Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Comprei em Maio de 2016 uma moradia em fase de construção. A moradia foi iniciada por volta de 2000 e a construção parou desde 2001 devido à morte do propriétario. A moradia tem a parte estrutural, as paredes encontram-se em tijolo e o telhado necessita de trocar a telha.
    Queria avançar com a conclusão da obra, mas não sei por onde começar a tratar do processo. Na altura que fiz a escritura fui à Câmara municipal perguntar se tinha de actualizar os projectos, nomeadamente a térmica, segurança, etc... A resposta foi não porque o projecto foi aprovado antes das normas da existirem. Apenas tinha de pedir licença de construção e para isso ter um empreiteiro com alvara para a poder levantar. Ja falei com 2 empreiteiros e não se mostraram muito receptivos a utilizar o alvara deles para levantar a licença, dizendo que eles apenas fazem os trabalhos de construção civil e não se responsabilizam pelas outras especialidades. Como eu resido a cerca de 500km do local, ja tentei por telefone obter informações junto da câmara mas sem sucesso. Queria aproveitar as férias de Agosto para avançar com a obra.

Se alguem do forum me puder indicar como proceder para pedir a licença junto da câmara agradecia. Quanto tempo acham que podera demorar a obtenção da mesma?

Cumprimentos

Ferreira
  2.  # 2

Onde é a Obra?
    O ideal seria contratar os serviços de um arquitecto e/ou engenheiro ou gabinete de projectos para o orientarem no processo.
    Já contactou os projectistas originais?
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasOnde é a Obra?
    O ideal seria contratar os serviços de um arquitecto e/ou engenheiro ou gabinete de projectos para o orientarem no processo.
    Já contactou os projectistas originais?

A obra é no concelho de Bragança.
    Ja tentei encontrar o projectista inicial mas sem sucesso, pelo que consegui apurar ja se reformou.
  4.  # 4

Então arranje outros.. Com vontade de o ajudar...
    Se o processo não caducou... parece ser o caso pelas suas palavras.. é fácil resolver isso.
    O novo empreiteiro somente se responsabilizará com o construido da fase existente para a frente... Tem de ver isso com o seu director de fiscalização e com o Director de Obra do empreiteiro geral que contratar.

Não entendi a dificuldade em os empreiteiro daí não assumirem a obra... só fazem os toscos!!? e o a empresa que fez o existente, ainda existe, não está interessada em continuar o trabalho?
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 5

Em princípio vai necessitar de pedir uma nova licença de construção, sendo que para isso necessita de apresentar:
    Empreiteiro com alvará e seguros.
    Diretor técnico.
    Diretor de fiscalização.
    Como muito bem disse o Pedro, contrate tb um novo projetista que para além de lhe analisar a obra o ajudará em todo esse processo
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasEntão arranje outros.. Com vontade de o ajudar...
    Se o processo não caducou... parece ser o caso pelas suas palavras.. é fácil resolver isso.
    O novo empreiteiro somente se responsabilizará com o construido da fase existente para a frente... Tem de ver isso com o seu director de fiscalização e com o Director de Obra do empreiteiro geral que contratar.

Não entendi a dificuldade em os empreiteiro daí não assumirem a obra... só fazem os toscos!!? e o a empresa que fez o existente, ainda existe, não está interessada em continuar o trabalho?
    Concordam com este comentário:zedasilva

O problema em assumir pelo que eu percebi, é que eles so querem assumir a responsabilidade da construção, tudo que é instalações, caixilharias, etc era eu que tinha de encontrar quem fizesse esses trabalhos. Tem de haver mesmo um director de fiscalização?

Obrigado
  7.  # 7

Colocado por: zedasilvaEm princípio vai necessitar de pedir uma nova licença de construção, sendo que para isso necessita de apresentar:
    Empreiteiro com alvará e seguros.
    Diretor técnico.
    Diretor de fiscalização.
    Como muito bem disse o Pedro, contrate tb um novo projetista que para além de lhe analisar a obra o ajudará em todo esse processo

Obrigado pela resposta Zedasilva.

Tenho o meu afilhado que é Engenheiro civil e têm uma empresa desde 2011 com alvará, apesar de a actividade da empresa neste momento ser nula pois ele encontra-se a trabalhar na Bélgica à cerca de 3 anos. Já lhe dei um toque sobre o assunto e ele disponibilizou-se caso necessario a pedir a licença de construção. E depois eu tinha que encontrar as empresas para fazer a obra em regime de subempreitada, sendo eu a fornecer os materiais para beneficiar dos descontos que ele pode obter juntos dos revendedores.
    Isso podera acarretar algum problema para ele? Neste caso poderia ser ele o director de fiscalização mesmo não estando sempre presente na obra?
  8.  # 8

Colocado por: Ferreira55sendo eu a fornecer os materiais para beneficiar dos descontos que ele pode obter juntos dos revendedores.

Estando você a 500km da obra, quem vai fazer a medição do material necessário?
    Quem vai colocar o material em obra?
    Quem vai verificar se o material é realmente todo aplicado?

Colocado por: Ferreira55Isso podera acarretar algum problema para ele?

Pode! Especialmente a nível das finanças

Colocado por: Ferreira55Neste caso poderia ser ele o director de fiscalização

Não! Neste caso ele seria o Diretor Técnico
  9.  # 9

Olhando para a portaria 113/2015, em obras de particulares e em operações de licenciamento, a fiscalização só é obrigatória nas obras de demolição; já nas operações resultantes de uma comunicação prévia, julgo que é sempre obrigatória.
  10.  # 10

Colocado por: nunogouveiaOlhando para a portaria 113/2015, em obras de particulares e em operações de licenciamento, a fiscalização só é obrigatória nas obras de demolição; já nas operações resultantes de uma comunicação prévia, julgo que é sempre obrigatória.

No caso dos licenciamentos os documentos referentes ao empreiteiro, director de obra e director de fiscalização, só são entregues depois dos projectos aprovados.
    Concordam com este comentário: riscos
  11.  # 11

Era para ser mas não é isso que diz no RJUE... no LICENCIAMENTO o termo Do DFO, é entegue com a arquitectura!!!
  12.  # 12

Colocado por: zedasilva
    Estando você a 500km da obra, quem vai fazer a medição do material necessário?
    Quem vai colocar o material em obra?
    Quem vai verificar se o material é realmente todo aplicado?

Pode! Especialmente a nível das finanças

Não! Neste caso ele seria o Diretor Técnico

Em relação ao control do material tenho o meu irmão que possui uma carpintaria a 10 km da obra, e ele poderia controlar essas coisa.

Que tipo de problema podera ele vir a ter com as finanças?

Obrigado
  13.  # 13

Colocado por: nunogouveiaOlhando para a portaria 113/2015, em obras de particulares e em operações de licenciamento, a fiscalização só é obrigatória nas obras de demolição; já nas operações resultantes de uma comunicação prévia, julgo que é sempre obrigatória.

Não estou a perceber o que o Nuno Gouveia quer dizer na parte da comunicão prévia?
  14.  # 14

Colocado por: Ferreira55tenho o meu irmão que possui uma carpintaria a 10 km da obra

O seu irmão sabe contabilizar quantos kg de ferro necessita? Quantos m3 de betão leva a sapata x. Quanto m2 de azulejo leva a casa de banho já contando com os desperdícios? Quanto blocos de 25 são necessários para o muro? Quantos ....

Colocado por: Ferreira55
    Que tipo de problema podera ele vir a ter com as finanças?

As câmara todos os meses enviam para as finanças uma listagem das obras que foram levantadas e qual a empresa que o fez.
    Ora no final do ano, os senhores das finanças, vão verificar se o volume de negócios daquela empresa corresponde às obras que levantou durante o ano. Não batendo certa a coisa, a empresa é chamada a justificar-se.
  15.  # 15

Pelo que percebi o problema de não que quererem levantar a licença, é que o Ferreira55 não quer entregar a obra toda a um empreiteiro... ou seja quer ir subcontratando as especialidades à parte.... de forma a poupar.

No entanto caso contrate os trabalhos todos a um empreiteiro não vejo porque é que ele não vai querer levantar a licença....
  16.  # 16

Não estou a perceber o que o Nuno Gouveia quer dizer na parte da comunicão prévia?

Quando decide fazer uma obra, esta pode estar sujeita a licenciamento ou a comunicação prévia, dependendo de vários fatores. Se gostar do tema, tente dar uma olhadela no RJUE, ou por outras palavras, no Decreto-Lei 136/2014, de 9 de setembro (existe ainda uma pequena retificação ao mesmo na Declaração de Rectificação n.° 46-A/2014 de 10 de Novembro)
  17.  # 17

Colocado por: zedasilva
    O seu irmão sabe contabilizar quantos kg de ferro necessita? Quantos m3 de betão leva a sapata x. Quanto m2 de azulejo leva a casa de banho já contando com os desperdícios? Quanto blocos de 25 são necessários para o muro? Quantos ....

Respondendo a esta pergunta, toda a estrutura e paredes da casa estão concluidas. Neste momento as paredes estão em tijolo, sendo necessario refazer apenas o telhado.

As câmara todos os meses enviam para as finanças uma listagem das obras que foram levantadas e qual a empresa que o fez.
    Ora no final do ano, os senhores das finanças, vão verificar se o volume de negócios daquela empresa corresponde às obras que levantou durante o ano. Não batendo certa a coisa, a empresa é chamada a justificar-se.

Mas então se ele levantar a licença com a empresa dele, e for ele a adjudicar as obras as diferentes empresas para fazer o trabalho não vejo onde possa estar o problema. Estive a falar com ele este fim de semana por tlf e ele diz que fez a renovação da casa dos sogros assim, com facturas de todos os trabalhos.
  18.  # 18

Colocado por: costa3333Pelo que percebi o problema de não que quererem levantar a licença, é que o Ferreira55 não quer entregar a obra toda a um empreiteiro... ou seja quer ir subcontratando as especialidades à parte.... de forma a poupar.

No entanto caso contrate os trabalhos todos a um empreiteiro não vejo porque é que ele não vai querer levantar a licença....

Eu queria entregar a obra na totalidade a um empreiteiro, eles é que estão a levantar problemas. Mas finalmente consegui encontra um empreiteiro que me fez um orçamento para terminar a obra, chave na mão. O preço é que acho muito caro, 225000 euros para acabar a casa, piso -1 garagem =135 m² + piso 0 =135 m² + piso 1 =95 m². O que acham deste preços?
  19.  # 19

Eu queria entregar a obra na totalidade a um empreiteiro, eles é que estão a levantar problemas. Mas finalmente consegui encontra um empreiteiro que me fez um orçamento para terminar a obra, chave na mão. O preço é que acho muito caro, 225000 euros para acabar a casa, piso -1 garagem =135 m² + piso 0 =135 m² + piso 1 =95 m². O que acham deste preços?

parece-me um muito bom preço..... diria mesmo até que está barato!
    Concordam com este comentário: emad
    • emad
    • 12 julho 2017

# 20

Faça as contas a 750€/M2 no piso 0 e piso 1. E some mais 450€/M2 para o piso/cave.
    Está no preço.
    Espero que tenha feito um bom negócio na compra do terreno e estrutura, caso contrário vai ficar aí com uma casa por mais de 300k.

0.0216 seg. NEW