Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: nunogouveia

Quando decide fazer uma obra, esta pode estar sujeita a licenciamento ou a comunicação prévia, dependendo de vários fatores. Se gostar do tema, tente dar uma olhadela no RJUE, ou por outras palavras, no Decreto-Lei 136/2014, de 9 de setembro (existe ainda uma pequena retificação ao mesmo na Declaração de Rectificação n.° 46-A/2014 de 10 de Novembro)

Obrigado Nuno Gouveia. Vou dar uma vista de olhos.
    Entretanto ja consegui falar com alguém da câmara municipal que me disse que era apenas necessario pedir uma licença especial para conclusão da obra, que demora cerca de 15 dias a ser emitida. Quero fazer 2-3 alterações ao projecto, e disseram-me que no final tinha de entregar as telas finais com as devidas alterações e mais nada. Em relação aos novos regulamentos térmica, etc... so sou obrigado a respeitar as normas em vigor quando o projecto foi licenciado pela primeira vez. E estou a pensar instalar painéis solares, acham que vale a pena ou não?
  2.  # 2

Colocado por: emad
    Faça as contas a 750€/M2 no piso 0 e piso 1. E some mais 450€/M2 para o piso/cave.
    Está no preço.
    Espero que tenha feito um bom negócio na compra do terreno e estrutura, caso contrário vai ficar aí com uma casa por mais de 300k.

O empreiteiro que me deu o orçamento, tem 2 casas para vender novas com tamanho equivalente à minha, uma por 235000 euros e outra por 255000 euros. Como pode pedir quase o mesmo para acabar uma casa? Ja não tem de comprar o lote, construir estrutura de betão e paredes exteriores e interiores. Tendo em conta o preço que ele vende as casas eu acharia mais normal pedir cerca 170000/180000 euros para acabar a minha.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  3.  # 3

Colocado por: Ferreira55alguém da câmara municipal que me disse que era apenas necessario pedir uma licença especial para conclusão da obra

Atenção que estas licenças por normas tem um custo/mês bastante mais elevado que uma licença normal.

Colocado por: Ferreira55Quero fazer 2-3 alterações ao projecto, e disseram-me que no final tinha de entregar as telas finais com as devidas alterações e mais nada.

Atenção ao tipo de alterações, existem alterações que tem que ser licenciadas, não podem ir em telas finais.
    Peça apoio técnico ao seu fiscal, é para isso que lhe vai pagar
    • emad
    • 12 julho 2017 editado

# 4

Colocado por: Ferreira55

O empreiteiro que me deu o orçamento, tem 2 casas para vender novas com tamanho equivalente à minha, uma por 235000 euros e outra por 255000 euros. Como pode pedir quase o mesmo para acabar uma casa? Ja não tem de comprar o lote, construir estrutura de betão e paredes exteriores e interiores. Tendo em conta o preço que ele vende as casas eu acharia mais normal pedir cerca 170000/180000 euros para acabar a minha.

Devia ter ponderado comprar uma concluída e não ter chatices. Mas se quer poupar e se tiver paciência faça a casa por adjudicação directa de cada especialidade. Mas esta solução vai demorar mais do que a solução chave na mão.
    Aconselhou-se com alguém quanto á decisão de comprar a estrutura e terreno?
  4.  # 5

Colocado por: zedasilva
    Atenção que estas licenças por normas tem um custo/mês bastante mais elevado que uma licença normal.

Atenção ao tipo de alterações, existem alterações que tem que ser licenciadas, não podem ir em telas finais.
    Peça apoio técnico ao seu fiscal, é para isso que lhe vai pagar

Em relação ao custo deram-me o preço de 270 euros por 12 meses.
    As alterações são minimas, uma delas é acrescentar mais 2 degraus nas escadas exteriores, outra é eliminar uma pequena jardineira de 1x0.6m colada à casa e a outra sera a mais importante, que é colocar telha num pequena cobertura plana cerca de 10 m².
  5.  # 6

Colocado por: emad
    Devia ter ponderado comprar uma concluída e não ter chatices. Mas se quer poupar e se tiver paciência faça a casa por adjudicação directa de cada especialidade. Mas está solução vai demorar mais do que a solução chave na mão.
    Aconselhou-se com alguém quanto á decisão de comprar a estrutura e terreno?

O unico conselho que tive foi da minha mulher que disse, adoro a casa e o local tem uma vistas bonitas etc...
    Quando estiver de férias vou tentar obter mais orçamentos, e depois tomar uma decisão.
    • emad
    • 12 julho 2017

# 7

Está tramado. Quando as mulheres decidem não usam a cabeça. Usam o coração. E isto por regra e por experiência própria, sai caro.
    Agora contrate um arquitecto e um fiscal para concluir essa obra como deve ser e com custos controlados.
    Se permite a pergunta. Quanto pagou pelo terreno e estrutura?
  6.  # 8

Ja agora aproveito para colocar uma questão mais técnica que é o seguinte:

A casa tem paredes duplas com isolamento 3/4 cm (azul), mas eu estava a pensar colocar Etics para reforça a isolação, o que acham?
    Outra questão é relacionada com as caixas de estore, que são pré-fabricadas e sem isolamento, sera melhor trocar por outras com isolamento? Eu também queria colocar os vãos envidraçados assentes pela faça interior para evitar a entrada de ar e ruido pela caixa de estore, o que acham desta solução?
  7.  # 9

Colocado por: emadEstá tramado. Quando as mulheres decidem não usam a cabeça. Usam o coração. E isto por regra e por experiência própria, sai caro.
    Agora contrate um arquitecto e um fiscal para concluir essa obra como deve ser e com custos controlados.
    Se permite a pergunta. Quanto pagou pelo terreno e estrutura?

Os lotes à venda na zona estão ao preço de 45000/55000 euros por 500m², meu lote é 1000 m² e paguei 90000 euros por tudo.
  8.  # 10

Colocado por: Ferreira55a outra sera a mais importante, que é colocar telha num pequena cobertura plana cerca de 10 m².

Dependendo da câmara, isto pode ter que ser licenciado. É uma alteração de fachada.
  9.  # 11

Dependendo da câmara, isto pode ter que ser licenciado. É uma alteração de fachada.

Pois não sei, pelo telefone disse-lhe as alterações que pretendia e eles apenas falaram nas telas finais com as alterações.
    • emad
    • 12 julho 2017 editado

# 12

Se for contido e controlado pode ser que você consiga acabar a casa por 175k. Se retirarmos 50k da estrutura já feito, até consegue.
    Agora que se meteu nisso é andar para a frente.
    Leia os relatos de quem construiu e está a construir aqui no forum. Vai aprender muito e vai evitar problemas básicos e simples de resolver.
    Vai iniciar uma experiência única na sua vida. Vai passar por vários estados de espírito. Agora está na paixão. Depois quando a obra começar a sério e a malta das obras começar a falhar, aí começa o pesadelo. A fase do pesadelo e a mais longa. Depois se tiver conseguido sobreviver e tiver concluído, então chegou a fase do amor pela casa. Esta é aquela fase em que o vai fazer esquecer todo o sofrimento que é construir.
    Boa sorte.
    Aqui vai uma música para o motivar. Ouça muita música para o ajudar a relaxar do stress.
    Ouça até ao fim sff.
    https://youtu.be/zC30BYR3CUk
    Concordam com este comentário: AC1976
  10.  # 13

Colocado por: emadSe for contido e controlado pode ser que você consiga acabar a casa por 175k. Se retirarmos 50k da estrutura já feito, até consegue.
    Agora que se meteu nisso é andar para a frente.
    Leia os relatos de quem construiu e está a construir aqui no forum. Vai aprender muito e vai evitar problemas básicos e simples de resolver.
    Vai iniciar uma experiência única na sua vida. Vai passar por vários estados de espírito. Agora está na paixão. Depois quando a obra começar a sério e a malta das obras começar a falhar, aí começa o pesadelo. A fase do pesadelo e a mais longa. Depois se tiver conseguido sobreviver e tiver concluído, então chegou a fase do amor pela casa. Esta é aquela fase em que o vai fazer esquecer todo o sofrimento que é construir.
    Boa sorte.
    Aqui vai uma música para o motivar. Ouça muita música para o ajudar a relaxar do stress.
    Ouça até ao fim sff.
    https://youtu.be/zC30BYR3CUk

Obrigado pelo incentivo Emad. Quando tiver mais tempo disponivel, vou ler os relatos no forum e criar algum topico para pedir ajuda/conselhos.
    Concordam com este comentário: emad
  11.  # 14

Colocado por: Ferreira55criar algum topico para pedir ajuda/conselhos.

Não precisa, já existe.
    https://forumdacasa.com/discussion/45755/1/rezas-mezinhas-e-outros-truques-para-gerir-a-sua-obra/
  12.  # 15

Não precisa, já existe.
    https://forumdacasa.com/discussion/45755/1/rezas-mezinhas-e-outros-truques-para-gerir-a-sua-obra/

Obrigado Zedasilva, vou ler.

Quando li rezas e mezinhas no titulo ainda pensei que fosse um topico do bruxo Armando Nhaga do SLB.
  13.  # 16

Colocado por: Ferreira55ainda pensei que fosse um topico do bruxo Armando Nhaga do SLB.

É mais ou menos, mas em bom e com resultados comprovados.

0.0205 seg. NEW