Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Recentemente coloquei relva em tapete com um sistema de rega automática e um programador WP4 da Rainbird que faz dois sectores. A relva é recente e disseram-me que nesta fase tinha que ser regada abundantemente até pelo facto de vivermos dias de calor extremo.
    Foram programados 3 momentos 15 min cada sector, um as 6h da manha, outro as 15h e outro as 21h.. em geral a relva tem bom aspecto e não ser numas zonas que estavam um pouco secas pelo facto de no inicio não ter separado a rega em dois sectores e ter pouca pressão para todos os pulverizadores.

    No entanto tenho receio de estar a regar em demasia visto que isto se repete todos os dias. Ao abrir a caixa onde está o programador, vejo já a terra quase enlameada.

    Mantenho esta situação dado que a relva é recente ( 3 semanas), ou devo alterar a programação actual da rega?
    • emad
    • 18 junho 2017 editado

     # 2

    Com este calor, regar as 15h deve ser inútil.
    Eu alterava a rega das 21h para as 23h.
    Bastava regar 10 minutos em cada sector e duas vezes ao dia.
    O corte deve ser feito de 15 em 15 dias e com a lâmina a meia altura. Nunca muito baixa.

    Colocado por: veiga144Boas,

    Recentemente coloquei relva em tapete com um sistema de rega automática e um programador WP4 da Rainbird que faz dois sectores. A relva é recente e disseram-me que nesta fase tinha que ser regada abundantemente até pelo facto de vivermos dias de calor extremo.
    Foram programados 3 momentos 15 min cada sector, um as 6h da manha, outro as 15h e outro as 21h.. em geral a relva tem bom aspecto e não ser numas zonas que estavam um pouco secas pelo facto de no inicio não ter separado a rega em dois sectores e ter pouca pressão para todos os pulverizadores.

    No entanto tenho receio de estar a regar em demasia visto que isto se repete todos os dias. Ao abrir a caixa onde está o programador, vejo já a terra quase enlameada.

    Mantenho esta situação dado que a relva é recente ( 3 semanas), ou devo alterar a programação actual da rega?
    • zeto
    • 18 junho 2017

     # 3

    Mas dizem que a graminha pouca agua precisa é verdade? até já ouvi falar um individo que tem graminha e nestes dias de calor mal a rega, e tá verde, isso é verdade??
  2.  # 4

    Tenha atenção que os tapetes de relva estão á superfície e não a 20 ou 40cm , como está a ver na caixa do programador. Como não deve ter nada enlameado à superfície? Se calhar é melhor não alterar nada.
    • sbcnv
    • 18 junho 2017 editado

     # 5

    Colocado por: veiga144Boas,

    Recentemente coloquei relva em tapete com um sistema de rega automática e um programador WP4 da Rainbird que faz dois sectores. A relva é recente e disseram-me que nesta fase tinha que ser regada abundantemente até pelo facto de vivermos dias de calor extremo.
    Foram programados 3 momentos 15 min cada sector, um as 6h da manha, outro as 15h e outro as 21h.. em geral a relva tem bom aspecto e não ser numas zonas que estavam um pouco secas pelo facto de no inicio não ter separado a rega em dois sectores e ter pouca pressão para todos os pulverizadores.

    No entanto tenho receio de estar a regar em demasia visto que isto se repete todos os dias. Ao abrir a caixa onde está o programador, vejo já a terra quase enlameada.

    Mantenho esta situação dado que a relva é recente ( 3 semanas), ou devo alterar a programação actual da rega?



    Quando se poe tapete, e' como se semeassemos a relva, logo esta correcto, tem que manter a relva constantemente regada as primeiras 2 semanas, de forma a relva conseguir recuperar do choque e comecar a crescer raizes novamente.... posteriormente passe para dia sim dia nao durante 1 semana... depois 3 em 3 dias...

    E finalmente, passe para 1x semana.

    Adicionalmente, o que eu faria na sua rega, era passar a rega das 9 da noite para durante o dia ainda... talvez 6-7 da tarde para nao estar a regar a noite o que pode incitar o crescimento de fungos no seu relvado.

    Que tipo de relva colocou?
    Concordam com este comentário: veiga144
    Estas pessoas agradeceram este comentário: veiga144
  3.  # 6

    Colocado por: zetoMas dizem que a graminha pouca agua precisa é verdade? até já ouvi falar um individo que tem graminha e nestes dias de calor mal a rega, e tá verde, isso é verdade??


    Claro que necessita de rega...
    Concordam com este comentário: veiga144
    Estas pessoas agradeceram este comentário: veiga144
  4.  # 7

    Colocado por: sbcnv


    Quando se poe tapete, e' como se semeassemos a relva, logo esta correcto, tem que manter a relva constantemente regada as primeiras 2 semanas, de forma a relva conseguir recuperar do choque e comecar a crescer raizes novamente.... posteriormente passe para dia sim dia nao durante 1 semana... depois 3 em 3 dias...

    E finalmente, passe para 1x semana.

    Adicionalmente, o que eu faria na sua rega, era passar a rega das 9 da noite para durante o dia ainda... talvez 6-7 da tarde para nao estar a regar a noite o que pode incitar o crescimento de fungos no seu relvado.

    Que tipo de relva colocou?
    Concordam com este comentário:veiga144
    Estas pessoas agradeceram este comentário:veiga144


    A relva é de tapete! O que é certo é que continua com a rega as 06:00h, 15:00h e 21:20h todos os dias e está bastante bonita. Já foi inclusivamente cortada uma vez e adubada. Agora está a crescer bem rápido. Acho que vou manter as regas com este calor! já me apareceram antes de cortar foi alguns cogumelos e ervas daninhas! Mas deve ser normal não?

    Entretanto que tratamento terei que fazer além do corte de 15 em 15 dias? que máquina aconselham? não quero gastar mais que 250€...

    È preciso adubar? o que usar?

    Existe algum produto que mate apenas ervas daninhas e não a relva?

    Obrigado a todos!
    • eu
    • 4 julho 2017 editado

     # 8

    Colocado por: zetojá ouvi falar um individo que tem graminha e nestes dias de calor mal a rega, e tá verde, isso é verdade??

    Não, não é verdade. Mesmo a grama precisa de solo húmido.

    A espécie mais resistente talvez seja o escalracho...
  5.  # 9

    Qual a diferenca entre relva e grama?
  6.  # 10

    Colocado por: veiga144

    A relva é de tapete! O que é certo é que continua com a rega as 06:00h, 15:00h e 21:20h todos os dias e está bastante bonita. Já foi inclusivamente cortada uma vez e adubada. Agora está a crescer bem rápido. Acho que vou manter as regas com este calor! já me apareceram antes de cortar foi alguns cogumelos e ervas daninhas! Mas deve ser normal não?

    Entretanto que tratamento terei que fazer além do corte de 15 em 15 dias? que máquina aconselham? não quero gastar mais que 250€...

    È preciso adubar? o que usar?

    Existe algum produto que mate apenas ervas daninhas e não a relva?

    Obrigado a todos!


    Manter essa rega e' pedir problemas mais tarde... desde raizes nao profundas... crescimento de fungos... fungos prejudiciais que podem matar um relvado rapidamente.

    Sinceramente e' estar a pedir problemas.

    A serio, tente regar apenas 1-2xs semana... ja mostrei toda a bibliografia e recomendacoes de profssionais a dizerem o mesmo.

    Sim, precisa adubar... leia o topico que eu iniciei sobre o relvado que explico la como adubar e calcular as coisas...
    • HFR
    • 11 julho 2017 editado

     # 11

    Talvez indo off-topic, mas..
    E quando o escalracho é novo (3-4 meses) e as guias já pegaram, já alastratam , mas ainda não fechou em todos os lados? Como se deve regar?

    Eu desde que plantei, tenho regado 1 vez por dia, durante uns 5-10 min. Tenho cerca de 70m2. Geralmente, rego pelas 19h, pois não tenho sistema de rega e de manhã cedo não há tanto tempo disponível.
    Ao fim de semana, com o calor (que bate fortemente em todo o relvado durante grande parte do dia), rego uns 5 minutos a meio do dia para refrescar as folhas.

    No relvado, a terra chega a secar mesmo, senão regar durante 2 dias de calor. Basta espetar o dedo na terra e vejo uns 3cm sem agua em profundidade.

    Quando o relvado estiver mais maduro e fechado, irei regar bastante menos. 3x/semana ou 1x, dependendo da altura do ano.

    Estou a fazer alguma coisa de errado ?
 
0.0185 seg. NEW