Iniciar sessão ou registar-se
    • LeaR
    • 23 junho 2017 editado

     # 1

    Boa noite,

    Estou em fase de adjudicação da minha obra (podem ver mais sobre a mesma no tópico que abri), e tenho em projecto que a cobertura será não ventilada, ou seja, assim:



    O sótão nunca servirá para nada, é uma casa térrea. Por cima da laje, leva então isolamento. No entanto, 2 empreiteiros vieram conhecer o local antes de orçamentar, e em conversa, ambos e separadamente me recomendaram telhado ventilado, ou seja pelo que percebi, telha assente em vigota e ripas metálicas, de forma a que possa haver ventilação no interior. Dizem-me que teoricamente, e principalmente no verão, terei mais vantagens termicamente. Para além disso, que a circulação do ar evita que nas telhas se forme gelo e possa danificar as telhas. Finalmente, que me fica mais barato que meter laje para suportar telhado... E que em 300m2 de telhado, que pouparei consideravelmente.

    A minha pergunta é:

    É mesmo mais eficiente? Imaginemos que estou no sótão... Consigo ver a descoberto todas as telhas, certo? Como nesta imagem:



    Como aconselham a fazer na laje/placa que separa o sótão da habitação? Tenho previsto colocar ali isolamento térmico, mas não será melhor também colocar uma tela para me salvaguardar de infiltrações? E proteger isto de impactos? Ou por baixo da telha meter alguma coisa?
    • TZW
    • 23 junho 2017

     # 2

    Por baixo da telha no mínimo uma Tela respirante e impermeavel TYVEC como diz o Pedro Barradas:)
    Quanto às telhas preferia apenas algumas telhas de ventilação, li algures que agora quase nem se notam do exterior.
    A tela além de não entrar ventos bruscos, lixo, pó vai descarregar possíveis gotas de agua na caleira mesmo que haja uma telha temporariamente rachada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, LeaR
    • LeaR
    • 23 junho 2017

     # 3

    Colocado por: TZWPor baixo da telha no mínimo uma Tela respirante e impermeavel TYVEC como diz o Pedro Barradas:)
    Quanto às telhas preferia apenas algumas telhas de ventilação, li algures que agora quase nem se notam do exterior.
    A tela além de não entrar ventos bruscos, lixo, pó vai descarregar possíveis gotas de agua na caleira mesmo que haja uma telha temporariamente rachada.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    E essa tela assenta onde? Isto é, se não for rígida, tendo só as vigotas e as ripas, segura-se bem? Não causa uma barreira à ventilação, propósito deste tipo de telhado?
  1.  # 4

    Melhor seria colocar sub telha, porque a tela nas vigas pode rasgar.
    Concordam com este comentário: LeaR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeaR
    • LeaR
    • 24 junho 2017

     # 5

    Já estive a ver, e o preço da subtelha para telha lusa ronda os 16-17€ por m2. A minha pergunta é, a subtelha pode salvaguardar-me no caso de haver alguma telha partida e não deixar a água entrar para a laje. Mas não corta a ventilação ao desvão, ao "sótão" todo?
  2.  # 6

    Para ventilar o sótão, Tinha de fazer duas entradas de ar, colocando uma mais baixa.
    Para ventilação do telhado teria que usar telhas de ventilação. Tem de ver as melhores opções.
  3.  # 7

    A tela é apropriada... Existem diversos tipos. Ver no site da Jular. A tela custa 3X menos.... Tem lá o esquema de aplicação.
    Tenho também relatos de má prestação da onduline... Mas pelo que tenho visto, os problemas resultam de más práticas de aplicação.
    • zinna
    • 24 junho 2017 editado

     # 8

    Colocado por: Pedro BarradasA tela é apropriada... Existem diversos tipos. Ver no site da Jular. A tela custa 3X menos.... Tem lá o esquema de aplicação.
    Tenho também relatos de má prestação da onduline... Mas pelo que tenho visto, os problemas resultam de más práticas de aplicação.

    Seria possível colocar umas fotos, porque ilucidava melhor os user do fórum e eu inclusive. 😀

    No site da Jular é colocado em madeira..
  4.  # 9

    DuPontTM Tyvek® Enercor® Extra

    No site fala em cobertura em betão...
    • LeaR
    • 26 junho 2017

     # 10

    Para o efeito, pode ser a Tyvek® Cobertura?

    Nas imagens das aplicações, a tela fica abaixo das ripas e por cima das vigotas (?), e assenta nas vigotas e num isolamento...como ilustrado:


    Ora, na minha obra, tanto quanto percebi pela térmica, tenho o telhado, vigotas, ripas, mas o isolamento não é colocado no telhado, mas sim no chão do "sótão", da laje.
    Assim sendo, a tela a ser colocada, não iria ceder por não ter apoio em toda a sua extensão?

    A explicar na imagem:



    PedroBarradas, para quanto vai o preço da tela?
 
0.0141 seg. NEW