Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    quero anexar um quarto do apartamento do vizinho.
    ele está disposto a isso.
    é legal fazê-lo?
  2.  # 2

    Em teoria, a nossa liberdade só termina onde começa a liberdade do outro. Na prática, o peso do direito administrativo abate-se com toda a sua estupidez, levada ao paroxismo, sobre tudo o que sai dos ditames processuais dos iluminados legisladores.
    Sim, é possível. Mas prepare-se para um calvário burocrático. Tem de pedir autorização aos condóminos (vai haver mexidas nas partes comuns e alteração ao título constitutivo da propriedade horizontal, uma vez que também altera a permilagem). Se houver crédito hipotecário, também precisa de autorização do(s) banco(s). E mais o projecto de alterações. E mais outras coisas de que eu agora não me lembro mas daqui a pouco alguém posta a lembrar.

    Boa sorte
  3.  # 3

    Boas

    Em princípio 3 das 4 paredes do quarto que neste momento são paredes interiores vão passar a ser paredes exteriores de meação entre as fracções, pelo que terão de ser remodeladas, provavelmente construindo outra pelo interior, o que vai diminuir a área do quarto.
    Uma vez que altera a tipologia da sua fracção irá aumentar (T2 para T3 ou T3 para T4, por ex.) para que seja possível , em termos legais, efectuar a alteração é necessário que as áreas das divisões que neste momento constituem a sua casa respeitem as áreas exigíveis para a nova tipologia (as áreas exigidas para os quartos, por ex., dependem do nº destes). Também as instalações sanitárias exigidas variam com o nº de quartos.
    Não conheço a situação em concreto mas penso que irá demolir a parede que neste momento é de meação entre as fracções; estas paredes são normalmente utilizadas para colocar os pilares da estrutura já que permite escondê-los. Verifique se não existe lá um que possa tornar-se um estorvo.

    cumps
    José Cardoso
    •  
      FD
    • 16 junho 2009

     # 4

    Colocado por: leonel parenteé legal fazê-lo?

    É fácil fazê-lo? Não me parece.
  4.  # 5

    Isso é muito complicado, tanto a nivel burucratico como a nivel tecnico.

    Não é só abrir uma porta ou demolir uma parede, tem a instalação electrica, paredes duplas, etc...
  5.  # 6

    é como o vasco tome diz é complicado, a nivel tecnico por exemplo de impermeabilização, de acustica, de estrutura, de infraestruturas.
    nunca tinha ouvido falar de uma situação destas, mas é uma questão que faz pensar.
    possivel será, mas vai ter muitos obstaculos para ultrapassar pelo menos parece-me.
  6.  # 7

    é uma questão interessante e não vejo porque técnicamente será assim tão complicado em relação por exemplo á remodelação de um apartamento.
    agora toda a parte burocrática isso sim será certamente complicado, o que não deveria ser e até acho que deveria ser feita legislação especifica nesse sentido uma vez que face á crise e insustentabilidade da construção hoje em dia, as tutelas deveriam por todas as hipoteses de reabilitação, remodelação ou renovação do parque edificado existente.
    Por outro lado como arquitecto fascina-me essas hipoteses de casas evolutivas e gostava até um dia de projectar um edificio que fosse de tal forma pensado que só seria "completado" a nivel de divisões consoante o proprietário ou até que permitisse posteriormente uma total redifinição de espaços interiores.
  7.  # 8

    joão é interessante sim nunca tinha pensado nisso, mas pode trazer muitos problemas tecnicamente como poucos se o edifico ao lado for igual em forma e estrutura, mas não é muito normal serem iguais.
    pelo menos tem de se questionar demolição de parede/estrutura, isolamentos.
  8.  # 9

    Colocado por: Fernando Gabrielmas pode trazer muitos problemas tecnicamente como poucos se o edifico ao lado

    Muito provavelmente é um apartamento pertencente ao mesmo edifício. Quase aposto... Assim sendo, tecnicamente não parece nada de complicado. Se for de outro edfício, aí vai complicar.
    Agora tornar isso legal... Ui, ui, deve ser uma bela dor de cabeça.....
  9.  # 10

    Fernando Gabriel

    é um apartamento do vizinho e no mesmo prédio pelo que entendi.
    á partida teria que meter um projecto de alterações do prédio em si assim como alterar a propriedade horizontal, a nivel de conservatória e finanças teria que proceder de acordo e ainda se meter emprestimos bancários mais complicado ainda etc, enfim parece complicado. Mas pergunto-me como fazem muitos escritórios que compram no mesmo andar dois apartamentos e os ligam?? é diferente mas faz-se muito isso.
  10.  # 11

    ai é no mesmo predio? se é no mesmo predio é muito mais facil. já estava a complicar a ir mais alem com esta questão, e se fosse num predio vizinho?, ai é que me parece mesmo um desafio a pensar :)
    • luisvv
    • 16 junho 2009 editado

     # 12

    Colocado por: marco1Fernando Gabriel
    . Mas pergunto-me como fazem muitos escritórios que compram no mesmo andar dois apartamentos e os ligam?? é diferente mas faz-se muito isso.


    A diferença é enorme:o procedimento para junção de fracções contíguas previsto no Código Civil dispensa uma série de burocracias exigidas para a divisão..

    "Artigo 1422º- A -Junção e divisão de fracções autónomas
    1- Não carece de autorização dos restantes condóminos a junção, numa só, de duas ou mais fracções do mesmo edifício, desde que estas sejam contíguas.
    2- Para efeitos do disposto do número anterior, a contiguidade das fracções é dispensada quando se trate de fracções correspondentes a arrecadações e garagens.
    3- Não é permitida a divisão de fracções em novas fracções autónomas, salvo autorização do título constitutivo ou da assembleia de condóminos, aprovada sem qualquer oposição.
    4- Nos casos previstos nos números anteriores, cabe aos condóminos que juntaram ou cindiram as fracções o poder de, por acto unilateral constante de escritura pública, introduzir a correspondente alteração no título constitutivo.
    5- A escritura pública a que se refere o número anterior deve ser comunicada ao administrador no prazo de 30 dias."
  11.  # 13

    Claro que nada hoje em dia é impossivel, existem produtos para tudo.

    Vamos estruturar os trabalhos a realizar:

    -Demolições
    .pavimento e betonilha
    .abertura de um vão porta
    .desligar electricidade existente no quarto e pertencente ao outro apartamento
    .abertura de roços para electrcidade

    -Diversos
    .parede dupla em tijolo de 11x20x30
    .wallmate na caixa de ar da nova aprede dupla
    .Reboco das paredes ou colocar gesso cartonado
    .betonilha nova
    .tijoleira ou pavimento flutuante
    .colocação de porta e aro em madeira
    .execução de um roupeiro
    .ligar nova instalação electrcica


    Digamos que não é dificil mas sim trabalhoso...
  12.  # 14

    sim concordo com esses items e é mais por ser trabalhoso sim
  13.  # 15

    obrigado a todos pelas sugestões.
    são na verdade apartamentos contíguos e a vizinha satisfaz-se com um bom T1 abdicando de dois quartos que me fariam imenso jeito.
    já imaginava que sendo possível ,implicasse a nacional via sacra de burocracias....mas somos todos portugueses ,não?
    a grande dúvida neste momento é se a parede a demolir é "mestra", e se assim for se isso é tecnicamente resoluvel.
    obrigado pelas dicas.
  14.  # 16

    Só vendo o projecto e depende do tipo de construção e sua idade...
  15.  # 17

    Colocado por: leonel parentea grande dúvida neste momento é se a parede a demolir é "mestra", e se assim for se isso é tecnicamente resoluvel.

    Acho muito pouco provável num edifício desses existirem paredes estruturais... Só se forem as da caixa de escadas ou do poço do elevador...
 
0.0191 seg. NEW