Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde a todos.
    estou em vias de mudar a minha placa de vitroceramica por uma a gas .assim como o forno electrico para gas..

    a minha duvida prende-se na questao da saida do gás. só tenho saida onde está a placa..
    posso fazer uma derivação da mesma saida para abastecer a placa e forno?
      o0.jpg
    • TZW
    • 11 junho 2017

     # 2

    Tudo é possível, mas chame um técnico e durma tranquilo, da forma que isso está, emendas escondidas são uma aventura em diy que podem envolver problemas complexos e seguros.
  2.  # 3

    sim vai ser um tecnico a fazer.. so queria saber a melhor maneira de o fazer..
    • TZW
    • 11 junho 2017

     # 4

    Colocado por: brunoquadsim vai ser um tecnico a fazer.. so queria saber a melhor maneira de o fazer..

    Supondo que tem uma válvula de onde vem essa saída acho que ira soldar um tubo/coletor de forma a derivar para os dois equipamentos com ligação em lira roscada.
    Mas se é um técnico mal vai se não deixa isso decente.
  3.  # 5

    sim claro que sim. apenas querias saber opinioes para depois ver com ele se vai ao encontro do que se diz aqui.. estou a tentar saber qual a melhor solução..
    porque quero levar os tubos de cobre mesmo até ao enxaixe dos aparelhos.
    Concordam com este comentário: GT_racing
  4.  # 6

    Na teoria e na legislação, são 2 aparelhos diferentes e cada um deles precisa de uma válvula de corte independente. Claro que se fosse comigo, punha uma derivação( T) e daí seguia 1 para o forno e outro para aplaca.
    Sabia que a maioria das fugas em instalações domésticas, são na ligação aos aparelhos? Principalmente em ligações menos acessíveis como a que pensa fazer.
    Contrate um Técnico e assegure-se que ele faz o ensaio de estanquecidade depois da placa e do forno estarem fixos nos devidos lugares, ou seja tem que fazer o ensaio de estanquecidade a partir do esquentador ou do contador?

    Nota: Todos os trabalhos realizados por empresas credenciados, estas devem passar um Termo de Responsabilidade, sobre o trabalho efectuado, mas neste caso, ligar 2 aparelhos à mesma válvula, o Técnico provavelmente não vai assinar sobre uma irregularidade que cometeu?
    • TZW
    • 11 junho 2017

     # 7

    Colocado por: brunoquadsim claro que sim. apenas querias saber opinioes para depois ver com ele se vai ao encontro do que se diz aqui.. estou a tentar saber qual a melhor solução..
    porque quero levar os tubos de cobre mesmo até ao enxaixe dos aparelhos.

    Isso não dá flexibilidade para montar ou desmontar os equipamentos, a lira serve para isso.
  5.  # 8

    Um dos aparelhos, o forno, deve ser ligado com uma ligação metálica flexível, pois é o último a entrar e antes de ir para o seu lugar as 2 extremidades da ligação têm que estar apertadas. Se isto for feito com um tubo de Cobre, mais rígido, corre o risco de vincar o tubo de Cobre ou desapertar uma das porcas de ligação ao aparelho.
  6.  # 9

    então depois de fazer a instalação tenho de marcar uma inspecção?? mas se por lei é uma valvula por aparelho logo nao vai passar na inspecção..
    em relação ás ligações o que recomendam então ? como fazer a instalação a partir da tubagem que está na parede?
    • TZW
    • 11 junho 2017

     # 10

    Colocado por: brunoquadentão depois de fazer a instalação tenho de marcar uma inspecção?? mas se por lei é uma valvula por aparelho logo nao vai passar na inspecção..
    em relação ás ligações o que recomendam então ? como fazer a instalação a partir da tubagem que está na parede?

    Eu simplesmente ligava o fogão a gás e usava o forno elétrico, já não me lembro de fornos a gás...é muito mais complicado controlar a temperatura, se caírem líquidos vão para os bicos, etc. Vai assar assim tanto? Resolvia o problema sem complicações. Se não quer assumir a alteração e pretende que o técnico o faça, ele vai ter que abrir um roço para prolongar o circuito, colocar uma segunda válvula e saída, se quer assumir, faz a inspeção só com fogão e depois altera mas voltamos ao problema inicial dos seguros e afins.
  7.  # 11

    e a ligação á placa o melhor será rigida em cobre ou flexivel?
    • TZW
    • 11 junho 2017

     # 12

    Colocado por: brunoquade a ligação á placa o melhor será rigida em cobre ou flexivel?

    Optava por algo assim com anilhas decentes.
      Ligações%20Flexíveis.jpg
  8.  # 13

    senso assim vai ser só preciso mudar a "boca " do tubo que sai da parede?
  9.  # 14

    Colocado por: brunoquadentão depois de fazer a instalação tenho de marcar uma inspecção?? mas se por lei é uma valvula por aparelho logo nao vai passar na inspecção..
    em relação ás ligações o que recomendam então ? como fazer a instalação a partir da tubagem que está na parede?

    Não, já tem o gás ligado, não tem que chamar nenhuma inspecção, mas quando precisar de inspecção, caso o Técnico repare que o forno é a gás e tem uma válvula comum com a placa, não é das irregularidades mais graves.
    Para fazer a ligação chame um técnico credenciado, ele sabe o k fazer. Não se brinca com o gás
  10.  # 15

    Sendo assim altero só a placa.. Jogar pelo seguro
  11.  # 16

    Sim, a jogar pelo seguro e de acordo com a legislação, aquela saída de gás só dá para um aparelho, ou forno, ou placa. Chama um técnico, ele tira-lhe o tampão e instala uma lira da saída do tubo de **** até à placa.
    A lira é uma daquelas ligações da foto do TZW.
    • TZW
    • 12 junho 2017

     # 17

    Colocado por: brunoquadSendo assim altero só a placa.. Jogar pelo seguro

    Não é só isso, é que forno a gas para fazer bolos é uma treta! :)
  12.  # 18

    E eu esquecia o gás e punha forno eléctrico e indução. Mas isso sou eu...
  13.  # 19

    obrigado a todos pela ajuda. :)
 
0.0196 seg. NEW