Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: AXNe agora um que diz o contrário:

    LOL .... parei logo de ler :-))

    "No contrato de imediação imobiliária"
  2.  # 2

    Colocado por: AXNe agora um que diz o contrário:

    Não li nenhum acórdão, mas o que mostrou é anterior à lei em vigor (lei 15/2013), e os outros são posteriores. Pode ser por isso que são diferentes
    • AXN
    • 13 junho 2017

     # 3

    Colocado por: Picareta
    Não li nenhum acórdão, mas o que mostrou é anterior à lei em vigor (lei 15/2013), e os outros são posteriores. Pode ser por isso que são diferentes


    Ok tem aqui um de 2015 (só li sumário)
    http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/56a6e7121657f91e80257cda00381fdf/e9d5dfe1d3f1a97a80257e0e00502867?OpenDocument
    • XF
    • 13 junho 2017

     # 4

    E como sabe a imobiliária que a venda foi direta?
    E como sabe que não foi através de outra imobiliária?
    E no caso presente, se a venda tivesse acontecido a esse comprador, mas mediado por outra agência?
    Pagava às 2?
    • RCF
    • 13 junho 2017

     # 5

    Colocado por: AXN

    e agora um que diz o contrário:
    http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/56a6e7121657f91e80257cda00381fdf/3d4815f9f16265d280257b0c0054d627?OpenDocument&Highlight=0,1646%2F11.7TBOAZ.P1

    Conforme já atrás referi, em direito, 2+2 não são, necessariamente 4.
    Ainda assim, deixem-me realçar um dos factos constantes neste acórdão, que entendo fazer toda a diferença:
    15. Os réus e os interessados referidos em 6) nunca se conheceram no decurso das negociações com a autora, nunca se tendo, nesse período, contactado ou comunicado;
    16. Vindo a conhecer-se mais tarde, através de um amigo comum, já depois de aqueles interessados terem desistido da negociação com a autora, e para concretização do negócio referido em 8

    Portanto, ficou provado que existiu outro motivo, posterior, alheio à intermediação da imobiliária, que motivou a realizacao do negócio.
  3.  # 6

    Colocado por: lprolog
    Também aprecio uma boa ironia, mas aprecio mais números, quer dar alguns? Dos 10.000 euros de comissões quantos vão para despesas? Quantas horas de trabalho? Qual o lucro?


    Uma boa pergunta. Desejavelmente, terão lucro, claro, embora não aconteça com todos. A título de exemplo, a Remax Portugal anunciou vendas no valor de 1100 milhões de euros em 2013, o que, considerando uma comissão média de 5% representa cerca de 55 milhões em comissões. Em Portugal existem hoje 210 agências da Remax (não tive paciência para procurar 2013), o que representa mais de 4000 colaboradores/funcionários.

    A conta é fácil de fazer: 55 milhões a dividir por 4000 funcionários, dá uma média de 13500€ de facturação por funcionário. Note que se trata de facturação, não lucro.


    Naturalmente, 2013 foi um ano pior que 2016, mas ainda assim dá para ter uma ideia de quão "fabuloso" é esse negócio.
    Concordam com este comentário: Picareta, Katilo
  4.  # 7

    Colocado por: XFE como sabe a imobiliária que a venda foi direta?




    E como sabe que não foi através de outra imobiliária?

    Consultando a escritura, na qual consta obrigatoriamente menção à intervenção de imobiliária.


    E no caso presente, se a venda tivesse acontecido a esse comprador, mas mediado por outra agência?
    Pagava às 2?


    Em tese, a 1ª imobiliária teria direito à comissão. A 2ª também, mas o comprador é que tem que se desenvencilhar..
  5.  # 8

    Colocado por: luisvvA conta é fácil de fazer: 55 milhões a dividir por 4000 funcionários, dá uma média de 13500€ de facturação por funcionário. Note que se trata de facturação, não lucro.

    E eu a ver se o convencia a abrir uma imobiliária, e o Luís já estragou tudo!!!
    :-))
  6.  # 9

    Colocado por: luisvvA conta é fácil de fazer: 55 milhões a dividir por 4000 funcionários, dá uma média de 13500€ de facturação por funcionário. Note que se trata de facturação, não lucro.


    Acho que essa conta não se faz assim.
    Conheço muitos angariadores que fazem disso um segundo emprego, mas não sei exactamente o que ganham nem quanto ganham.
    A única coisa que sei é que ganham uma percentagem de cada contrato/venda que realizam.

    Quanto à questão inicial, não estando no conhecimento de todos factos não posso tecer comentários.
  7.  # 10

    Colocado por: nielsky
    Acho que essa conta não se faz assim.
    Conheço muitos angariadores que fazem disso um segundo emprego, mas não sei exactamente o que ganham nem quanto ganham.
    A única coisa que sei é que ganham uma percentagem de cada contrato/venda que realizam.


    São contas grosseiras, claro, mas servem perfeitamente para ter uma noção do que está em causa. Sendo certo que os angariadores e mediadores terão um mix de remunerações fixas e variáveis, todos são remunerados.
    Repare que usei como referência facturação/pessoal, sem sequer pensar nas restantes despesas.. ;-)
  8.  # 11

    Penso que li algures que nos contratos de exclusividade da Era esta questão abrange os 6meses seguintes ao contrato.

    Contrariamente ao que aqui foi escrito, a ideia que me é dada é que a equipa de advogados deles se limita a estes expedientes automatizados... Uns acabam por cair e outros não.

    Se for da zona de Lisboa e precisar de advogado, diga coisas (não sou eu).
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Katilo
  9.  # 12

    Colocado por: JotaPPenso que li algures que nos contratos de exclusividade da Era esta questão abrange os 6meses seguintes ao contrato.

    Contrariamente ao que aqui foi escrito, a ideia que me é dada é que a equipa de advogados deles se limita a estes expedientes automatizados... Uns acabam por cair e outros não.

    Se for da zona de Lisboa e precisar de advogado, diga coisas (não sou eu).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Katilo


    Sr. JotaP!

    Obrigado pelo seu comentário.
    Pode ser mais explícito? Eu vendi 5 meses após...quando fala em 6 meses refere-se a que?
  10.  # 13

    Colocado por: luisvv

    Uma boa pergunta. Desejavelmente, terão lucro, claro, embora não aconteça com todos. A título de exemplo, a Remax Portugal anunciou vendas no valor de 1100 milhões de euros em 2013, o que, considerando uma comissão média de 5% representa cerca de 55 milhões em comissões. Em Portugal existem hoje 210 agências da Remax (não tive paciência para procurar 2013), o que representa mais de 4000 colaboradores/funcionários.

    A conta é fácil de fazer: 55 milhões a dividir por 4000 funcionários, dá uma média de 13500€ de facturação por funcionário. Note que se trata de facturação, não lucro.


    Naturalmente, 2013 foi um ano pior que 2016, mas ainda assim dá para ter uma ideia de quão "fabuloso" é esse negócio.
    Concordam com este comentário:Picareta,Katilo


    Essas contas são fáceis (no entanto falseadas) , mas não foram as que eu pedi. Eu quero saber o valor/hora do serviço que eu pago. Os 10.000 euros que eu pago correspondem a quantas horas de trabalho e quantas despesas?

    Quanto às contas que mostrou, falseadas pelo crescimento das vendas nos últimos anos de 20 a 30% anual e pelo facto de não ter em conta o número de horas de trabalho dos funcionários, baseiam-se na sempre engraçada média; o outro também dizia que na empresa dele os funcionários ganhavam em média mais de 1000 euros mensais, quando a quase totalidade deles ganhava o ordenado mínimo, é sempre engraçado.
    Repare no entanto que o abuso que critiquei não foi o dos lucros dos agentes, apesar de ter sido essa a possível interpretação, dados os comentários do costume, dos users do costume quando se toca nesse assunto (certo, Picareta?). O abuso é como lhe disse o valor/hora que a empresa me cobra e que eu não percebo é ainda ninguém me explicou.
  11.  # 14

    Colocado por: Picareta
    E eu a ver se o convencia a abrir uma imobiliária, e o Luís já estragou tudo!!!
    :-))


    Porque não? Não tinha que fazer aos 50 milhões anuais que ficarão para a empresa (já excluindo a comissão que fica para os agentes?), ou acha pouco?
    Não sendo tanto já me contentava com menos, no entanto :
    https://www.google.pt/amp/www.jornaldenegocios.pt/negocios-em-rede/remax/amp/casos_de_sucesso_cimentam_lideranca_da_remax_no_imobiliario
  12.  # 15

    Colocado por: lprolog

    Porque não? Não tinha que fazer aos 50 milhões anuais que ficarão para a empresa (já excluindo a comissão que fica para os agentes?), ou acha pouco?
    Não sendo tanto já me contentava com menos, no entanto :
    https://www.google.pt/amp/www.jornaldenegocios.pt/negocios-em-rede/remax/amp/casos_de_sucesso_cimentam_lideranca_da_remax_no_imobiliario

    50 milhões para a empresa ? Força, força, camarada Iprolog, para o mercado imobiliário em força, já...
  13.  # 16

    Colocado por: lprologO abuso é como lhe disse o valor/hora que a empresa me cobra e que eu não percebo é ainda ninguém me explicou.

    Não se esqueça que também tem que pagar as horas perdidas com os imóveis promovidos e que não são vendidos pela imobiliária....mas isso já é muito complicado para você perceber.
  14.  # 17

    Colocado por: lprolog
    Essas contas são fáceis (no entanto falseadas) , mas não foram as que eu pedi. Eu quero saber o valor/hora do serviço que eu pago. Os 10.000 euros que eu pago correspondem a quantas horas de trabalho e quantas despesas?

    Você não paga nenhum valor/hora, paga um serviço. Quantas horas de trabalho paga quando vai comprar bananas ao Pingo Doce?


    Quanto às contas que mostrou, falseadas pelo crescimento das vendas nos últimos anos de 20 a 30% anual e pelo facto de não ter em conta o número de horas de trabalho dos funcionários, baseiam-se na sempre engraçada média;

    Sim, são valores antigos, mas a lógica mantém-se. Admitindo que a facturação tenha duplicado de 2014 para a actualidade, os custos com pessoal também aumentaram significativamente (por via do aumento de efectivos, do aumento das remunerações fixas e mais significativo ainda o aumento das remunerações variáveis...)

    E sim, estamos a falar de médias. Se alguns terão uma rentabilidade acima da média (quiçá astronómica...), outros nem por isso...




    o outro também dizia que na empresa dele os funcionários ganhavam em média mais de 1000 euros mensais, quando a quase totalidade deles ganhava o ordenado mínimo, é sempre engraçado.
    Repare no entanto que o abuso que critiquei não foi o dos lucros dos agentes, apesar de ter sido essa a possível interpretação, dados os comentários do costume, dos users do costume quando se toca nesse assunto (certo, Picareta?). O abuso é como lhe disse o valor/hora que a empresa me cobra e que eu não percebo é ainda ninguém me explicou.

    A empresa não lhe cobra nenhum valor/hora. Cobra um valor por um serviço, que pode ser concluído num dia ou em 12 meses, com 1 visita ou 20, com publicidade ou sem, etc.
  15.  # 18

    Tenho ideia de haver um periodo "de nojo" ou de carência para estes acontecimentos, pois na altura em que comprei a minha casa armado em chico esperto também propus ao vendedor rescindir com a imobiliaria e faziamos negocio depois, isto porque o diferendo que havia de valores era basicamente o valor da comissão.
    Na altura fui avisado pelo agente imobiliario (que desconfiou de algo) que havia um periodo após o terminus do contrato que não se poderia fazer negocio entre pessoas angariadas pela agencia ...

    Fico na duvida se será legal ou não o pagamento da comissão porque passei por isso, acabamos em negocio com a a gencia a baixar um pouco a comissão.
  16.  # 19

    Colocado por: Katilo

    Sr. JotaP!

    Obrigado pelo seu comentário.
    Pode ser mais explícito? Eu vendi 5 meses após...quando fala em 6 meses refere-se a que?


    Tenho que ver com calma, mas penso que isso estava num contrato de exclusividade da ERA (presumo que sejam todos iguais).
    A sua carta dizia que tem 8 dias para pagar?
  17.  # 20

    Em aditamento: Veja a clausula 8 do seu contrato.
 
0.0287 seg. NEW