Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: box

pode mudar a posição da porta do escritório e colocar uma porta de correr para isolar a entrada. boa sorte com o projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:A.C.P.

Boa noite e obrigada pela sua opinião,

Pode ser uma boa ideia para isolar o hall. :)
  2.  # 2

Colocado por: AXN

Vou poupar o teclado:Contrate um arquitecto. No fim vai pagar o mesmo por um desenho feito por sí (mas com uma assinatura), do que um trabalho feito e estudado e pensado de raiz por um profissional.

Boa noite e obrigada pelo seu comentário,

Ainda bem que poupou o seu teclado, pois eu não tenho esse problema ( o meu ainda é novo).

Eu até poderia contratar um arquitecto mas se a casa é para eu morar, só eu é que sei se quero por ex. uma lavandaria grande ou pequena (digo este ex porque várias pessoas a acharam grande, mas o meu pai tem uma maior e ela está cheia).

Ok concordo que os arquitectos sabem mais do que eu sobre como realizar a parte arquitectonica de uma moradia, mas como ficou evidente aqui tive reacções completamente diferentes de 2 arquitectos relativamente ao meu hall (pode ler nos post anteriores).
  3.  # 3

Colocado por: 21papaleguasPois, eu também já o disse aqui que gosto de WC´s enormes, tipo aqueles que o James coloca nos tópicos.
    https://forumdacasa.com/discussion/25184/1/casas-de-banho-apenas-2/

Boa noite,

Eu também gosto de casas de banho grandes, e de tudo à grande mas infelizmente não vai ser possível nesta vida...
  4.  # 4

Colocado por: 21papaleguasTalvez assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:A.C.P.
      acp.jpg

Boa noite e obrigada pela sua opinião,

Se colocar móveis dos 2 lados,a janela ao fundo vai ficar orientada a Norte, enquanto como eu tenho ela fica orientada a Oeste (entra mais luz natural).
  5.  # 5

ACP

independentemente da casa ser para si uma coisa é certa, não é arquiteta e para licenciar isso vai ter de contratar um
    outra coisa é certa ou segue e arranja um que lhe meta a cruz depois nisso e com as possíveis incongruências ao nível da conceção dos espaços e não só,
    ou há uma altura em que já sabe o quer e tem de deixar alguém habilitado a desenhar isso como deve ser , acredite
    neste momento por exemplo para mim já está a limitar em demasia o trabalho do arquiteto, mas é uma opção sua, tem direito a ela.
    no entanto duvido que em termos de design da coisa chegue lá.
    por exemplo uma descrição pormenorizada da função que pretende exatamente para esse escritório a par do estilo do uso no seu dia a dia é suficiente para que um arquiteto lhe determine se a porta fica melhor mais para ali ou mais para o lado ou ainda que tipo de porta e outros pormenores, no entanto a ACP neste momento "vê" apenas uma divisão com x de largura por y de comprimento,
    outra coisa já agora, por ridículos 10 cm já viu que o espaço entre os seus armários ( 80 cm como diz) está mal, é um espaçamento disfuncional, não se justifica numa obra de raiz.
    o layout da casa de banho comum está péssimo
    viu no meu esboço um armário no corredor?
    enfim isso e mais etc
    etc
    • A.C.P.
    • 15 junho 2017 editado

# 6

Colocado por: marco1ACP

independentemente da casa ser para si uma coisa é certa, não é arquiteta e para licenciar isso vai ter de contratar um
    outra coisa é certa ou segue e arranja um que lhe meta a cruz depois nisso e com as possíveis incongruências ao nível da conceção dos espaços e não só,
    ou há uma altura em que já sabe o quer e tem de deixar alguém habilitado a desenhar isso como deve ser , acredite
    neste momento por exemplo para mim já está a limitar em demasia o trabalho do arquiteto, mas é uma opção sua, tem direito a ela.
    no entanto duvido que em termos de design da coisa chegue lá.
    por exemplo uma descrição pormenorizada da função que pretende exatamente para esse escritório a par do estilo do uso no seu dia a dia é suficiente para que um arquiteto lhe determine se a porta fica melhor mais para ali ou mais para o lado ou ainda que tipo de porta e outros pormenores, no entanto a ACP neste momento "vê" apenas uma divisão com x de largura por y de comprimento,
    outra coisa já agora, por ridículos 10 cm já viu que o espaço entre os seus armários ( 80 cm como diz) está mal, é um espaçamento disfuncional, não se justifica numa obra de raiz.
    o layout da casa de banho comum está péssimo
    viu no meu esboço um armário no corredor?
    enfim isso e mais etc
    etc

Bom dia e obrigada pela sua opinião,

Como disse no inicio este é o meu primeiro projecto base. Ele tem que ser amadurecido. Concordo.

Se estou a limitar o processo criativo de um arquitecto, talvez, mas não sou eu que tenho que escolher? Penso que sim.Como explicar que a casa é para eu viver, e só eu sei as necessidades para mim.

Eu sei exactamente o que quero para o escritório. Como disse sou engenheira mas de momento não estou e exercer por ter um filho com necessidades educativas especiais. Quem sabe um dia..... A função vai ser de escritório. Quando?? Não sei.

Quanto ao dressing/caixa de arrumação eu sei que era bom que ele fosse muito grande. Tb sei que no R.E.G.E.U. diz que a dimensão mínima de um corredor é de 90cm. Mas como coloquei a janela a poente posso fazer os móveis em L ficando 5m de armários e ficando com um corredor de 1,4m.

Como tinha dito na minha citação nº 1 "2- Qual a vossa opinião quanto à casa de banho principal!!!" Eu sei que não está bem. Tem que ser amadurecida, tem. Tb reparei que no seu gentil layout você a tinha organizado de modo diferente, mas peço desculpa não acreditar que as distâncias respeitem o Regime da acessibilidade aos edifícios (mantendo as minhas dimensões).

Quanto ao corredor, vi sim o armário no corredor. Mas para mim prefiro que esta área esteja na despensa.
    Tinha pensado colocar um armário era no Hall, aí sim penso que teria uma finalidade mais interessante (no meu ponto de vista).

Resumindo, quando coloquei aqui a minha planta sabia de antemão que ela tinha problemas.
    Pensei (talvez mal) que colocando aqui a planta, as pessoas dessem opiniões, sem roubar o trabalho de ninguém.

Quando for (sei que tenho que ir) quero levar uma planta pensada com tempo por mim e vendo as minhas necessidades.

Desculpem mas é a minha opinião.
    • AXN
    • 15 junho 2017

# 7

Colocado por: A.C.P.

Boa noite e obrigada pelo seu comentário,

Ainda bem que poupou o seu teclado, pois eu não tenho esse problema ( o meu ainda é novo).

Eu até poderia contratar um arquitecto mas se a casa é para eu morar, só eu é que sei se quero por ex. uma lavandaria grande ou pequena (digo este ex porque várias pessoas a acharam grande, mas o meu pai tem uma maior e ela está cheia).

Ok concordo que os arquitectos sabem mais do que eu sobre como realizar a parte arquitectonica de uma moradia, mas como ficou evidente aqui tive reacções completamente diferentes de 2 arquitectos relativamente ao meu hall (pode ler nos post anteriores).

Bom dia, acredito que se contratar um bom arquitecto, ele conseguirá um projecto a sua medida mas com congruência nos espaços e divisões da casa
    Concordam com este comentário: marco1, mhpinto
  6.  # 8

ACP

não sei como lhe poderei explicar de uma forma mais diplomática
    já se sabe o que quer, deixe a formalização para quem tem um pouco mais de treino em "ajeitar" os espaços.
    a questão é que seja como for vai de contratar um arquiteto e aquilo que neste momento já é o suficiente para trabalhar COM ELE em conjunto
    acessibilidades? acha que realmente que não se consegue? e que lhe diz a si que o simples desviar uma parede 5 cm já não dá?
    enfim, acho que neste e noutros post já disse o suficiente, e até mesmo já nem sei que tipo de ajuda precisa neste momento para o seu projeto.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.C.P.
    • NBA
    • 15 junho 2017

# 9

Colocado por: marco1já disse o suficiente, e até mesmo já nem sei que tipo de ajuda precisa neste momento para o seu projeto.

https://s10.postimg.org/3jy74qjux/keep-calm-que-eu-sou-super-teimosa.png
    Concordam com este comentário: Obras em casa
  7.  # 10

Colocado por: NBA
    https://s10.postimg.org/3jy74qjux/keep-calm-que-eu-sou-super-teimosa.png

É verdade.
    • A.C.P.
    • 15 junho 2017 editado

# 11

Obrigada a todos os que comentaram/criticaram/ajudaram/... mas realmente continua a gostar mas da minha planta.
    Há ajustes a fazer,sim.
    Sou teimosa, sim.
    Com o tempo chego lá.

Até quem sabe um dia :)
    A.C.P.
  8.  # 12

eu também gosto da sua planta

agora há um trabalho sobre ela que, sem mudar os seus pressuposto, a ACP não está habilitada para o fazer em sede de licenciamento
    portanto precisamente torno a repetir ponha a pessoa ( arquiteto ) a quem vai necessariamente ter de pagar, a trabalhar consigo nesse projeto.
    mais claro que isto não sei como, só tem a ganhar.
    Concordam com este comentário: AXN, Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.C.P.
  9.  # 13

Há uma argumento que eu considero bastante forte e que acho que deve ter sido em conta por quem está a construir de raiz.
    Uma casa apesar de ser para nós, pensada para nós, para a forma como vivemos, ou gostávamos de viver, acho também que tem de ser apetecível comercialmente.
    Quero com isto dizer que, devemos também fazer a casa para vender a outros, não sabemos o dia de amanhã.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  10.  # 14

A.C.P., eu também tinha uma ideia bastante precisa daquilo que queria e também fiz um rascunho, ainda que longe de estar tão pormenorizado quanto o seu. Não forcei o arquiteto a segui-lo, ele é que ficou interessado em vê-lo e ficar com ele quando lhe disse que o tinha. Isto porque não quis limitar logo à partida alguém que paguei bem pago, que estudou esta coisa de desenhar casas durante anos e já fez dezenas ou centenas de plantas. Fiz diversas imposições, pois claro, nomeadamente em termos de áreas, número de divisões e localização de algumas divisões em relação a outras, mas de resto deixei com ele. Ou seja, tracei-lhe as baias, mas não lhe impus a forma de se mover dentro delas.
    Ele deu voltas àquilo e por acaso a coisa, no geral, acabou por ficar muito parecida ao que eu tinha delineado, já que o terreno tem fortes limitações, mas em termos de pormenores, ficou a anos luz daquilo que eu poderia ter feito. O exemplo mais flagrante que lhe posso dar da pertinência de o ter deixado trabalhar livremente foi que a cozinha e a zona de refeições não ficaram na localização que eu tinha pensado e que o próprio arquiteto inicialmente achou como mais natural. Com o estudo que ele fez, vendo nos 3D como jogavam as vistas para o exterior e a exposição solar, ele sugeriu, e eu acabei por concordar, que a casa ficaria a ganhar muito mais trocando a localização de ambos.
    Concordam com este comentário: VCAC
  11.  # 15

Colocado por: 21papaleguasHá uma argumento que eu considero bastante forte e que acho que deve ter sido em conta por quem está a construir de raiz.
    Uma casa apesar de ser para nós, pensada para nós, para a forma como vivemos, ou gostávamos de viver, acho também que tem de ser apetecível comercialmente.
    Quero com isto dizer que, devemos também fazer a casa para vender a outros, não sabemos o dia de amanhã.
    Concordam com este comentário:mhpinto

Isto é muito verdade. Eu vou ter closet e os quartos um pouco maiores do que aquilo que acho necessário e outras coisas quase só e apenas por isto.
    • VCAC
    • 16 junho 2017

# 16

Eu fiz tantos, mas tantos desenhos...
    Não mostrei nem um ao arquitecto, apenas falámos com ele algumas horas sobre o que queriamos, o que não queriamos, etc.... falámos muito...
    Resultado: Saiu uma coisa muito (mas MUITO) melhor do que tinha rabiscado, superando em larga escala as nossas expectativas! (ajustámos somente alguns pormenores, nada significativos)
    • A.C.P.
    • 16 junho 2017 editado

# 17

Colocado por: 21papaleguasHá uma argumento que eu considero bastante forte e que acho que deve ter sido em conta por quem está a construir de raiz.
    Concordam com este comentário:mhpinto

Boa tarde e obrigada pela sua opinião,

Peço desculpa mas não concordo muito em fazer uma casa com o intuito de a vender.

Eu tenho que ter em conta o orçamento que eu tenho.

Esta não é a casa dos meus sonhos, não. Mas é a casa que posso pagar.

Esta é a casa dos meus sonhos. Se alguém conseguir a realizar pelo preço da minha eu troco da hora, não no minuto, não no segundo ;)
      casa dos sonhos.jpg
  12.  # 18

Colocado por: A.C.P.Peço desculpa mas não concordo muito em fazer uma casa com o intuito de a vender.

Eu tenho que ter em conta o orçamento que eu tenho.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra....pode perfeitamente atingir os dois objectivos.
    Concordam com este comentário: mhpinto, 21papaleguas
  13.  # 19

Colocado por: A.C.P.
      casa dos sonhos.jpg

É linda!
    Cumpre as acessibilidades?
    • A.C.P.
    • 16 junho 2017 editado

# 20

Colocado por: paionense

É linda!
    Cumpre as acessibilidades?

Não tenho a certeza absoluta, mas penso que sim :) Sei que cumpre no WC, na cozinha, hall e tb num quarto.

0.0290 seg. NEW