Iniciar sessão ou registar-se
    • T04350
    • 21 junho 2017 editado

     # 1

    Boa tarde,

    o terreno onde vou iniciar a minha construção tem a sua frente (nascente) vedada com um muro de 1.80m. A sul está tudo vedado com o muro da minha vizinha que é alto. A sul o terreno tem o muro de vedação ao nível do meu terreno e a 1.30 superior ao vizinho de baixo. A norte existe um muro de 1.50m.

    Tenho a criação dos muros poente e norte no projecto de construção e os mesmos são são edificados contiguos à extrema ou seja para vedar não posso construir e para construir não pode estar vedado.
    O vizinho de sul ainda não começaram os trabalhos e já reclama a falta de vedação. O estaleiro tem uma altura mínima de vedação? A data de hoje ninguém consegue entrar por descuido, só mesmo por intrusão. Como faço para ultrapassar o impedimento indicado anteriormente?
  1.  # 2

    Colocado por: T04350O estaleiro tem uma altura mínima de vedação?

    Sim, a suficiente para não ser possível o acesso ao interior mesmo que por intrusão propositada. Algumas câmara têm regulamentos acerca disso mesmo.
    Se não pode fazer a vedação porque naquele sitio "vai nascer obra" terá que a fazer mais afastado nem que para isso tenha que usar terreno que não é seu.
    No PSS deve ter algo que diz plano de estaleiro, lá isso deve estar definido. Se não está é porque é mais um PSS fotocopiado e que não corresponde à obra
  2.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Sim, a suficiente para não ser possível o acesso ao interior mesmo que por intrusão propositada. Algumas câmara têm regulamentos acerca disso mesmo.
    Se não pode fazer a vedação porque naquele sitio "vai nascer obra" terá que a fazer mais afastado nem que para isso tenha que usar terreno que não é seu.
    No PSS deve ter algo que diz plano de estaleiro, lá isso deve estar definido. Se não está é porque é mais um PSS fotocopiado e que não corresponde à obra

    Não encontro no PSS nada que diga como é feita a vedação do mesmo e/ou em que altura.
    Para usar terreno que não é meu qual a forma correcta de abordar o vizinho. É uma obrigação dele aceder à pretensão?
  3.  # 4

    Colocado por: T04350Para usar terreno que não é meu qual a forma correcta de abordar o vizinho

    A mais cordial possível. Mas essa tarefa não lhe cabe a si, isso é uma das responsabilidades do empreiteiro e do Diretor de obra.

    Colocado por: T04350É uma obrigação dele aceder à pretensão?

    Não!
    Só o tribunal o pode obrigar se não for possível executar a obra de outra forma.
    • T04350
    • 22 junho 2017 editado

     # 5

    Colocado por: zedasilva
    A mais cordial possível. Mas essa tarefa não lhe cabe a si, isso é uma das responsabilidades do empreiteiro e do Diretor de obra.
    Não!
    Só o tribunal o pode obrigar se não for possível executar a obra de outra forma.

    A responsabilidade de vedar o estaleiro pode em algum caso recair sobre o dono da obra?
    Vamos ver como corre nos próximos dias...
  4.  # 6

    Colocado por: T04350A responsabilidade de vedar o estaleiro pode em algum caso recair sobre o dono da obra?

    Não!
    Já a responsabilidade de obrigar o empreiteiro a vedar o estaleiro, é do DO. É para isso que o DO é obrigado a nomear um Coordenador de segurança que mais não é que o gajo que obriga o empreiteiro a fazer isso.
    Imagine que alguém entra dentro do estaleiro e se aleija.
    O DO é corresponsável por isso, só pelo simples fato de não ter garantido que o empreiteiro vedou convenientemente o estaleiro
  5.  # 7

    2m é uma altura razoável para vedar estaleiro?
    A vedação tem de ser opaca uma a malha sol/ rede chega?
  6.  # 8

    Colocado por: DR19822m é uma altura razoável para vedar estaleiro?
    A vedação tem de ser opaca uma a malha sol/ rede chega?

    A grande maioria dos regulamentos municipais define mesmo os 2m como altura mínima.
    Alguns exigem que a vedacao seja opaca
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  7.  # 9

    Colocado por: zedasilva
    A grande maioria dos regulamentos municipais define mesmo os 2m como altura mínima.
    Alguns exigem que a vedacao seja opaca
    Pois tambem pensei que dois metros era suficiente porque os painéis de vedação que estive a ver têm 2m de altura.
 
0.0141 seg. NEW