Iniciar sessão ou registar-se
    • apmar
    • 23 junho 2017 editado

     # 1

    Gostaria de solicitar a vossa ajuda para esclarecer uma dúvida que tenho antes de avançar para a compra dos equipamentos de ar condicionado para a minha casa.

    Já tenho a pré-instalação e pretendo comprar Daikin ou Mitsubishi. Apesar de alguns amigos terem em casa monosplit e terem recomendado a Samsung, sendo o preço bastante inferior.

    Apesar das minhas pesquisas ainda não consegui decidir se compre um sistema multi-split ou 4 unidades interiores individuais.

    Segundo percebi terei de instalar um de 18.000btus numa sala/cozinha de 40 m2 com vão de escada aberto para o sótão e os outros 3 de 9.000btus para os quartos de 15 m2.

    Presumo que a utilização que irei dar será alternada, ou seja, uso só o da sala e umas horas antes de desligar o da sala irei ligar os 3 dos quartos ao mesmo tempo. Claro que haverá alturas em que será necessário trabalharem todos ao mesmo tempo, mas penso que nos próximos anos será esta a minha forma de utilização.

    Hipótese 1 - Monosplits de 9000+9000+9000+18000 BTUS.

    Hipótese 2 - MULTI-SPLIT 4X1 (9000+9000+9000+18000 BTUS)

    Hipótese 3 - MULTI-SPLIT 3X1 (9000+9000+9000 BTUS) e 1 Monosplit 18000 BTUS

    Gostaria de saber se me poderão indicar qual a solução mais económica em consumo de electricidade, pois ainda não consegui perceber qual o consumo em Kw das soluções multi-split, pois na internet apenas encontrei os consumos das unidades monosplit.

    Eu tenho ainda dúvidas relativamente à unidade exterior, pois já vi configurações de 4x1 onde a unidade exterior apenas tem uma capacidade de aproximadamente 7 Kw e as unidade interiores 2,5+2,5+2,5+5 = 12,5. Será que esta unidade exterior aguenta ?

    Será que me podem dar a vossa opinião sobre qual a melhor solução para mim, tendo em consideração as minhas necessidades de consumos ?

    E já agora qual a potencia ideal para a unidade exterior?

    Obrigado.
    • TZW
    • 23 junho 2017

     # 2

    E como está feita a pré instalação, a tubagem vai toda a um ponto no exterior?
  1.  # 3

    Sim. Toda a tubagem foi deixada no mesmo ponto para que posteriormente eu pudesse escolher a tipologia.
  2.  # 4

    A vantagem de ser tudo monosplit prende-se pelo facto de caso um se avarie, só esse equipamento deixa de funcionar. Também vou instalar AC numa moradia em construção e vou deixar tudo preparado para instalar máquinas individuais.
  3.  # 5

    Eu optei por multisplit samsung 1/4 e 1/3. Neste momento só tenho montado AC nos quartos (2), onde sinto mais necessidade.
    https://forumdacasa.com/discussion/48012/1/gastos-e-consumos-aquecimento-e-aqs-testemunhos/
  4.  # 6

    Eu aconselhava a adquirir multi split. Vamos supor que tem 4 monos a trabalhar. Vão ser 4 aparelhos a gastar 6kwh ou seja 24kwh. Se for multi será só 10 ou 12 no máximo. Se a unidade exterior do multi se avariar fica sem todas. Mas se for a mural no interior apenas essa fica inutilizada. Se forem 4 monos também vai ter a parte estética de ter 4 condensadoras empilhadas umas as outras
 
0.0067 seg. NEW