Iniciar sessão ou registar-se
    • sbcnv
    • 27 junho 2017 editado

     # 1

    Pesquisei e nao vim nenhum topico em concreto que agregasse os DIY em geral. Vi apenas DIY em especifico de um tema em particular.

    Pois comeco eu...

    Andei com planos para fazer um deck na casa... nos na casa temos uma area com alpendre e que tem um laje de cimento e uns degraus que ocupavam imenso espaco.

    Esta zona tem uns 22 m2, sendo que sem o tal degrau daria muito mais espaco para uma zona mais de inverno.

    Tambem queremos continuar o deck para o lado do jardim mas cada coisa a seu tempo.

    O tipo de deck e jardim que quero que fique mais ou menos e assim










    Portanto, alugamos um martelo pneumatico e demos cabo do tal degrau em cimento e ja deu imenso espaco. Preencher o espaco com um pouco de gravilha para nivelar escoamento caso haja ali alguma agua mas nao deve haver.

    Tambem demolimos uma placa de cimento no meio do jardim, que vinha dos donos anteriores onde tinham a casota de jardim.
















    O custo do martelo foi 50 dolares/dia e conseguimos fazer tudo num dia. Muito suor mas divertido ao mesmo tempo e uma nova experiencia e skill ganha. Agora e colocar terra no novo buraco e esperar pelo outono para semear relva.



    Entretanto... comecamos a fazer a estrutura do deck. Primeiro tive que alterar o mecanismo da porta de madeira que estava a abrir para dentro ao inves de para fora o que trazia 2 problemas: roubo de espaco e o facto de fazer o swing para dentro nao nos permitia ir com o deck ate a porta o que ficava horrivel. La consegui tirar as dobradicas e colocar do lado contrario e que fica muito melhor.

    A estrutura esta a ser feita com madeira 2x6 polegadas sendo que os comprimentos variam de 10 pes a 12 pes cada barrote.

    Nao existe necessidade para suportes, apesar de estarmos numa zona que congela - o que requere colocar pilares abaixo dos 1.5 mts profundidade. Como temos a laje de cimento nao e necessario nesta zona.

    Madeira tratada numa zona coberta deve ser suficiente. Mesmo assim, sendo o perfeccionista que sou, resolvi colocar uma especie de espacadores por baixo dos barrotes. Havia uns caros e que nao me enchia as medidas. No meio da loja bricolage encontrei uns rodapes simples em PVC e fiz do rodape inteiro varios segmentos pequenos para servirem de pes em baixo dos barrotes. Permite que nao estejam em contacto directo com o cimento.. caso haja algum tipo de agua ali, permite arejamento para a secagem tambem.

    Em cima dos suportes vai levar tambem uma membrana anti-agua, para proteger os suportes da agua estagnada.

    Pregos galvanizados a prova de ferrugem e um mini martelo de mao de compressor que funciona muito bem.





















    O deck mesmo em si ainda estou indeciso se hei-de ir para Goncalo Alves ou Ipe, mas que fica caro para todo o projecto cerca de 40 dolares para as ripas de IPE por m2 ... se for por cedro sai-me a uns 15-20 dolares por m2 ... enquanto com madeira tratada sai-me por 4 dolares por m2 ...
      0626171911a.jpg
      0626171911.jpg
      0626171735.jpg
  1.  # 2

    fotos 2
      0626172028.jpg
      0626171928.jpg
      0626171916.jpg
    • TZW
    • 28 junho 2017 editado

     # 3

    Colocava também uma travessas no ripado e para fixação do deck é preferível parafusos porque os pregos começam a levantar com as oscilações da madeira.
    Parte das fotos não dão para ver mas parece que já tem um bom nível de adaptação.
    Continuação de um bom DIY!
  2.  # 4

    Colocado por: TZWColocava também uma travessas no ripado e para fixação do deck é preferível parafusos porque os pregos começam a levantar com as oscilações da madeira.
    Parte das fotos não dão para ver mas parece que já tem um bom nível de adaptação.
    Continuação de um bom DIY!


    Parafusos apenas para a colocacao do deck per se... parafusos para a estrutura NUNCA dado que nao teem estabilidade estrutural. Parafusos nao sao feitos para susterem forcas laterais. Dai os pregos. Se bem que neste deck nao faria grande diferenca dado que por baixo tem cimento logo nao existe grande "peso" a suportar.. mas o correcto e' usar pregos

    Na colocacao do deck ai sim vai levar com parafusos.

    Travessas no ripado... esta a falar de estabilizadores entre os travessoes? Se for isso, ja os pus ... foi ontem porque, nas fotografias o sol ja se tinha posto e ja nao havia muita luz para continuar :D
  3.  # 5

    Fica aqui a tal fotografia com os "estabilizadores isto eh o deck no final do dia de ontem...

    Agora andamos indecisos entre madeira tratada ou Goncalo Alves. Se bem que estamos inclinados para esta ultima. E' semelhante a Ipe ... mas eh uma madeira carota!
    Concordam com este comentário: TZW
      0628171247_HDR.jpg
    • TZW
    • 28 junho 2017

     # 6

    Colocado por: sbcnvpara fixação do deck é preferível parafusos porque os pregos começam a levantar com as oscilações da madeira

    "para fixação do deck é preferível parafusos porque os pregos começam a levantar com as oscilações da madeira"
    Parece que estamos de acordo...
    Travessas referia-me a perpendiculares entre as que se viam nas fotos.
    Parece que também estamos de acordo.
    Seja como for não é a minha área, são apenas sugestões, já tinha visto que na estrutura usaram pregos torcidos e não mencionei. Talvez tivesse usado uns calços ligeiramente mais altos com uns cubos de borracha de pneu velho de camião, apesar da cobertura, pode querer dar uma mangueirada para lavar e o pó/terra não sei se não vai ficar a bloquear entre a madeira e o piso, não sei com que altura ficou mas parece tipo 10mm...
    Vá colocando umas fotos disso, é um espaço agradável e no global um bocado diferente do habitual por cá.
    • TZW
    • 28 junho 2017 editado

     # 7

    Colocado por: sbcnvFica aqui a tal fotografia com os "estabilizadores isto eh o deck no final do dia de ontem...

    Agora andamos indecisos entre madeira tratada ou Goncalo Alves. Se bem que estamos inclinados para esta ultima. E' semelhante a Ipe ... mas eh uma madeira carota!
    Concordam com este comentário:TZW
      0628171247_HDR.jpg

    Por cá costumam recomendar a mesma madeira da estrutura e tratada. Depois acabamento a óleo.
    Essa que aplicou na estrutura é pinho tratado?
  4.  # 8

    Sim para fixacao do deck parafusos sempre senao salta... agora na estrutura sempre pregos. Tente em casa um parafuso e um prego lado a lado.

    Pode ver um video a explicar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ypM4U0ftSqc

    Dai a estrutura ser sempre com pregos... usei pregos torcidos para ainda ser melhor. Mas como disse, como isto e' um deck que nao tem altura nenhuma logo mesmo que algo falhasse com parafusos nao existia perigo.

    Mas por estas zonas os decks geralmente sao elevados acima do solo... eu como nao gosto desse look, e gosto mais do look europeu com o deck rente ao chao/relva fui por esta via. Como aqui nao vai haver pressao duvido que usar parafusos tivesse impacto. Mas no outro deck no jardim onde vou ter suportes e vao ser as ripas a suportar o peso ... pregos tem mesmo de ser


    Relativamente a' madeira que usei para a estrutura, sim e' pinho tratado o tamanho sao 2x6 ou seja 50 mm por 150 mm de largo.

    Os calcos que usei sinmceramente depois de usar devia ter ido para maior. Estes teem 1,25 cm sensivelmente. Nao me lembrei de borracha... fui para PVC.

    A madeira a colocar ainda estou indeciso entre a tal Goncalo Alves ou usar madeira tratada para o deck que ficaria muito mais barato.
    • sbcnv
    • 28 junho 2017 editado

     # 9

    Goncalo Alves... do lado esquerdo sem qualquer tratamento... do lado direito com oleo:

    • TZW
    • 28 junho 2017 editado

     # 10

    Colocado por: sbcnvSim para fixacao do deck parafusos sempre senao salta... agora na estrutura sempre pregos. Tente em casa um parafuso e um prego lado a lado.

    Pode ver um video a explicar aqui:https://www.youtube.com/watch?v=ypM4U0ftSqc

    Dai a estrutura ser sempre com pregos... usei pregos torcidos para ainda ser melhor. Mas como disse, como isto e' um deck que nao tem altura nenhuma logo mesmo que algo falhasse com parafusos nao existia perigo.

    Mas por estas zonas os decks geralmente sao elevados acima do solo... eu como nao gosto desse look, e gosto mais do look europeu com o deck rente ao chao/relva fui por esta via. Como aqui nao vai haver pressao duvido que usar parafusos tivesse impacto. Mas no outro deck no jardim onde vou ter suportes e vao ser as ripas a suportar o peso ... pregos tem mesmo de ser


    Relativamente a' madeira que usei para a estrutura, sim e' pinho tratado o tamanho sao 2x6 ou seja 50 mm por 150 mm de largo.

    Os calcos que usei sinmceramente depois de usar devia ter ido para maior. Estes teem 1,25 cm sensivelmente. Nao me lembrei de borracha... fui para PVC.

    A madeira a colocar ainda estou indeciso entre a tal Goncalo Alves ou usar madeira tratada para o deck que ficaria muito mais barato.

    Os calços mencionei borracha porque pneus de camião gastos são gratuitos, quanto à altura optava por um bocado mais, uns 2 a 3 cm e em maior quantidade/menos espaçamento.
    Uma vez que não me parece ser uma casa do estilo "fashion" preferia o Pinho tratado e manter um ambiente mais rustico/cozy e de valor mais acessível com tensões semelhantes à estrutura.
      treated-pine-decking-22384321.jpg
  5.  # 11

    pois estamos indecisos...

    Goncalo Alves custa a volta de 3500 dolares para fazer o deck todo.... o pinho tratado a- volta de 800-900 dolares. No total serao 75-80 m2 ...

    goncalo Alves nunca ira preciso ser tratado na vida ja nos morremos e ainda dura e dura... o pinho ja se sabe... duracao media de vida, se for tratado de uns 20 anos.

    Ai decisoes decisoes...
  6.  # 12

    Colocado por: Anonimo06082021o ripado da base é de que madeira?


    a estrutura eh pinho tratado.

    A nivel de oleo, o da fotografia, e oleo especifico para Ipe...
  7.  # 13

    Colocado por: sbcnvpois estamos indecisos...

    Goncalo Alves custa a volta de 3500 dolares para fazer o deck todo.... o pinho tratado a- volta de 800-900 dolares. No total serao 75-80 m2 ...

    goncalo Alves nunca ira preciso ser tratado na vida ja nos morremos e ainda dura e dura... o pinho ja se sabe... duracao media de vida, se for tratado de uns 20 anos.

    Ai decisoes decisoes...

    Antes de chegar a esses 20 anos vai querer mudar de "look" mesmo que meta Gonçalo Alves....
    Concordam com este comentário: mhpinto
  8.  # 14

    O tópico até é fixe, mas perde um pouco de significado quando está a ser feito nos Estados Unidos. Metade dos produtos que você arranja ai facilmente e que lhe vão proporcionar um resultado final melhor, nós cá não conseguimos arranjar.

    Sem falar no custo das coisas.

    Uma coisa que ai dá para fazer com uns 800$, aqui às vezes vai para o dobro.

    Não dá para comparar...
  9.  # 15

    Colocado por: TyrandeO tópico até é fixe, mas perde um pouco de significado quando está a ser feito nos Estados Unidos. Metade dos produtos que você arranja ai facilmente e que lhe vão proporcionar um resultado final melhor, nós cá não conseguimos arranjar.

    Sem falar no custo das coisas.

    Uma coisa que ai dá para fazer com uns 800$, aqui às vezes vai para o dobro.

    Não dá para comparar...


    Nao arranja pinho tratado ai? E pregos? Ate agora foi tudo o que foi necessario... quanto a custos, os 800$ no pinho tratado para a parte de cima do deck e' porque eu consigo descontos de 40% na loja atraves de uns esquemas de cupoes. Sao muito poucos os que sabem disto aqui logo a maior paga precos superiores.

    O preco standard para o pinho seria de 1300+ ... 1300 seria o preco para o deck inteiro que esotu a calcular de 80 m2.

    O deck acima, esse entao penso que o custo total com estrutura nem aos 500 dolares chega
  10.  # 16

    Colocado por: Belhinho
    Antes de chegar a esses 20 anos vai querer mudar de "look" mesmo que meta Gonçalo Alves....
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Mudar o look como? Madeira e madeira nao? Quanto muito pode-se dar um tratamento de oleo diferente para mudar o look...
  11.  # 17

    Colocado por: sbcnv

    Nao arranja pinho tratado ai? E pregos? Ate agora foi tudo o que foi necessario... quanto a custos, os 800$ no pinho tratado para a parte de cima do deck e' porque eu consigo descontos de 40% na loja atraves de uns esquemas de cupoes. Sao muito poucos os que sabem disto aqui logo a maior paga precos superiores.

    O preco standard para o pinho seria de 1300+ ... 1300 seria o preco para o deck inteiro que esotu a calcular de 80 m2.

    O deck acima, esse entao penso que o custo total com estrutura nem aos 500 dolares chega


    Começa logo pelo aluguel de ferramentas. Existem pouquissimas empresas que o fazem cá, e estão praticamente todas concentradas apenas na zona de Lisboa.
    O preço da madeira é logo completamente diferente de um país para o outro. O "óleo próprio para Ipê" você não acha aqui numa drogaria qualquer. Não temos Homedepot e coisas assim pra ir buscar material!

    Está a perceber onde quero chegar? Eu também fiz o meu deck recentemente, foi tudo DIY. Sei os gastos que acarretou e sei as dificuldades em arranjar material decente por cá.
    • TZW
    • 29 junho 2017

     # 18

    Colocado por: Tyrande

    Começa logo pelo aluguel de ferramentas. Existem pouquissimas empresas que o fazem cá, e estão praticamente todas concentradas apenas na zona de Lisboa.
    O preço da madeira é logo completamente diferente de um país para o outro. O "óleo próprio para Ipê" você não acha aqui numa drogaria qualquer. Não temos Homedepot e coisas assim pra ir buscar material!

    Está a perceber onde quero chegar? Eu também fiz o meu deck recentemente, foi tudo DIY. Sei os gastos que acarretou e sei as dificuldades em arranjar material decente por cá.

    Tyrande o país não é todo assim, pelo menos de viana até lisboa na zona costeira, por vezes, são quase mais a vender do que a comprar.
    Cada tipo de zona as suas vantagens, na America em meio rural também deve haver muita coisa difícil de encontrar, basta que sejam produtos com pouca saída, nesse aspeto não considero o país assim distante de muitos outros e para o que não há por cá a importação regra geral é permitida.
  12.  # 19

    Colocado por: TZW
    Tyrande o país não é todo assim, pelo menos de viana até lisboa na zona costeira, por vezes, são quase mais a vender do que a comprar.
    Cada tipo de zona as suas vantagens, na America em meio rural também deve haver muita coisa difícil de encontrar, basta que sejam produtos com pouca saída, nesse aspeto não considero o país assim distante de muitos outros e para o que não há por cá a importação regra geral é permitida.


    A vender do que a comprar o que?
    Ferramentas?

    Só se for! Mas vá ver os custos de uma brincadeira dessas se tiver de comprar uma serra de esquadria, uma martelo pneumático, uma aparafusadora, etc etc.
    Se me disser que não precisa comprar nada, que dá para ser feito tudo à mão com um serrote e com uma chave de fendas? Claro que dá...quero é ver alguém fazer isso.

    Tou farta de ver guias DIY (99% deles americanos), que caem logo por água abaixo se postos cá em execução porque ou nós não temos os produtos, ou temos de os importar e ficam caríssimos.

    Uma simples coisa como um wood conditioner da Minwax, que lá encontra em kkr esquina, que é indicado em dezenas de vídeos, não arranja cá!
    Ou Tung Oil. Ou Danish Oil...ou..tanta coisa que nem tem piada.
    • TZW
    • 29 junho 2017 editado

     # 20

    Oleos acho que os que costumam mencionar por aqui devem servir e vendem-se por perto (Bona, Biofa,etc)
    Ferramenta para uns metros serve bem da parkside ou similar e ainda fica para o que der e vier, com 200e faz a festa.
    Madeireiros são aos pontapés, matéria prima nacional nem se fala e também serve.
    Aluguer de uma maquina especifica por exemplo http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0ahUKEwjUk_OnuOPUAhXG2xoKHc5RBAsQFgg0MAM&url=http%3A%2F%2Fwww.equipadealuguer.com%2Fimages%2Fcatalogo.pdf&usg=AFQjCNGb3_bNIqUP28vOrtbVBtBsAyG-pw como pode ver um martelo pneumático aqui são 40e mas não faltam empresas de aluguer, desde andaimes, gruas a simples maquinas quase de bricolage.
    Acho que tem mesmo a ver com a localização, também gosto de viver no campo de vez em quando ou na serra ou mesmo no meio do nada.
    Tem Net e rede tlm/tlf já é uma boa ligação ao mundo.

    https://youtu.be/gx_pmNrB1MA
    At least the president was black for once after...
 
0.0239 seg. NEW