Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou prestes a comprar um terreno, pelo menos existe acordo verbal e é atraves de uma imobiliaria.
    Tenho algumas duvidas:

    A ideia é comprar o terreno com escritura no ato da compra sem recorrer a credito, pagando o IMT no ato da escritura e a imobiliaria diz que trata de tudo para não me preocupar que é o trabalho deles. mas eu sou por norma exageradamente cauteloso.

    à partida o vendedor mora na rua que está a vender o terreno e tem muitos terrenos e parece-me tudo ok mas...
    1º - A caderneta predial urbana no espaço destinado ao nome dos titulares não tem nenhum nome lá referido, é normal ou é de estranhar?
    2º - Como posso saber se a pessoa que está a vender é a proprietária?
    3º - é normal serem 2 lotes e na cadernetal predial só aparecer 1 terreno (certo que é com a area total dos 2 juntos)
    4º - o Notário / conservatoria permitiria um registo no meu nome, se a coisa não estivesse legal do outro lado? aqui à uns muitos anos ouvi umas histórias do mesmo terreno ser vendido a muitas pessoas...
    5º - um terreno (lote) pode ter dividas que possam recair depois sobre mim? é aconselhavel algum passo nesse sentido?
    6º - tenho uma reunião na camara para esclarecer se o terreno dá para construção 4 frentes, porque supostamente são 2 lotes juntos para 2 moradias germinadas, mas na rua são tudo moradias de 4 frentes, tambem queria saber a questão de afastamentos e se é possivel contruir um poço ou furo de agua no local, nesta fase ainda não queria contratar arquiteto, só depois de fazer a escritura e ter a certeza que o terreno é meu é que queria avançar para despesas, ouvi falar em PIP mas aí como teria que ser com um arquiteto deixava para a altura da escolha do arquiteto que seria a proxima fase, agora era só mesmo uma informação da camara se dava ou não para 4 frentes, e depois ia para o passo seguinte

    Algum conselho?
      Untitled.jpg
    • 1255
    • 14 junho 2017

     # 2

    1º É de estranhar. A caderneta está incompleta. Talvez propositadamente falta aí uma folha que é a parte onde constam os titulares. Vá à repartição de finanças tentar esclarecer o que aí falta. Se disser que está interessado a comprar o terreno pode ser que o esclareçam. Se sentir dificuldades pergunte se pode comprar uma certidão predial desse prédio.

    2º Pega nessa caderneta e vá à conservatória. Se a propriedade estiver registada tem lá tudo. Só consulta da descrição pode ser difícil mas compre uma cópia não certificada que custa 1€ por folha e fica a saber tudo sobre o prédio. Gasta uns 2 ou 3 euros e fica esclarecido.

    3º Não. Isso tem água no bico. Ou está mal informado do que pretende comprar. Cada "lote", leia-se prédio deve ter um artigo.

    4º O que ouviu dizer não quer dizer nada. Veja o que está na conservatória.

    5º O lote não tem dívidas. Quem as pode ter ou contrair é o proprietário. As penhoras podem caír a qualquer momento. Mas se tiver alguma no dia da escritura não pode sequer fazer a dita escritura.

    6º Questões de PDM. O correcto é o que está a fazer. Reunir com técnicos da câmara e tentar ficar o mais esclarecido possível.

    Mas o que vai comprar afinal? Dois lotes ou um lote?

    Boa sorte nisso :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  2.  # 3

    a proprietária diz que são 2 lotes juntos e eu apenas estaria interessado nos 2 lotes juntos, mas estranhei, na caderneta não serem 2 cadernetas prediais independentes e aparecer tudo junto.

    a area total do terreno, a area de implantação e area de construção que aparece é referente aos 2 terrenos juntos, alguem viu alguma vez uam situação destas, ou será a proprietária a dizer que lhe seria permitido vender o terreno em 2 se pretendesse?

    sim vou esclarecer nas finanças e na conservatória após a reunião na camara, se está tudo legal, estranhei o fato de não aparecer o nome dos titulares, aquilo aparece apenas o campo titulares em baixo da primeira pagina e o espaço onde deveria constar o/os nomes era na pagina seguinte mas na pagina seguinte já só aparece praticamente a assinatura do chefe das finanças, mas isso será facil de esclarecer nas finanças.

    uma outra coisa, o valor patrimonial atual para efeitos de imi é de menos de metade do valor que vou pagar pelo terreno, o valor para imi vai continuar igual ou será revisto e galopar?
  3.  # 4

    Colocado por: Paulo Porto5º - um terreno (lote) pode ter dividas que possam recair depois sobre mim? é aconselhavel algum passo nesse sentido?

    Vou-me só expressar em relação a este ponto. Já não sei se é no CPCV ou se é também na escritura que há uma cláusula a dizer que o imóvel ´é vendido livre de encargos.


    Colocado por: Paulo Portouma outra coisa, o valor patrimonial atual para efeitos de imi é de menos de metade do valor que vou pagar pelo terreno, o valor para imi vai continuar igual ou será revisto e galopar?

    Comprei o meu terreno (rústico) no ano passado, cujo valor patrimonial era de 2€ e pouco. Devo portanto ter dados uns 2 milhões% a mais. Recebi o IMI deste ano para pagar e o VPT continua igual.
    Agora claro está que quando passar o terreno para urbano espero vir a pagar bem mais e mais ainda quando a casa estiver feita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  4.  # 5

    Colocado por: mhpintoVou-me só expressar em relação a este ponto. Já não sei se é no CPCV ou se é também na escritura que há uma cláusula a dizer que o imóvel ´é vendido livre de encargos.


    Aqui há uns tempos li aqui no forum um problema por causa de dividas astronomicas de condominio do anterior proprietário de um apartamento e que pendiam sobre o apartamento e não diretamente sobre o anterior proprietário, ou isso ou qualquer coisa assim esquisita.



    Colocado por: mhpintoComprei o meu terreno (rústico) no ano passado, cujo valor patrimonial era de 2€ e pouco. Devo portanto ter dados uns 2 milhões% a mais. Recebi o IMI deste ano para pagar e o VPT continua igual..


    :-)
  5.  # 6

    Colocado por: Paulo PortoAqui há uns tempos li aqui no forum um problema por causa de dividas astronomicas de condominio do anterior proprietário de um apartamento e que pendiam sobre o apartamento e não diretamente sobre o anterior proprietário, ou isso ou qualquer coisa assim esquisita.

    Não sou jurista nem nada parecido, mas muito me estranharia se, havendo uma cláusula como a que referi, a haver encargos, esses pudessem ser atribuídos ao comprador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  6.  # 7

    Finanças: paguei 6.86€ (caro) por uma cópia onde tinha efetivamente o nome do propietário, a mesma coisa mas desta vez a impressora já imprimiu bem, disseram que não tinham de dizer se o terreno tinha ou não penhoras, esperei meia hora.

    Conservatória: deram-me uma cópia do registo de borla, disseram que estava tudo ok com o terreno e era só 1 lote, tempo de espera 1hora (continuo sem perceber porque é que a proprietária referiu 2 lotes).
  7.  # 8

    Pode ser o proprietário que está a fazer confusão com o facto de serem 2 moradias geminadas no mesmo terreno, e achar que são lotes separados..
 
0.0157 seg. NEW