Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou mais um com duvidas acerca de aquecimento a colocar!
    Ando a remodelar uma moradia isolada, de 200m2 mais cave, com cerca de 20 anos, que está equipada com caldeira mural a gás natural e respectivos radiadores, vidros duplos sem corte térmico, parede dupla com lã de rocha.
    Mandei colocar isolamento de poliuretano expandido com 3 cm no sótão de .
    Preparei o local para caldeira de condensação, uso de termo sifão, sistema forçado e para caldeira a pellets,mas ainda estou a tempo de fazer mais alterações.
    Inicialmente pensei em guardar a caldeira mural para substituir outra mais velha que tenho num apartamento e comprava uma caldeira mural de condensação, mas uma vez que a minha mulher já me disse que quer a casa aquecida 24 sobre 24, estou com receio da despesa doa gás natural!
    Já obtive um orçamento de caldeira a pellets bronpi hidrolar de 21 Kw por 4000 euros e se for a caldeira MCZ compact 24Kw serão 5100 euros!
    O que fariam se estivessem no meu lugar?
  2.  # 2

    Metia radiante
  3.  # 3

    Para radiante já não vou a tempo, mas a minha duvida é relacionado com a fonte de calor mais indicada para os radiadores e para a minha carteira ao longo do tempo.
  4.  # 4

    Não sei qual a profundidade da sua carteira!!!! 😁
  5.  # 5

    Pode ir até aos 200 euros mensais de gastos no aquecimento ! É muito ou pouco para manter a casa agradável durante o inverno?
  6.  # 6

    Acho que vou optar por guardar a caldeira mural antiga que tenho para um apartamento que possuo e vou comprar uma de condensação das mais rentáveis, adicionando posteriormente uma caldeira a lenha, uma vez que tenho lenha. Porque se achar que.estou a gastar muito em gás faço para um esforço e faço fogueira! Tenho mt tempo livre e trabalho por turnos o que me permite deixar a casa confortável através da caldeira a lenha, para o restante agregado familiar. Informaram me que a caldeira a gás através do termostato pode ligar se qd a caldeira a lenha parar de aquecer!
  7.  # 7

    24 horas sobre 24 horas é muita fruta para 200€ mensais.
  8.  # 8

    Mas é o que me espera!
    Vai me nascer um filho ni final do verão e a minha mulher já disse que quer a casa confortável durante o inverno!
    Será que alguém se pode manifestar acerca da despesa máxima que já teve com o gás para o aquecimento com caldeiras de condensação?
  9.  # 9

    24 horas por dia o aquecimento ligado apontava aí para os 250 a 300 euros por mês.

    Mas não vejo necessidade nenhuma de ter o aquecimento ligado 24 horas por dia. Aliás, isso é um perfeito disparate. 12 horas até já é demais.
    Até porque se a casa está isolada, vai haver inércia, ou seja, quando desligar o aquecimento o calor não foge todo de repente. Uma casa minimamente isolada, ao fim de 12 horas a temperatura interior baixa aí uns 3 ou 4 graus no máximo.

    Quando o meu filho era recém nascido, no primeiro inverno o aquecimento ligava-se 6/7 horas por dia e era suficiente para a casa estar a uma média de 20 ºC durante 24 horas.
  10.  # 10

    Obrigado. Fico mais descansado!
  11.  # 11

    Se tem gás natural, não precisa pensar mais. Os pellets é o combustível que mais vai subir de preço nos próximos tempos. A avaliar pela guerra que vão (finalmente) fazer ás plantações de eucalipto e pinheiro.............
  12.  # 12

    Colocado por: BelhinhoSe tem gás natural, não precisa pensar mais. Os pellets é o combustível que mais vai subir de preço nos próximos tempos. A avaliar pela guerra que vão (finalmente) fazer ás plantações de eucalipto e pinheiro.............


    Os pellets certificados são feitos apenas de pinho ou outras resinosas, portanto o eucalipto não tem interesse nenhum. E se nos próximos tempos irão abater árvores a torto e a direito é de esperar que os preços de mercado caiam durante esse período, não que subam.
    Concordam com este comentário: lprolog
  13.  # 13

    Colocado por: BelhinhoOs pellets é o combustível que mais vai subir de preço nos próximos tempos.


    Este forum está cheio de tretas e tentativas de enganar as pessoas.

    Ando a ouvir esta tanga do aumento dos pellets há 20 anos já.
    A realidade é que todos os anos todas as fontes de energia aumentam e os pellets todos os anos baixam de preço.
    Este ultimo inverno comprei os pellets a 19 centimos o kilo.

    Os pellets têm um poder calorifico de 4,9 kWh/kg. Significa isto que 4,9 kWh em pellets custam 19 centimos, ou seja, aplicando um regra de três simples, cada kWh de pellets custa 0,0388 euros.

    O operador mais barato do mercado de gás natural é a Endesa que cobra 0,0573 euros por kWh



    Aos preços de hoje, o gás natural é 48% mais caro que os pellets (preços com IVA incluído) !!!!!
  14.  # 14

    Colocado por: ClioII

    Os pellets certificados são feitos apenas de pinho ou outras resinosas, portanto o eucalipto não tem interesse nenhum. E se nos próximos tempos irão abater árvores a torto e a direito é de esperar que os preços de mercado caiam durante esse período, não que subam.

    - O investimento nesta industria estagnou. Deixou de ser novidade!
    - A disponibilidade de matéria-prima irá reduzir.
    - O consumo tem aumentado, não só doméstico, várias industrias instalaram caldeiras industriais a pellets.
    O que acha que vai acontecer?
  15.  # 15

    Colocado por: marcoaraujo

    Este forum está cheio de tretas e tentativas de enganar as pessoas.

    Ando a ouvir esta tanga do aumento dos pellets há 20 anos já.
    A realidade é que todos os anos todas as fontes de energia aumentam e os pellets todos os anos baixam de preço.
    Este ultimo inverno comprei os pellets a 19 centimos o kilo.

    Os pellets têm um poder calorifico de 4,9 kWh/kg. Significa isto que 4,9 kWh em pellets custam 19 centimos, ou seja, aplicando um regra de três simples,cada kWh de pellets custa 0,0388 euros.

    O operador mais barato do mercado de gás natural é a Endesa que cobra 0,0573 euros por kWh



    Aos preços de hoje, o gás natural é 48% mais caro que os pellets (preços com IVA incluído) !!!!!

    Enganar?!?!? Ora essa. Apenas aconselhei que julgo que é o que as pessoas vêm cá pedir.
    Eu não disse que o gás natural É o combustível mais barato...disse que os pellets é o combustível que mais vai subir nos próximos tempos. Minha opinião como é óbvio.
  16.  # 16

    Continuo na minha saga! Tenho andado a pedir orçamento para aquecimento central baseado no que já existe, mas tenho obtido diversos opiniões ,que resultam em valores muito diferentes!
    Recapitulando, tenho radiadores montados, gás natural e mandei fazer uma chaminé de 2000mm. Ja decidi que quero caldeira mural de condensação e uma caldeira a lenha. Uma fica na cozinha e a da lenha fica na cave mesmo por baixo da outra.
    Imediatamente a seguir à caldeira a gás instalei um T de onde deriva para a caldeira a lenha. A ideia era sair de casa a meio da tarde e deixar a caldeira a lenha a trabalhar,quando esta ficasse sem lenha, iria baixar a temperatura, o que iria acionar a caldeira a gás, devido ao termostato o verificar o reduzir da temperatura ambiente.
    Quando a minha mulher chegasse a casa encontraria uma temperatura agradavel fornecida pela caldeira a gás, e de imediato acendia a caldeira a lenha.
    Perante o apresentado que tipo de acessórios serão necessários para concretizar a ideia!
    Hoje disseram me que havia de deixar uma ligação electrica.entre a caldeira a gás e a caldeira a lenha, bem como em vez da derivação em T que deixei no chão da cozinha para a caldeira a lenha havia de deixar 4 pontas em cobre para cave. Duas que iriam directamente da caldeira a gás para a cave e duas que viriam da cave para alimentar o circuito de aquecimento.
    Estou receptivo a opiniões e a indicações acerca dos acessórios que serão necessário para o que desejo!
    Obrigado
  17.  # 17

    Colocado por: Kazuza148Vai me nascer um filho ni final do verão e a minha mulher já disse que quer a casa confortável durante o inverno!
    Mai nada! Desenrasca-te, mas a casa tem que estar confortável 24h dia. Senão é o divorcio.
 
0.0161 seg. NEW