Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Tenho idéia de ter lido algo sobre electrodomésticos que têm a uma dupla entrada para água quentee fria, mas não consigo encontrar. Não sei se estou a fazer confusão e o tópico é de outro fórum ou se é azelhice minha na pesquisa.

    Enfim, o que pretendo é saber se há por aqui alguém que me consiga elucidar relativamente a este assunto. A minha casa está preparada para máquinas de lavar roupa e loiça com dupla entrada (água fria e quente). Agora, altura de comprar os electrodomésticos para a casa nova, gostaria de obter alguma ajuda!

    Tenho painéis solares ligados a uma caldeira e esquentador. Tanto quanto sei, à saída da caldeira podemos ajustar a temperatura da água... Esta funcionalidade é que me está a baralhar, uma vez que se ajustar a saída da água para 30 graus, por exemplo, poderei ligar as máquinas apenas à água quente. Por outro lado, se a máquina de lavar loiça só lava a quente, porque ligá-la à água fria?

    Espero ter-me feito entender, eu própria ainda não sei bem o que quero! :)

    Obrigada!
    Rita
    • macal
    • 15 junho 2009 editado

     # 2

    A Miele tem.
  2.  # 3

    Macal!

    Obrigada pela sua ajuda!

    Eu não me expliquei bem! Não pretendia saber as marcas que têm, mas sim saber se valerá, de facto, a pena!
  3.  # 4

    Olá Rita.

    Há de facto electrodomésticos (maquinas de lavar roupa e loiça) com dupla entrada (fria e quente), no entanto não é muito comum em Portugal usar-se, daí a sua dificuldade de encontrá-las.
    Esse tipo de electrodomésticos é mais vendido nos países em que existe distribuição de água quente da rede, no entanto se quiser pode ligá-los á sua instalação sem dúvidas.
    Realmente a máquina de loiça lava a quente em todos os programas excepto no de pré-lavagem, em que ela apenas dá uma molhadela na loiça que coloca ao almoço, para que os restos não sequem nos pratos e á noite então fará a lavagem já com a loiça do jantar.

    Quanto á questão das temperaturas, já terá de perguntar na Míele como é feita a temperatura neste caso.
    Repare que por norma os depósitos acumuladores de água quente, estão regulados para uma temperatura de 60º, pelo que se quiser lavar a 30º a água estará muito quente para isso e é impensável gastar água ao depósito com o propósito de arrefecê-la.

    Como disse em Portugal não é muito comum, mas nos países frios, tipo Alemanha etc, é comum porque existe a tal rede de distribuição de água quente e fria, com um contador para ambas, e nalguns países existe aínda mais uma rede que é de aquecimento.

    Quanto ao valer a pena, acho que em portugal não vale, e depois quando as electroválvulas de entrada de água avariam, o preço não é nada convidativos (mais a mais se for uma máquina Míele).

    Cumps
  4.  # 5

    Que pena...

    Quer então dizer que tenho as duas entradas para nada?

    Obrigada de qualquer maneira! :)
    • eu
    • 15 junho 2009

     # 6

    Hummm... qual será o problema de ligar um electrodoméstico comum (sem entrada de água quente) a uma saída de água quente?

    Uma vez que existe um termostato que desliga a resistência quando a temperatura desejada é atingida, será que não podemos ligar qualquer electrodoméstico a uma saída de água quente?

    O que acham?
  5.  # 7

    No caso da máquina de lavar loiça não vejo problema. Mesmo no caso da pré-lavagem, referida pelo Barba Negra.

    O problema será talvez na máquina de lavar roupa, nos programas a frio (lãs, por exemplo).
    • eu
    • 15 junho 2009

     # 8

    Colocado por: Rita PereiraO problema será talvez na máquina de lavar roupa, nos programas a frio (lãs, por exemplo).


    Não tinha pensado nisso ;) De facto, lavar lãs a 45 graus não deve dar um lindo resultado ;)
  6.  # 9

    Também acho que não :)

    Mas talvez se se regulasse a saída de água para os 30 graus, a resistência só teria de aquecer a diferença!

    O que me diz?
  7.  # 10

    Os problema de ligar uma máquina comum a uma entrada de água quente, prendem-se sobretudo com alguns programas que são de baixas temperaturas e não haver forma de controlar a temperatura da água que entra (a menos que a arranje), e as electroválvulas das máquinas que se deterioram muito mais rápidamente, visto serem válvulas preparadas para água fria apenas, e por isso a membrana das mesmas rápidamente se deteriorará e acontecerá por exemplo que a máquina não pare de encher.

    Rita Pereira, se você regular a temperatura da água para os 30º no verão não se incomodará muito, agora pense no inverno. Acha que vai conseguir tomar banho com água morna? Se sim é consigo, no entanto não se esqueça do problema das águas quentes na electrovávulva.

    Cumps
  8.  # 11

    Creio que pode funcionar muito bem para maquina de lavar loiça, pois funciona sempre a temperaturas elevadas. Se metermos a água a 45ºC a máquina já só terá de aquecer a diferença, o que me parece que seja uma mais valia importante.
    Já para a da roupa é mais complicado, devido à grande diversidade de programas.
    Uma outra questão é a distância do acumulador à M.L. Loiça. se estiver muito longe, a primeira água a entrar vai estar fria, e como as máquinas cada vez gastam menos água, quando chegar a quente, pode já não ser grande ajuda...
    • ng
    • 15 junho 2009

     # 12

    Este artigo de um outro fórum possui bastante informação sobre este assunto...
    http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=413&postdays=0&postorder=asc&start=0

    Cumprimentos,
    NG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita Pereira
  9.  # 13

    Colocado por: Barba Negra as electroválvulas das máquinas que se deterioram muito mais rápidamente, visto serem válvulas preparadas para água fria apenas, e por isso a membrana das mesmas rápidamente se deteriorará e acontecerá por exemplo que a máquina não pare de encher.


    Eu não percebo muito do assunto, e talvez vá dizer um disparate, mas se as máquinas têm duas entradas, uma para água fria e outra para quente, imagino que as tais válvulas, pelo menos as de uma entrada, resistam a temperaturas elevadas...

    Colocado por: Barba NegraRita Pereira, se você regular a temperatura da água para os 30º no verão não se incomodará muito, agora pense no inverno. Acha que vai conseguir tomar banho com água morna? Se sim é consigo, no entanto não se esqueça do problema das águas quentes na electrovávulva.


    Isso é verdade, mas posso regular a temperatura da água duas vezes por ano, não deve dar assim tanto trabalho!
  10.  # 14

    Colocado por: Pedro Azevedo78Creio que pode funcionar muito bem para maquina de lavar loiça, pois funciona sempre a temperaturas elevadas. Se metermos a água a 45ºC a máquina já só terá de aquecer a diferença, o que me parece que seja uma mais valia importante.
    Já para a da roupa é mais complicado, devido à grande diversidade de programas.
    Uma outra questão é a distância do acumulador à M.L. Loiça. se estiver muito longe, a primeira água a entrar vai estar fria, e como as máquinas cada vez gastam menos água, quando chegar a quente, pode já não ser grande ajuda...


    A temperatura máxima a que a água poderá estar é a dos banhos, não é? Um duche a 45 graus parece-me um bocado violento :)
  11.  # 15

    Colocado por: Rita PereiraA temperatura máxima a que a água poderá estar é a dos banhos, não é? Um duche a 45 graus parece-me um bocado violento :)

    Parece-lhe? Talvez... A que temperatura sai a sua água de banhos? Sabe? Se calhar ia ficar surpreendida... ;)
    O nosso corpo está a 37ºC. A água para nos parecer morna tem de estar pelo menos por volta desta temperatura... Morna! Para um banho (sem ser em pleno verão...) os 45ºC são uma temperatura normalíssima, atendendo a que se pode sempre juntar água fria. Por isso não me parece que se regulem as temperaturas de saída dos acumuladores para muito menos dos 45ºC...
  12.  # 16

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Rita PereiraA temperatura máxima a que a água poderá estar é a dos banhos, não é? Um duche a 45 graus parece-me um bocado violento :)

    Parece-lhe? Talvez... A que temperatura sai a sua água de banhos? Sabe? Se calhar ia ficar surpreendida... ;)
    O nosso corpo está a 37ºC. A água para nos parecer morna tem de estar pelo menos por volta desta temperatura... Morna! Para um banho (sem ser em pleno verão...) os 45ºC são uma temperatura normalíssima, atendendo a que se pode sempre juntar água fria. Por isso não me parece que se regulem as temperaturas de saída dos acumuladores para muito menos dos 45ºC...


    Não tomo banho com água acima dos 40 graus de certeza absoluta! ;)
  13.  # 17

    Colocado por: Rita Pereira
    Não tomo banho com água acima dos 40 graus de certeza absoluta! ;)

    Faz bem... É quanto poupa... ;)
    Já agora posso lhe perguntar como tem essa certeza? Curiosidade apenas...
  14.  # 18

    Rita Pereira, as máquinas comuns de uma só entrada, as electroválvulas não estão preparadas para funcionar com água quente, daqi que se deteriorem rápidamente.
    As máquinas que você procura sim, essas têm uma entrada de água fria e uma de água quente, pelo que o desgaste das mesmas será o normal e durarão bastante tempo (algumas morre a máquina e elas ainda estão a funcionar convenientemente).

    Ora para temperaturas a coisa funciona desta forma:
    De verão a água a 35º graus está morna (quando vai a piscinas como a da praia das maçãs a água é aquecida está por norma entre os 20 e os 22º, e está fria embora seja uma temperatura agradável para refrescar do calor), se fôr de inverno esses mesmos 35º vão parecer-lhe uns 25º, isto porque o corpo tem necessidade de temperaturas superiores no inverno.
    Um esquentador eleva-lhe no máximo a temperatura da água em 50º, ou seja se tiver o esquentador ligado no máximo e a temperatura de entrada da água fria no esquentador fôr de 12º, significa que ao fim de 1 minuto ou menos terá água a sair do esquentador a 62º, mas isto é no inverno, porque no verão como sabemos as temperaturas das águas da rede andam na casa dos 20 ou 22º, significa que o mesmo esquentador no máximo lhe enviará água a 72º.

    Muita gente toma banho de água morna no inverno 35º (brrrrrrrrr que frio), mas outras pessoas já gostarão de água na casa dos 45 a 50º e alguns até a mais (como disse depende das necessidades térmicas de cada corpo, pessoas muito friorentas tendem a tomar banhos com águas nestas temperaturas, eu por exemplo).

    No entanto uma consulta á Míele sobre o tipo de máquinas que pretende, poderá esclarecê-la melhor sobre o funcionamento das mesmas e como é controlada a temperatura, por forma a que isso não implique em ter de colocar a temperatura da água no depósito muito baixa ou muito alta.
    Deduzo que o funcionamento seja em função do programa e a máquina faça a gestão entre quantidade de água quente a meter e fria, por forma a que esta esteja logo no valor pedido pelo programa, mas como disse uma consulta á marca não faz mal nenhum e não a compromete com rigorosamente nada.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita Pereira
  15.  # 19

    Colocado por: ngEste artigo de um outro fórum possui bastante informação sobre este assunto...
    http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=413&postdays=0&postorder=asc&start=0

    Cumprimentos,
    NG


    Como diz o ng, consulte este forum que encontra as respostas todas. E sim, parece ser uma boa ideia.
  16.  # 20

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Rita Pereira
    Não tomo banho com água acima dos 40 graus de certeza absoluta! ;)

    Faz bem... É quanto poupa... ;)
    Já agora posso lhe perguntar como tem essa certeza? Curiosidade apenas...


    Não quero que fique com a curiosidade por matar, isso ainda lhe pode fazer mal :)

    Sei, graças à minha torneira termoestática ;)
 
0.0240 seg. NEW