Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde
    Em Julho de 2008 fui a uma imobiliária bastante conhecida com o objectivo de vender o meu apartamento. No princípio de Abril, telefonam-me a dizer que havia um comprador, mas que iam tentar vender primeiro a casa do dito comprador, por isso fez-se uma ficha de reserva de 2500€ e válida por 2 meses. O cheque ficou em poder da imobiliária e comigo uma cópia. No final de Maio, com o fim da ficha de reserva, fui novamente à imobiliária saber o que fazer a seguir, pois a reserva tinha terminado e tinha pessoas a telefonar para saber se podiam ver a casa...Neste período dos 2 meses da reserva, a imobiliária conseguiu comprador para casa dos meus compradores, mas o processo bancário veio recusado. Acabei por assinar uma segunda ficha de reserva, novamente válida por dois meses, para tentarem, uma vez mais, vender a casa das outras pessoas. No final de Julho, finda a validade da reserva, se a imobiliária não consegui vender a casa das pessoas que me vão comprar a minha, tenho direito ao cheque da reserva? É que a imobiliária diz que não ... Só mais um pormenor que penso ser importante: o comprador para a minha casa só me compra a casa se vender a dele... Agora pergunto: até quando vamos andar a fazer fichas de reserva??!! Se no final de Julho, o comprador para a minha casa não quiser comprar a minha, isto não é considerada uma desistência? Porque na ficha de reserva está lá bem explícito que no caso do comprador desistir, o vendedor tem direito ao cheque, porque afinal de contas impedi potenciais compradores de irem ver a minha casa. Estou a pensar bem ou estou enganada?

    Agradeço desde já a quem me possa ajudar...
  2.  # 2

    Colocado por: Helena BarãoPorque na ficha de reserva está lá bem explícito que no caso do comprador desistir, o vendedor tem direito ao cheque, porque afinal de contas impedi potenciais compradores de irem ver a minha casa.

    Ora aí está... Se no próprio contrato isso vem escrito qual é a dúvida? Claro que se eles não efectivarem a compra, esse cheque de reserva deverá reverter a seu favor, pois durante este tempo tem perdido outras oportunidades de negócio...
    Digo eu que não percebo nada disto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Helena Barão
  3.  # 3

    Este caso parece-me claro: eles que tentem primeiro, vender a casa e DEPOIS, caso a sua ainda esteja disponível, o negócio poderá vir concretizar-se!

    É que não faz sentido de outro modo! A senhora tem é de olhar pela sua vida e tratar de vender a sua, sem estar dependente de terceiros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Helena Barão
  4.  # 4

    O mal ja está feito.
    Não devia ter assinado a ficha de reserva.

    Caso quem vá comprar a sua casa não consiga vender a casa nesses dois meses, o prazo do contrato termina.
    Isso não significa que tenha desistido da compra, no entanto o contrato já perdeu a validade, e o cheque terá de reverter ao proprio.

    Para a próxima, faça um contrato de compra e venda e o comprador que adiante um valor de sinal.
  5.  # 5

    Colocado por: nielskyO mal ja está feito.
    Não devia ter assinado a ficha de reserva.

    Caso quem vá comprar a sua casa não consiga vender a casa nesses dois meses, o prazo do contrato termina.
    Isso não significa que tenha desistido da compra, no entanto o contrato já perdeu a validade, e o cheque terá de reverter ao proprio.

    Para a próxima, faça um contrato de compra e venda e o comprador que adiante um valor de sinal.


    NielSky,
    Eu só assinei a 2ª.ficha de reserva porque na imobiliária disseram-me que tinham outra pessoa interessada em comprar a casa dos compradores da minha e que ainda esta semana iriam pôr o processo no Banco. Mas, como já estou escaldada, tenho quase a certeza que virá o processo bancário recusado. Por isso, estou a tentar precaver-me para saber o que hei-de fazer qd terminar a validade da reserva. Depois, no final de Julho, não irei assinar mais nada. Muito Obrigada.
    • Giba
    • 18 junho 2009

     # 6

    O seu caso é semelhante a varios que existem neste momento. Da maneira que o mercado imobiliário encontra-se mais vale uma reserva do que nada. Boa sorte!
  6.  # 7

    Nielsky, obrigado pela tua resposta ,esqueci-me de referir que existe uma última alinea na ficha de reserva, que diz e passo a citar:
    "O promitente comprador compromete-se a entregar a documentação indispensavel ao normal desenvolviemnto do seu processo bancario, e que consta do documento anexo a esta reserva, no prazo máximo de 10 dias úteis, sendo a partir desta data da sua total responsabilidade eventuais consequências que possam advir."
    Sendo que já passou mais de 10 dias úteis e o comprador não apresentou quaisquer documentação para iniciar processo bancario e se esta não for feita até ao prazo da duração da reserva , neste caso não será considerado desistência da compra por parte do comprador e o valor do cheque não será meu por direito.
    Agradeço a quem possa me esclarecer nesta questão.
    Obrigado a todos os que me responderam.
    Helena
    •  
      FD
    • 23 junho 2009

     # 8

    Colocado por: formigaAgradeço a quem possa me esclarecer nesta questão.

    A situação não é nova, pesquisando por reserva encontra algumas opiniões.

    Esta é uma questão de tribunal. Porquê? Porque a lei não fala nem prevê tal "reserva".
    Eu, pessoalmente, acho que cabe ao tribunal decidir se uma "reserva" pode ou não ser equiparada a um contrato de promessa de compra e venda - na minha opinião, não é mais que isso, mas com um nome diferente.
    Se tal "reserva" for equiparada, tem direito ao dinheiro. Se não, não tem direito ao dinheiro.

    Com isto quero dizer que está em terreno de ninguém (procedimento, a meu conhecimento, não legislado/regulamentado) - a única coisa que pode receber são opiniões.

    Para todos os que aqui venham ter, façam um favor a vocês mesmos: quando estiverem a vender/comprar não aceitem tais "reservas" - pelo que tenho lido apenas beneficiam uma parte, a imobiliária.
    Ou fazem um contrato de promessa de compra e venda ou não fazem nada.

    Mais uma discussão com alguma informação útil: https://forumdacasa.com/discussion/3935/duvida-compra-cheque-caucao/
    • Giba
    • 27 junho 2009

     # 9

    FD a tua sugestão é brilhante, tem apenas um pequeno "se-não" , na pratica o mercado imobiliário nos ultimos 15 anos e através dos franchising e redes imobiliárias com maior suporte adoptaram o "sinal reserva" que corresponde mais ou menos ao seguinte: Guardamos um cheque aqui na agência como forma de interesse seu na aquisição deste imóvel, caso seja concedido empréstimo o negócio ficará concretizado. Este método representa uma realidade bem Portuguesa ,isto é, mais ou menos um bluf. Vive-se acima das possibilidades , compra-se aquilo que não pode, gasta 3 ordenados em um mês , mas recebe apenas 2 na melhor das hipoteses.

    Não quero de forma alguma com esta opinião demonstrar que estou em desacordo consigo, pretendo apenas transmitir a minha percepção da forma como a sociedade encara o facilitismo das "reservas" como algo natural.

    Promovi a venda de milhões ( de contos ) em propriedades sempre através de um documento designado de Contrato Promessa de Compra e Venda , reconhecidos notarialmente. Significavam Negócios Concretos.

    As grandes redes nem sabem o que isso significa ( provavelmente) .Uma coisa tenho certeza "Não redigem estes documentos "CPCV". Mas temos que admitir: Conseguem levar o sistema deles a frente.

    Portanto o tradicionalmente correcto revela-se hoje no tradicionalmente inviavel.

    Para sintonizar minha exposição no tempo vendo propriedades desde os 27 anos , tenho 18 de esperiência.
    Giba.
 
0.0138 seg. NEW