Então é assim pretendo comprar terreno e construir uma moradia, mas não faço a mínima por onde tenho que começar!!!????
Ainda nao tenho o terreno ando a ver valores ( que isto à pessoas que vendem um terreno ao valor de um ja com casa, mas ela não existe lá) ....
Queria saber o que fazer, passos que tenho que dar, onde me dirigir.... para mim o ideal era alguma empresa tratar de toda a burocracia mas nao sei se existe ou não.
Existem empresas a fazer esse tipo de processo chave na mão, no entanto e como pode pesquisar aqui no forum, existe algumas coisas que deve contratar separadamente para evitar conflitos de interesse.
Então em primeiro lugar deve de facto começar por pesquisar o terreno e quando o encontrar deve averiguar junto da câmara a possibilidade de lá edificar o que pretende.
Pode e será uma mais valia se nesta fase contactar já um Arquitecto que a vá acompanhando e até ajudando com a viabilidade dos terrenos.
Após ter este assunto resolvido e caso não o tenha feito antes, contacte um gabinete de projectos e deixe que o Arquitecto a vá orientando durante o processo, sendo que muito resumidamente deverá fazer projecto, aprovar projecto e especialidades, elaborar concurso de empreitada para escolher o seu empreiteiro e com mais uma data de detalhes à mistura pode começar a construir a sua casa.
Arquitecta ja tenho ( em fase de terminar o curso mas nao pode assinar), que me ira fazer o desenho depois sei que tenho que ir a um para que assine e seja viavel.
Mas a minha duvida é, depois de ter o terreno e o desenho da casa o que faço?? Falo logo com um construtor, se lhe entregar o projecto chave na mao, será ele a tratar de licenças para esgostos, electricidade e sei lá que mais....???
Depois de a arquitectura.... feita e devidamente subscrita/ verificada por um arquitecto com alguma experiencia ( nomeadamente conformidades com regulamentos, indices urbanimetricos, etc...). è necessário também pensar que é necessário mandar elaborar os projectos de engenharia!!! Estes também tem de ser cooordenados com a arquitectura... e vice versa.
Depois dos projectos todos é que pede orçamentos. O ideal, seria contratar um Medidor orçamentista para ajudar a sua "arquitecta" a elaborar um mapa de quantidades. Também será necessário incorporar e conciliar os projectos de especialidade.
Chave na mão é sempre mais caro.. mas depende da sua disponibilidade. Procure aqui no forum, tem diversas discussões sobre o tema. Boa sorte na sua empreitada.