito tempo para criticar as plantas ....... hehehe

    https://s3.postimg.org/50lze2f4j/images.jpg
    Concordam com este comentário: ncdias, mhpinto
  6.  # 11

    Pense bem se quer abrir aqui um tópico, mesmo que seja só para a construção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ncdias


    Sim vou abrir ,todas as opiniões são importantes quando devidamente filtradas.
    Tenho aprendido algumas coisas aqui no fórum e partilhar a minha experiencia de construir penso que é também uma forma de recompensar o pessoal que por aqui anda e talvez uma forma de outros novos visitantes do fórum poderem "aprender" algo , como foi o meu caso.
  7.  # 12

    Colocado por: A&J

    Se tirar os custos do betão da cave e do sótão que totalizam cerca de 10000€ quando gastei 18000€ em betão vejam só a diferença.

    Quanto ao Aço mais de metade do aço foi gasto na cave e no sótão, por baixo, logo dos 10000€ gastos em aço 6000€ nisto pelo menos, mais vigotas e abobadilhas da cave em cerca de 2200€, mais malha-sol da cave.

    Só aqui estão cerca de 19000€, mais isolamento térmico na cave, mais impermeabilização das muralhas da cave, mais paredes da cave, mais escadas da cave, mais rebocos da cave, mais portão da cave, mais instalações elétricas da cave, mais canalização da cave, mais uma wc da cave, mais pintura da cave, mais porta corta-fogo da cave, mais 4 portas de serviço da cave, mais betonilhas da cave, mais mosaico anti-derrapante da cave, mais janela da cave, mais laje inclinada do sótão, mais janela do sótão, mais betonilha do sótão, mais ar-condicionado do sótão, mais flutuante do sótão, mais rodapé do sótão, mais paredes do sótão, mais reboco do sótão, mais estuque do sótão, mais pintura do sótão, mais porta do sótão, mais escadas do sótão... and so on... é só fazer as contas... ;)



    A&J

    parte dessas despesas eram sempre fixas. tinha sempre que meter um telhado, fizesse aproveitamento de sótão ou não; e tinha sempre que fazer fundações para a casa, aproveitasse a cave ou não. Ou seja, parte dessa despesa que você imputa à cave e sótão (às tais dependências) estaria sempre presente mesmo que não tivesse cave e sótão e é isto, estes custos fixos, que vão onerar a outra área útil.

    Se você diz que tudo junto a média deu 500 €/m2, é bem provável que a bitola ande nos 600/400 ou nos 650/350 €/m2, repartidos por área útil e dependências. E estes valores parecem-me mais acertados para quem vai fazer contas no início da obra, pois quem fizer uma casa de rés-do-chão não vai ter dependências como cave e sótão cujo aproveitamento lhes permita baixar o custo médio de construção para os tais 500 €/m2.
    • Skinkx
    • 13 junho 2017 editado

     # 13

    ...
  8.  # 14

    Colocado por: pauloagsantos

    concordo completamente A&J, eu penso que o forum podia ajudar bastante elucidando e exemplificando que tipos de casas de pode construir a 650€ o metro quadrado e a 1000€ o metro quadrado, claro que existem diferenças.

    fazendo uma comparação com os carros, muitos gostavam de anda de BMW/Mercedes, mas tem que se contentar com um clio/punto. Muitos gostavam de ter um clio/punto novo e tem que se contentar com um usado com mais de 5 anos.

    Eu até acredito, que tirando o terreno, projectos e licenças, que em algumas zonas do pais ainda se constrói a 500€ o metro quadrado. Vão ja dizer que sim ou que não, mas um caixote com 100m2, um telhado de duas águas, com alumínios sem corte térmico e com vidros simples, com uma cozinha do IKEA ou semelhante e ladrilhos a 10€ o metro quadrado na casa toda, arriscava a dizer que ainda fica a menos.

    gerir a expectativa de quem vai construir casa, que vê umas fotografias numas revistas de arquitectura e do que realmente pode ter por 500€, ai é que o forum podia ajudar.
    Concordam com este comentário:A&J


    Eu conheço construtores que fizeram habitações abaixo de 500 €/m2, já toda equipada (sem móveis, apenas cozinha e electrodomésticos de cozinha), com caixilhos PVC, ETICS e por aí fora, mas normalmente nos custos de construção (e é assim que deve ser feito) não se incluem taxas, licenças, projectos, arranjos exteriores e mais uma série de coisas que não têm nada a ver com o trabalho de construção propriamente dito.

    Os arranjos exteriores podem ser pequenos numa casa grande ou grandes numa casa minúscula, não faz sentido nenhum entrar com eles na comparação e no custo por metro quadrado, porque podemos até nem ter muros e ser nós a plantar a relva. As taxas variam de câmara para cãmara, de serviço para serviço, projectos idem aspas.

    Para mim, o custo de construção refere-se ao preço de todos os trabalhos desde preparar o terreno para e obra, executá-la e ir para lá viver, sem incluir taxas nenhumas, estamos a falar apenas dos trabalhos de construção civil. Acredito que com muita disciplina e controlo financeiro é possível os tais 500 €/m2, mas nem todos temos os preços dos construtores que mencionei anteriormente e estamos a falar de construções com materiais e acabamentos correntes, sem grandes flashs - nada de madeiras de 75 €/m2, nada de porcelanatos ao mesmo preço, nada de travertinos e pedras a mais de 100 €/m2 e por aí fora.

    E com isto não digo que fica mal optar por outras soluções, nada disso, digo é que tem que haver limites e têm que ser escrupulosamente respeitados desde o dia 1.

    Porque muitas vezes também tenho pessoas a perguntar o custo da construção e se disser um valor de tabela começam logo a lá querer enfiar os muros, as calçadas, os arranjos exteriores, as licenças, taxa daqui e taxa dali e obviamente que depois o preço dispara.

    O preço por metro quadrado, para mim, é o que paga o "trabalho do pedreiro", o resto não conta, fica fora da análise.
    Concordam com este comentário: DR1982, mhpinto
  9.  # 15

    Também andam alguns por aqui que pagam 50€ ao dia, a um pedreiro, enquanto uma empresa gasta muito mais do que isso com um pedreiro, ainda tem custos indirectos e tem que ter lucro.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, TZW
  10.  # 16

    Na minha zona os preços andam entre os 10 a 12 euros por hora . Abaixo disso .... duvido que se consiga arranjar.
    • A&J
    • 13 junho 2017

     # 17

    Colocado por: Skinkx


    A&J

    parte dessas despesas eram sempre fixas. tinha sempre que meter um telhado, fizesse aproveitamento de sótão ou não; e tinha sempre que fazer fundações para a casa, aproveitasse a cave ou não. Ou seja, parte dessa despesa que você imputa à cave e sótão (às tais dependências) estaria sempre presente mesmo que não tivesse cave e sótão e é isto, estes custos fixos, que vão onerar a outra área útil.

    Se você diz que tudo junto a média deu 500 €/m2, é bem provável que a bitola ande nos 600/400 ou nos 650/350 €/m2, repartidos por área útil e dependências. E estes valores parecem-me mais acertados para quem vai fazer contas no início da obra, pois quem fizer uma casa de rés-do-chão não vai ter dependências como cave e sótão cujo aproveitamento lhes permita baixar o custo médio de construção para os tais 500 €/m2.


    Não é verdade... Não contabilizei aqui o custo do aço e do betão para as sapatas e vigas de fundação. Quanto ao sótão se não o tivesse feito a laje do tecto do 1 andar não está aqui contabilizada e apenas precisava de colocar os produtos da cobertura, que aqui também não estão.

    Logo, e como tenho as continhas todas feitas reduzia e muito o custo da construção.
    Concordam com este comentário: HML82
  11.  # 18

    Colocado por: enf.magalhaesNa minha zona os preços andam entre os 10 a 12 euros por hora . Abaixo disso .... duvido que se consiga arranjar.
    Paga isso à empresa ou diretamente ao pedreiro "ao negro"?
  12.  # 19

    Colocado por: enf.magalhaesNa minha zona os preços andam entre os 10 a 12 euros por hora . Abaixo disso .... duvido que se consiga arranjar.


    Na minha zona existem bons profissionais , repito bons profissionais a ganhar 50/60€ dia.
    Mas atenção , isto está outra vez a subir !!!
  13.  # 20

    Colocado por: ncdias

    Na minha zona existem bons profissionais , repito bons profissionais a ganhar 50/60€ dia.
    Mas atenção , isto está outra vez a subir !!!
    Na dos meus pais também há a esse preço mas no negro.
    Concordam com este comentário: ncdias
 
0.0362 seg. NEW