Iniciar sessão ou registar-se
    • smdx
    • 13 julho 2017

     # 1

    mas ng disse o contrário. só se estava a falar de portas de rede
  1.  # 2

    Colocado por: smdxmas ng disse o contrário. só se estava a falar de portas de rede


    :) Só reforcei a ideia da UPS e concordo que talvez seja também agregação de portas.
    Concordam com este comentário: MRK
    • MRK
    • 14 julho 2017

     # 3

    danielpveiga

    Creio que está enganado sobre a transferência de ficheiros entre uma rede wireless e ethernet. Numa rede wifi entre dispositivos consegue entre 10/15 Mbps numa rede Gigabit cabo copia a 110/115Mbps e com uma consistência muito superior. Creio que o MikeMelga explicou bem!

    Respondendo, na NAS quero 2 fichas para agregação de portas e claro também conto colocar uma fonte de alim. e de preferência da APC, mas isso são outras contas....

    Agora aquilo que não entendo é o facto do daniel trabalhar em TI e "contenta-se" apenas com uma rede wireless?! Lá está, cada um com a sua "panca" :-)

    Eu por exemplo tenho adptadores micro usb-RJ45 para ligar o telemovel à rede...... :-)))))))))) Brincadeira claro!
  2.  # 4

    para mim colocar 1 ou em alguns locais 2 portas RJ45 é essencial/vital.
    obviamente, não deixarei de usar o wi-fi, mas não considero essa VLan como segura, apenas de "consulta".

    crack uma wi-fi, mesmo com as melhores técnicas e seguranças aplicadas, é extremamente fácil e rápido,
    aí está mais uma vantagem para cabo.

    um qq cabo Cat6, permite garantir evolução nos próximos 10 anos e fazer-lhe upgrade eventual é fácil.

    PowerLine é "último recurso", funciona... se nada mais houver ;-) .

    wi-fi é o futuro, concordo,
    mas é melhor que comecem a melhorar a sua segurança;-)
  3.  # 5

    dependendo da utilização/objetivo dos 2 NAS,
    espero que estejam separados fisicamente (troco rede, rede eléctrica, divisão /casa) de modo a garantir a sua segurança física e falhas de rede LAN e electricidade.

    dependendo das necessidades & uso/objetivo, considere ter NAS + Cloud ;-)
  4.  # 6

    Colocado por: MRKdanielpveiga
    Creio que está enganado sobre a transferência de ficheiros entre uma rede wireless e ethernet. Numa rede wifi entre dispositivos consegue entre 10/15 Mbps numa rede Gigabit cabo copia a 110/115Mbps e com uma consistência muito superior. Creio que o MikeMelga explicou bem!
    Agora aquilo que não entendo é o facto do daniel trabalhar em TI e "contenta-se" apenas com uma rede wireless?! Lá está, cada um com a sua "panca" :-)


    Garanto lhe que não estou enganado. divida-se mbps/8 e terá o seu MByte.Então imagine que divide a velocidade que indicou 10mbps/8 dará 1,25megabytes. Você numa rede wifi nunca conseguiu fazer um download ou transferência de ficheiros acima de 1,25 megabytes? E não vejo onde o MikeMelga indica isso. Até porque já deu para perceber que ele também entende do assunto.

    Contento-me com wifi porque é o que preciso. Vou andar a colocar cabos pela casa fora para não usar? Mais uma vez digo que vai da utilização domestica de cada um.
    Quando sabemos o que queremos e estamos satisfeitos com isso está tudo bem.

    Colocado por: skypt
    wi-fi é o futuro, concordo,
    mas é melhor que comecem a melhorar a sua segurança;-)


    Penso que não é o mais correto o que diz mas era bom. Sobre segurança claro que a wireless pode ser crackada e sabendo que você está usando cabo na mesma rede e ao mesmo tempo tem um router a emitir também eu posso entrar na sua rede criar um arp poisoning ou usar outro método qualquer e estou a espiá-lo na mesma. Só para começar, porque isto dava pano para mangas :)
    • smdx
    • 14 julho 2017

     # 7

    por isso é que ele disse que tem a wireless numa vlan diferente...
  5.  # 8

    Colocado por: smdxpor isso é que ele disse que tem a wireless numa vlan diferente...
  6.  # 9

    Cuidado que para se saber MBps (Mega Bytes por segundo) de Download EFECTIVO a partir de Mbps do cabo (Mega bits por segundo). Isto porque a stack TCP/IP coloca overhead protocolar e de tudo o resto!.
    Ou seja, num cabo de 100Mbps NUNCA vão conseguir 12,5MBps de download efectivo.... Não devem passar de uns 9-10 diria eu.... Isto porque a trama Ethernet tem cabeçalhos, bits de controlo, origem, destino, etc, etc, etc, etc Ou seja, temos um MTU de 1500 (máximo), mas a trama são 1592 bits... E estou a falar da trama "crua" não de todo o protocolo que depois aparece por cima!

    Com wireless a coisa piora, isto porque a trama tem mais overhead e porque há muito mais retransmissões!

    Eu estou também em processo de fazer casa e vou deixar rede cabo.... Vou deixar ponto wireless com APs da draytek ou outra marca decente....
    Não quero meter na caixa ATI o switch/routers, quero mesmo meter um bastidor, mas não sei como a coisa se enquadra legalmente no ITUR/ITED. Alguém ajuda?

    Abraço
    Concordam com este comentário: MRK
    •  
      damned
    • 16 julho 2017 editado

     # 10

    Colocado por: valtersilva

    Eu estou também em processo de fazer casa e vou deixar rede cabo.... Vou deixar ponto wireless com APs da draytek ou outra marca decente....
    Não quero meter na caixa ATI o switch/routers, quero mesmo meter um bastidor, mas não sei como a coisa se enquadra legalmente no ITUR/ITED. Alguém ajuda?

    Abraço


    Pode meter bastidor, simplesmente deve estar descrito dessa forma no projecto ITED. Informe se com quem lhe fez ou vai fazer o projecto ited, mas não tem qualquer impedimento legal pode estar descansado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtersilva
  7.  # 11

    Desculpe a pergunta... 😁
    Qual a diferença em colocar bastidor?
  8.  # 12

    Colocado por: zinnaDesculpe a pergunta... 😁
    Qual a diferença em colocar bastidor?


    Colocado por: zinna
    Desculpe a pergunta... 😁

    Várias vantagens:
    1 - Não é o aperto total....
    2 - Os switch de bastidores custam metade
    3 - Dá para escolher resmas de switch do mercado enquanto que da caixa ited não
    etc
    Concordam com este comentário: eu, skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  9.  # 13

    Quer a troca da caixa de ITED pela caixa bastidor?
  10.  # 14

    Colocado por: zinnaQuer a troca da caixa de ITED pela caixa bastidor?


    exacto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  11.  # 15

    se não estou em erro,
    a 1a caixa que falam é a "ATI", obrigatória e junto a entrada;
    a 2a, que pode ficar o de entender e pode ser o tal bastidor , que tb aconselho, será o "CATI",
    o importante é haver um tubo Largo de comunicação entre ambas.

    ATI = apoio técnico ited
    CATI = caixa de apoio técnico ited
    •  
      damned
    • 18 julho 2017 editado

     # 16

    Colocado por: skyptse não estou em erro,
    a 1a caixa que falam é a "ATI", obrigatória e junto a entrada;
    a 2a, que pode ficar o de entender e pode ser o tal bastidor , que tb aconselho, será o "CATI",
    o importante é haver um tubo Largo de comunicação entre ambas.

    ATI = apoio técnico ited
    CATI = caixa de apoio técnico ited


    O meu entendimento disto (e de casas onde já vi assim), pode ter somente o bastidor, desde que no seu conteúdo tenha tudo o que teria na ATI. Sendo que no site da Anacom está o seguinte:

    3. O que é o armário de telecomunicações individual (ATI)?
    O ATI é um dispositivo que faz parte da rede individual de tubagens, instalado no fogo, constituído por uma caixa e pelos equipamentos (ativos e passivos) instalados no seu interior. O ATI poderá ser disponibilizado no mercado como uma solução completa, sendo apenas necessário proceder à sua instalação (ver ponto 2.5.3.2.3 do Manual ITED2).

    Em certas situações admite-se que o ATI possa ser parcialmente construído nas instalações de cliente, como por exemplo com recurso a um armário bastidor, desde que se respeitem os aspectos regulamentares expressos no Manual ITED2. Ficará deste modo mais adaptado às necessidades do cliente final.


    Embora seja um pouco ambíguo dizerem "em certas situações"... sem dizer quais e falarem em também em substituição "parcial" sem dizer o quê concretamente. Mas acredito ser como penso, no bastidor tendo tudo o que a ATI tem de ter, pode ter tudo num só local agregado.

    Esta malta da Anacom é gente complicada... exige-se mais das redes do que da instalação eléctrica...absurdo.
    • eu
    • 18 julho 2017

     # 17

    Colocado por: damnedEsta malta da Anacom é gente complicada... exige-se mais das redes do que da instalação eléctrica...absurdo.

    Pode crer...

    São regras e certificações super rigorosas... já o projeto da estrutura, nem certificado é...
    •  
      damned
    • 18 julho 2017 editado

     # 18

    Colocado por: eu
    Pode crer...

    São regras e certificações super rigorosas... já o projeto da estrutura, nem certificado é...


    Somos a parte fraca... Presa fácil.. Fossem eles para cima dos operadores e donos de rede de fibra e afins é que era de valor. No início andaram cheios de tesão em cima da PT e da rede de cobre, mas passou-lhes rápido. É aumentos durante as fidelização... É produtos que mudam completamente de características... Eles podem tudo.. Com a velha máxima.. Pode ir embora durante x tempo sem pagar indemnização depois.. Azar..?!

    Ainda hoje não estamos a cumprir com mínimos de cobertura nacional como determina regulamentação europeia e deles... Silêncio. São mais um lixo.

    A única "agência" que parece minimamente cumprir é até ir um pouco além para o qual foi criada é a ASAE.
    • eu
    • 18 julho 2017

     # 19

    E a vergonha que é a TDT em Portugal? Nos outros países há dezenas e dezenas de canais... por cá, é o mínimo dos mínimos para obrigar as pessoas a comprar serviços de cabo...
    •  
      damned
    • 18 julho 2017 editado

     # 20

    Deixe lá.. Com a consolidação do novo monopólio ATICE a coisa vai melhorar... Aí vai vai.. Para alguém vai.
 
0.0251 seg. NEW