Iniciar sessão ou registar-se
    • ffpais
    • 15 junho 2017 editado

     # 1

    ...
  1.  # 2

    Colocado por: ffpaisQue cuidados principais devo ter para me certificar que a aplicação está a ser feita correctamente?
    solicitar ao empreiteiro a marca do sistema, ler o manual de aplicação do mesmo e depois exigir ao empreiteiro o cumprimento do mesmo.

    ps: se ler completamente o manual e o entender, muito provavelmente vai perceber mais de etics que a maioria dos aplicadores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffpais
  2.  # 3

    Acho que 6 cm é só as placas de EPS, tudo o resto do acabamento é para acrescentar, mas penso que não será muito mais, tipo 1 ou 2 cm no maximo.

    O etics pode ser aplicado diretamente sobre o bloco térmico desde que a superfície esteja minimamente regularizada ou com empenas mínimas. Algumas marcas recomendam aplicar sobre reboco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffpais
  3.  # 4

    Filipe. duvidas a esclarecer com os autores do projecto, certo!!?
    Mais, onde anda o seu Director de Fiscalização de obra?

    sobre o isolamento, presumo de 60mm ( pois fala em ETICs 60mm), depois levara os barramentos do sistema, isso será no maximo mais uns 4mm!!!
    antes disso o isolamento pode ser colado por pontos e/ou efectuado barramento, ou um mix das duas tecnicas... Os blocos podem ter de ser previamento rebocados para regularização de superficie....

    Tudo isto depende do sistema a aplicar e das condições do suporte. Masi uma vez onde andam os seus tecnicos para tirarem esta e outras duvidas que tenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffpais
  4.  # 5

    Quando se referem:

    "Sistema ETICS de 60mm" normalmente estão a referir-se que irão utilizar um Sistema ETICS e que a espessura de isolamento que compõe o mesmo é de 60mm.
    A espessura final do Sistema irá depender de algumas condicionantes:

    - A parede exterior onde irá ser aplicado o sistema está regularizada ou plana?

    Isto é importante, pois se estiver regularizada com um reboco, ou se a alvenaria em cru estiver bem plana, a colagem das planas poderá ser feita de modo integral levando a que a espessura dessa mesma camada seja menor.
    Caso não se verifique tal situação então o método de colagem já é outro e leva a que haja uma maior espessura para suprimir esses empenos.

    - Como é a configuração do Sistema quanto ao barramento armado?

    Há certas pessoas que insistem num duplo barramento armado, isto também leva a um aumento na espessura final do sistema, pois estamos a colocar mais uma camada de rede e mais argamassa.

    - Qual é o grão do revestimento final?

    Existem vários grãos disponíveis para a ultima fase do Sistema. Um grão maior irá provocar também uma maior espessura.


    Poderei estar a dizer que quando se fala de um Sistema ETICS com 60mm de espessura, o final pode variar entre os 68/69mm (como mínimo) até bem perto dos 81/82mm. Porém não lhe consigo dizer certezas pois não conheço a situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisVL, ffpais
  5.  # 6

    Colocado por: ffpaisno contrato com o empreiteiro tenho pedido bloco térmico de 25cm + sistema capoto de 60mm.

    Só tem isso???
    Não tem um Director de Fiscalização?
    O que é que está no projecto térmico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffpais
  6.  # 7

    Colocado por: PicaretaNão tem um Director de Fiscalização?

    Desde quando é que essa gente percebe alguma coisa de capotos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffpais
  7.  # 8

    Colocado por: zedasilvaDesde quando é que essa gente percebe alguma coisa de capotos?

    Não sabem nada,..... mas acho que eram capazes de ir ao estudo térmico ver a espessura do isolamento ;-))
  8.  # 9

    Colocado por: Picaretamas acho que eram capazes de ir ao estudo térmico ver a espessura do isolamento ;-))

    Tb é verdade, e desde que a placas tenham 60mm aquilo está aprovado.
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffpais
  9.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Só tem isso???
    Não tem um Director de Fiscalização?
    O que é que está no projecto térmico?


    Olá, o meu director de Fiscalização só andou na Obra até a mesma estar em bruto até ao telhado... a partir daí passou lá 1 ou 2 vezes... e não é fácil conseguir contactar o "individuo"...
    No projecto térmico no inicio estava com parede dupla e wallmate..., caixilharia com portas de correr sem corte térmico e sem vidro térmico... mas depois pedi para alterar para capoto.
    Tendo em conta os dados que lhe indiquei, inclusive alterações a nível de caixilharia (portas de abrir com corte térmico e com vidro duplo térmico) ele após o calculo disse que chegava 6cm de capoto.

    Mas acha que é pouco os 6cm de capoto?

    Resumidamente, o isolamento que tenho:
    * Na cobertura : 6 cm XPS (roofmate)
    * Chão: 4cm XPS (Floormate)
    * bloco térmico 25cm + Capoto 6cm (que será colocado muito brevemente).


    Relativamente à aplicação do sistema Etics, irei seguir o conselho dos utilizadores, e saber qual o sistema a aplicar para depois obter a ficha técnica...etc

    Obrigado a todos pela vossa colaboração.

    Filipe
  10.  # 11

    Excelente resposta da Atlas Portugal, precisa e completa. Esclareceu uma dúvida que também tinha. Infelizmente isto é a exceção, a regra neste fórum são respostas evasivas e vazias de conteúdo sempre dos mesmos.
  11.  # 12

    Colocado por: LuisVLInfelizmente isto é a exceção, a regra neste fórum são respostas evasivas e vazias de conteúdo sempre dos mesmos.

    Pode sempre mudar para outro.
  12.  # 13

    Colocado por: Picareta
    Pode sempre mudar para outro.


    Serviu-lhe a carapuça.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  13.  # 14

    Colocado por: LuisVLServiu-lhe a carapuça.

    E você continua por cá ?
  14.  # 15

    Tenta-se, sempre que possível, ajudar ou elucidar as dúvidas que possam surgir.
    Por vezes existem é situações tão pormenorizadas que uma pessoa pode estar a cair no erro de ao estar a ajudar um utilizador, todos os outros poderão pensar que é sempre assim que se faz, quando na verdade não é.

    Há sempre algo que deve ser ressalvado.


    Contudo, em dúvidas genéricas, não é difícil de dar uma resposta concreta e precisa.


    ffpais,

    Quando irá começar essa obra de capoto?
    Já tem tudo definido nesse campo do capoto?
  15.  # 16

    Colocado por: Anonimo18072022A
    ...65mm sem a colagem....15/16mm já é bem perto do limite :-)


    Por exemplo, o barramento armado + revestimento de grão fino temos 5/6mm +/-. A colagem integral integral tem 3/4mm +/-.
    • nsf
    • 18 setembro 2017

     # 17

    Aproveito o tópico para esclarecer uma dúvida, uma vez que também sou leigo na matéria e brevemente irei dar início à construção de uma moradia.
    Quando falam em barramento é exatamente o quê? O acabamento do capoto?
    Como é feita a fixação da placas? São coladas? Fixadas com buchas? Os dois sistemas?
    • nini
    • 18 setembro 2017

     # 18

    Barramento ao que me fasso entender é as duas camadas de cola uma em cima do esferovite.antes da rede e outra para tapar a rede..
    Normalmente na minha pouca experiencia com uma isolaçao de 6 cm dependendo do estado da fachada se nao estiver muito direita pode ir ate 7.5 .
    Mas como falei na minha pouca esperiencia nao aconcelho a ninguem muito mais que meio centimetro de "barramento". Nem a rede enterrada na massa pois ela esta la para impedir rachadelas. E se fica enterrada nao vai desempenhar o seu papel
  16.  # 19

    O barramento armado simples, pode ter entre 6,5mm até 7,0mm.
 
0.0193 seg. NEW