Colocado por: JotaP
Discordo.
As imobiliárias querem cobrar-se mesmo antes da conclusão do negócio.
Exemplo: Angariam comprador que vai ao banco pedir crédito, nisto sinaliza o negócio mesmo antes de haver um CPCV. O vendedor da casa, por motivos que podemos divagar, desiste da venda e logo a imobiliária julga-se credora da totalidade da comissão, por alegadamente, ter cumprido com a sua parte...
Mesmo sem sabermos sequer se o potencial comprador tinha capacidade de o vir a ser :)
Colocado por: mln2cPor acaso também me faz um bocado de confusão porque é que a concorrência entre as imobiliárias não leve a que os valores das comissões baixem?
Parece haver um valor tabelado de 5% que todas as imobiliárias pedem e não se vê outras imobiliárias a fazerem concorrência com valores mais baixos de 2 ou 3% ou com um valor fixo. Há alguma regulação que impede as imobiliárias de concorrerem umas com as outras por via do preço? É que me parece que se por exemplo a Remax começar a cobrar 4% tem um argumento forte que é o de vender as casas 1% mais baratas que a concorrência. Com tantas imobiliárias em concorrência, esta seria a evolução expectável da concorrência em mercado livre, mas não acontece, pelo menos de forma generalizada o que me faz alguma confusão.
Talvez exista aqui matéria para a Autoridade da Concorrência investigar.
Colocado por: luisvv
Mas quais concertações? Está a falar de um mercado com milhares de intervenientes, num serviço que o cliente é livre de escolher..
Está enganado. O que determina o preço seja do que for, num mercado sem monopólios impostos por vias legislativas, éem quanto é que o cliente valoriza o que está a comprar. Eu posso ter uma despesa de X, e querer vender o meu produto por X+Y, mas a minha vontade esbarrará sempre na valorização que o cliente faz.
No caso das imobiliárias, há uma série de vantagens, nem todas aplicáveis a todos os clientes, e que levam os potenciais clientes a recorrerem a esse serviço: o ganho financeiro de vender mais cedo; o conhecimento dos procedimentos e regras; o tempo que o cliente não ocupa a tratar da venda; a promoção e divulgação, potencialmente mais eficaz junto de uma maior base de compradores;
Colocado por: luisvv
Mas em nenhum ponto do processo você sabe ou quer sequer saber qual o custo/hora dos trabalhadores envolvidos, nem as despesas que são reflectidas no preço final, nem sequer quanto do preço é lucro deste ou daquele. Você compra um produto final, para um determinado resultado pretendido.
Se acha que as bananas são caras, é tão só porque tem memória de estarem mais baratas, não porque a empresa X ou o agricultor Y está a cobrar um preço/hora que você não conhecerá nunca. .
Colocado por: luisvv
Não há poucas explicações, neste tópico já lhe explicaram várias vezes, até, e nem parece muito difícil de perceber: trata-se de uma actividade em que o resultado final de cada negócio é incerto, e em que uma das partes apenas cobra se concluir o negócio.
A única parte com skin in the game é a imobiliária.
Colocado por: Palhava
É a Domozo que virá desestabilizar mercado?
Colocado por: lprolog
Essa agora foi engraçada... então e nas escolas de condução, p.ex., não há "milhares de intervenientes" e não é também um "serviço que o cliente é livre de escolher"? Até nos envelopes havia cartelização... fie-se na virgem!
Não estou não, o preço é definido antes de chegar ao mercado e varia posteriormente de acordo com a oferta/procura, dentro de limites que garantam o lucro (que depende obviamente do custo de produção). Se o cliente não valorizar e não me garantir o lucro necessário, deixo de produzir/vender, não vou baixar até ficar sem lucro, ou com prejuízo.
Colocado por: lprolog
Um produto novo chega ao mercado. Não há termo de comparação, como definir se é caro ou barato?
Vou-lhe dar o exemplo de um produto "da moda", que vende aos milhões e que até tem termos de comparação no mercado - o iPhone; assim que sai, há vários a fazer o mesmo - calcular o custo de produção (e o lucro da Apple na venda). Talvez não seja o seu caso, mas muitos compradores gostam de saber o que estão a pagar e baseiam-se nisso para saber se é caro ou não (o que justifica o investimento de vários nestes estudos)
Colocado por: lprolog
Devo ter perdido alguns posts... eu e outros por aqui, porque explicações foram poucas e bastante agressivas.
Pelos vistos cobra mesmo que não conclua o negócio, cobra é à pessoa errada.