Iniciar sessão ou registar-se
    • tmmc
    • 19 junho 2017 editado

     # 1

    Boas,

    Sei que é muito relativo mas alguem me pode indicar se em vez de iluminaçao "normal" numa casa em comparaçao com spots embutidos na placa tem muita diferença orçamental?


    Cumps
  1.  # 2

    Depende, há focos de 9 watt a 4 euros e outros a 16 euros. Aparentemente é tudo igual.

    Depois, iluminação normal será um casquilho com uma lâmpada? "que custa 1 euros.
    • tmmc
    • 19 junho 2017

     # 3

    Colocado por: callinasDepende, há focos de 9 watt a 4 euros e outros a 16 euros. Aparentemente é tudo igual.

    Depois, iluminação normal será um casquilho com uma lâmpada? "que custa 1 euros.


    E a nivel de mao de obra?

    Em comparaçao com o trabalho "extra" de pousar as caixas na laje em relaçao ao trabalho interior de passar cabos, buracos etc?
    • RCF
    • 20 junho 2017

     # 4

    a diferença de custo não estará tanto na iluminação em si, isto é, nas lâmpadas, mas sim noutras coisas.
    Iluminação embutida obriga a existência de teto falso que a suporte/oculte. Por isso, a maior diferença de custo estará no teto falso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • tmmc
    • 20 junho 2017 editado

     # 5

    Colocado por: RCFa diferença de custo não estará tanto na iluminação em si, isto é, nas lâmpadas, mas sim noutras coisas.
    Iluminação embutida obriga a existência de teto falso que a suporte/oculte. Por isso, a maior diferença de custo estará no teto falso.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Sim mas eu refiro-me a embutir na laje as caixas e passar os cabos entes de a laje ser enchida nesse caso ao iria fazer tetos falsos
    • RCF
    • 20 junho 2017

     # 6

    Colocado por: tmmc

    Sim mas eu refiro-me a embutir na laje as caixas e passar os cabos entes de a laje ser enchida nesse caso ao iria fazer tetos falsos

    Para colocar iluminação embutida creio ter de ter teto falso. Mas, não creio que isso seja muito mais caro, pois o acabamento fica no teto falso e não na laje. Para além disso o teto falso facilitará a passagem de cabos.
  2.  # 7

    é sempre mais caro fazer tecto falso..
    Mas embutindo na laje, além de hipotecar alguma alteração futura ( sempre possivel, ams mais trabalhosa e cara), as iluminárias também irão sofre pela menor capacidade de dissipação de calor. ao contrario do que se pensa, os LED, também aquecem....
    • tmmc
    • 20 junho 2017

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradasé sempre mais caro fazer tecto falso..
    Mas embutindo na laje, além de hipotecar alguma alteração futura ( sempre possivel, ams mais trabalhosa e cara), as iluminárias também irão sofre pela menor capacidade de dissipação de calor. ao contrario do que se pensa, os LED, também aquecem....


    E voltando a questao inicial comparar embutido na laje com o "tradicional" acha que tem muita diferença?
    Eu pretendia colocar so na sala, cozinha e circulacao. O resto da casa por opçao pessoal e economica nao pretendia
  3.  # 9

    A questão é , ou faz tecto falso , ou não. O resto são peanuts. Qual a opinião do autor do projecto de arquitectura, o que é mais adequado para os espaços interiores!?
    Sabe que também pode optar por apliques de parede de iluminação indirecta na sala, excepto sobre a mesa de refeições que convém ter um ponto ou mais sobre a mesma ( podem ser embutidos ou em suspensão!!.
    No corredor se calhar é preferivel baixar o tecto, mais aconchegante.... Não sei. Isso depende... das proporções...
    A iluminação é tam´bem importante, se deixa zonas mais claras e outras me penumbra. qaul o efeito dramático a dar... Naõ via meter uma iluminação uniforme, tipo loja pois não!!?

    Na sala pode ser favorável ter iluminação complementar, com candeeiros de pé ou de mesa... etc...
  4.  # 10

    mas é laje de betão armado ou de abobadilhas?
    é que se for de abobadilhas não precisa de tecto falso.
    se tiver que deixar ja as caixas no betão, não vejo que custos acrescidos é que isso tenha
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • tmmc
    • 20 junho 2017

     # 11

    Colocado por: RCF
    Para colocar iluminação embutida creio ter de ter teto falso. Mas, não creio que isso seja muito mais caro, pois o acabamento fica no teto falso e não na laje. Para além disso o teto falso facilitará a passagem de cabos.


    Nao, ja vi muita iluminaçao embutida na laje, agora ate a ventilaçao esta a ser tudo embutido na laje.
    • tmmc
    • 20 junho 2017 editado

     # 12

    Colocado por: omegamas é laje de betão armado ou de abobadilhas?
    é que se for de abobadilhas não precisa de tecto falso.
    se tiver que deixar ja as caixas no betão, não vejo que custos acrescidos é que isso tenha
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Abobadilhas, depois levara paineis sandwish com platibanda
    • tmmc
    • 20 junho 2017 editado

     # 13

    Colocado por: Pedro BarradasA questão é , ou faz tecto falso , ou não. O resto sãopeanuts. Qual a opinião do autor do projecto de arquitectura, o que é mais adequado para os espaços interiores!?
    Sabe que também pode optar por apliques de parede de iluminação indirecta na sala, excepto sobre a mesa de refeições que convém ter um ponto ou mais sobre a mesma ( podem ser embutidos ou em suspensão!!.
    No corredor se calhar é preferivel baixar o tecto, mais aconchegante.... Não sei. Isso depende... das proporções...
    A iluminação é tam´bem importante, se deixa zonas mais claras e outras me penumbra. qaul o efeito dramático a dar... Naõ via meter uma iluminação uniforme, tipo loja pois não!!?

    Na sala pode ser favorável ter iluminação complementar, com candeeiros de pé ou de mesa... etc...


    Ainda nao cheguei as especialidades.

    Nao, tecto falso nao vou fazer, nao quero placas de gesso nenhumas. Nao é defeito, é feitio! 😂

    Em relaçao aos pontos de luz, acho mais bonito num teto de sala/cozinha/corredores em spots. Sinceramente nos quartos e wc nao me aquece nem me arrefece.

    Cumps
  5.  # 14

    Colocado por: tmmcNao, tecto falso nao vou fazer nao quero placas de gesso nenhumas,


    Os tectos falsos também podem ser executados noutros materiais, por exemplo Madeira.
    • tmmc
    • 20 junho 2017

     # 15

    Colocado por: Pedro Barradas

    Os tectos falsos também podem ser executados noutros materiais, por exemplo Madeira.


    Nao quero tecto falso, nao tendo necessidade de perder altura perfiro nao perde-la
  6.  # 16

    Colocado por: tmmc
    Abobadilhas, depois levara paineis sandwish com platibanda

    então não se esqueça de meter o verdadeiro isolamento termico sobre a laje....
  7.  # 17

    Colocado por: tmmc
    Nao, ja vi muita iluminaçao embutida na laje, agora ate a ventilaçao esta a ser tudo embutido na laje.

    Então força nisso.
    O mais caro é somente o preço das caixas para embutir. Já escolheu a iluminação? convem que sejam compatíveis.... de resto como a laje é aligeirada, a´te pode aplicar a cablagem depois de betonado a lamina de compressão da laje. fica a andar por cima, sob o isolamento termico. em caso de alterações futiras é mais simples mudar de sitio.
    •  
      omega
    • 20 junho 2017 editado

     # 18

    se é abobadilhas é simples, faz um buraco na abobadilha com uma craniana e ta feito, ou então parte a abobadilha por baixo e coloca uma placa de pladur a substituir a parte da betonilha que partiu, faz um buraco com a craniana e ta feito, reboco em cima e fica impecavel
    não sei se me fiz entender
    • tmmc
    • 20 junho 2017

     # 19

    Colocado por: Pedro Barradas
    então não se esqueça de meter o verdadeiro isolamento termico sobre a laje....


    Apesar de nao estar nada decidido julgo ser abobadilhas, massa, isolamento terta plus, estrutura e painel sandwish com isolamento falha-me algo?
    • tmmc
    • 20 junho 2017

     # 20

    Colocado por: Pedro Barradas
    Então força nisso.
    O mais caro é somente o preço das caixas para embutir. Já escolheu a iluminação? convem que sejam compatíveis.... de resto como a laje é aligeirada, a´te pode aplicar a cablagem depois de betonado a lamina de compressão da laje. fica a andar por cima, sob o isolamento termico. em caso de alterações futiras é mais simples mudar de sitio.


    Nao, ainda nao cheguei as especialidades
 
0.0225 seg. NEW