Iniciar sessão ou registar-se
    • TZW
    • 2 julho 2017

# 41

Então qual é o stress de que falam em ter um tipo de madeira diferente na estrutura em relação ao deck? ...a ver se é desta...
  1.  # 42

Colocado por: TZWEntão qual é o stress de que falam em ter um tipo de madeira diferente na estrutura em relação ao deck? ...a ver se é desta...

Eu nao vejo stress nenhum... desde que as coisas sejam bem feitas, mas e' a minha perspectiva ... o stress que eu poderia ver era o apodrecer mais rapido da estrutura que da propria madeira do deck ... nao estou a ver mais nada
    Concordam com este comentário: TZW
  2.  # 43

Colocado por: TZWEntão qual é o stress de que falam em ter um tipo de madeira diferente na estrutura em relação ao deck? ...a ver se é desta...

É simples, eu peso 126kgs e a minha mulher pesa 60kgs.
    Se estivermos os dois a puxar a mesma corda porque lado achas que vai ceder?
    Com as estruturas de madeira nomeadamente soalhos pregados em sarrafos ou decks é igual. O pinho por e simplesmente não tem força mecânica suficiente para suportar as oscilações dimensionais de madeiras de densidade e resistência superior como as exóticas.
    Para alem do mais, está sempre muito mais susceptível a ataques xilófagos (tenha ou não tratamento) e é evidente que é muito menos durável.
    A minha opinião no que concerne este assunto é simples. O único motivo para a utilização de Pinho para efetuar as gaiolas|estruturas é somente por um motivo, PREÇO, de resto, é uma péssima opção. Em decks então é desgraça na certa.
    Agora atenção, não queiram comparar um deck feito nos EUA com um deck feito cá em Portugal á moda do "bola para a frente e siga". Nos EUA coisas básicas como isolar os topos de corte e os topos da estrutura são banais e por cá ainda estou para ver o primeiro feito assim.
    Isto já para não falar dos suportes para postes e travessões de estrutura bem como a panóplia doida de ferragem especifica que eles têm que por cá não se arranja com facilidade.
    Isto é bem mais complicado do que parece!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
  3.  # 44

Pois... obviamente ter tudo ate a estrutura em Ipe era bom! mas o preco.... so em estrutura estariamos a falar para o deck pequenino que esotu a fazer neste momento 2500 dolares. Para o deck total, a estrutura seria 9 mil dolares. Meter mais o deck em si mesmo, a brincadeira acabava em quase 15 mil so em madeira :D
  4.  # 45

Colocado por: sbcnvPois... obviamente ter tudo ate a estrutura em Ipe era bom! mas o preco.... so em estrutura estariamos a falar para o deck pequenino que esotu a fazer neste momento 2500 dolares. Para o deck total, a estrutura seria 9 mil dolares. Meter mais o deck em si mesmo, a brincadeira acabava em quase 15 mil so em madeira :D

Exato, mas seria a maneira correta de fazer.
    Ao fazer com Pinho, não pode facilitar em nada e mesmo assim será sempre uma lotaria.
    Mas as coisas ai são diferentes, muito diferentes.
  5.  # 46

quase pronto!!

• TZW
    • 3 julho 2017

# 47

Colocado por: sbcnvquase pronto!!

Não devia ter partido a casota tão cedo:) Está a ficar, e o aspeto muito linear! E o deck já decidiram?
    • TZW
    • 3 julho 2017

# 48

Colocado por: Anonimo06082021

exactamente....referia-me a qualquer pessoa e em qualquer país.

do que falei é um material que existe em qualquer país!

De qual é que falou?
    • TZW
    • 3 julho 2017

# 49

Colocado por: Anonimo06082021

Pois, até pode haver mais que uma mas de qual estava a falar ou qual é a que descreve?
    • TZW
    • 3 julho 2017

# 50

Ok...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
      crv.jpg
  6.  # 51

Colocado por: TZW
    Não devia ter partido a casota tão cedo:) Está a ficar, e o aspeto muito linear! E o deck já decidiram?

Huh? Nao percebi...
    • TZW
    • 4 julho 2017

# 52

Colocado por: sbcnv

Huh? Nao percebi...

Pareceu-me que as caixas da estrutura estavam do agrado dos companheiros de 4 patas.
    Quanto ao serviço, está com bom aspeto, pergunto se já decidiram em que madeira será o deck?
  7.  # 53

O fundo desse deck parece-me estranhamente lisinho e confinante com as madeiras (ou então é má percepção minha). Isso tem por onde correr e drenar as águas das chuvas?
    • sbcnv
    • 4 julho 2017 editado

# 54

Colocado por: ClioIIO fundo desse deck parece-me estranhamente lisinho e confinante com as madeiras (ou então é má percepção minha). Isso tem por onde correr e drenar as águas das chuvas?

Pouco chove ali porque tem um tecto. Mas memso com isso sim, pus uns calcos de cerca de 1,25 cm feitos de PVC.

Mas se tivesse a fazer outra vez muito possivelmente fazia os suportes laterais a estrutura de 2x4 em vez de 2x6... seria o suficiente para suportar o movimento lateral dos travessoes e ficava ainda com melhor arejamento.

TZW, acabamos por ir para o pinho tratado igualmente. Ponderamos bem o custo, fomos ver decks nas redondezas de amigos com pinho tratado e que teem o deck ha quase 30 anos e pouco o mantiveram... e estava relativamente bom. Nos que costumamos manter, mesmo com 15 anos de deck mais que pagaria...

A isto acrescentar que estas pessoas, a construcao nao foi tao correcta como a que tenho feito, desde membranas Vycor, etc ...

O nosso pinho tratado vai ficar o custo total em 500 dolares vs os 3700-4000 da Goncalo Alves...

Se algum dia quisermos fazer o upgrade faz-se pronto. O custo adicional, pensamos e com o que planeamos este Verao sao as obras da sala praticamente (partir uma parede mestra, por travessao e juntar sala+cozinha sendo que a antiga parede mestra vai metade abaixo e vai servir de suporte a nova ilha
  8.  # 55

Bom esta praticamente finalizado.

Ja so faltam 2 seccoes de ripas, dado que nao vamos tapar ate ao fim. Isto porque vamos fazer a borda na zona da hera+o portao que nao abre, com uma margem de seixos brancos. Por isso ponho uma rede apenas e depois cubro com as pedras.

Entretanto fiz tambem a parte electrica devidamente de acordo com o NBC ... usei cabo UF e passei por baixo do deck onde vai ligar a casa e depois alimentar o ponto de luz no canto. A partir dai, esse vai alimentar para a zona do jardim onde ai usei conduta flexivel e com os devidos selantes, escondida por tras da hera.

Adicionalmente usei tomadas do tipo GFCI, dado que nao sei que tipo de disjuntor esta instalado neste circuito.

Usei sistema de parafusos escondido o que ficou excelente... nao se ve. Nao gosto daqueles sistemas de clips de Ipe geralmente, onde se quiser tirar uma ripa tenho de tirar todas quase.

Este o parafuso entra directamente na madeira, onde a ferramenta faz de guia e ao mesmo tempo espaca a madeira com um espacamento consistente. Os parafusos foram ligeiramente caros mas acho que valeu a pena (80 dolares por uma caixa de 1800 parafusos que supostamente da para um deck de 55 m2)

Para ripas de madeira que possam ter vindo um bocado tortas, usei um "bender"

O degrau ficou com um perfil mais moderno:

Tem algumas coisas que me chateiam ligeiramente mas nada a fazer... algumas tabuas nao tinha a mesma largura, uma ou outra as vezes diferiam em 3 mm ou assim, o que fazia com que manter o espacamento entre tabuas ficasse dificil e houve alguns sitios que tive de ceder e nao ficar 100%... mas como a minha Maria diz... e' madeira nada a fazer.

Resultado quase final:

Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021, zinna
    • TZW
    • 7 julho 2017 editado

# 56

Esta praticamente terminado, com o acabamento vai ganhar outro charme!
    Esse fixador de parafusos e folgas não sei bem o que é, mas as folgas parecem pequenas para pinho no exterior mas pode ser da foto...
    Quanto a tabuas diferentes uns milímetros, uma serra mesa ou com uma plaina dá para dar uns ajustes. Com que tom vai ficar? Já testaram algum óleo?
    Os parafusos se forem bons até nem foram caros, aqui no soalho interior custou 25e/500 parafusos.
    • sbcnv
    • 7 julho 2017 editado

# 57

A ferramenta e' feita de proposito para pinho tratado. Eh para decks com madeira tratada... profissionais de colocacao falam maravilhas disto... um bocadinho para o lento, mas o efeito de nao ter nada a mostra vale a pena.

O espacamento e' de 2-2.5 milimetros... no entanto, a madeira vai encolher porque quando eh vendida vem "wet" ... assim que encolher, o espacamento fica maior ... seu eu aplicasse o espacamento logo como queria, com a madeira a mirrar, iria ficar muito maior ao ponto de saltos altos de mulheres ficarem presos...

O tom ainda nao sei... queria fugir do tom mais escuro ja que a nossa cerca ja eh num tom acastanhado
  9.  # 58

Entretanto comecei o proximo projecto....

iluminacao exterior... comprei transformador... e luzes e andei a experimentar

Agora e' ir comprar o resto das luzes e o fio total para o circuito completo!
  10.  # 59

ai esta... pronto!

O sofa tambem o fiz...

As lanternas tive mesmo que aproveitar a promocao... por 3-4 dolares cada uma em cobre... foi dado!

Agora e' passar a proxima seccao...
    Concordam com este comentário: nandogonca, TZW, XR2i, fernandoFerreira, clasus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Victor Ribeiro, zinna
    • VCAC
    • 12 julho 2017

# 60

Ficou impecável. Parabéns!
    Quem me dera ter assim jeitinho para essas coisas...

0.0324 seg. NEW