Iniciar sessão ou registar-se
    • nomic
    • 16 junho 2009 editado

# 1

Ao picar umas paredes da minha casa reparei q tenho paredes em tijo, mas tb tenho paredes em pedra!

Estava a pensar na sala ter uma dessas paredes envernizada com a pedra a mostra.

Isto é possivel? como?
    a argamassa q liga umas pedras ás outras é mt arenosa, e facilmente se "solta" da parede. Será q ao envernizar a parede conseguirei colar isto tudo?
    Terá q ser feito á pistola? q verniz devo usar? (se é q se chama verniz...)

Muito Obrigado
  1.  # 2

Nomic,
    Na minha opinião..não envernize a pedra. É quase um contrasenso fazer isso, porque repare que a pedra é um material rústico, envernizando (dando brilho) vai lhe tirar a verdadeira natureza e, digamos, a sua genuidade, o que pode em alguns casos e alguns materiais rústicos resultar bem e até enaltecer a sua beleza, mas no caso das paredes de pedra não acontece e ficam com aspecto de imitação (daquelas placas que compra ao metro a imitar a verdadeira pedra). Se tem a verdadeira, aproveite a sua originalidade.
    Opinião meramente pessoal.
    Cumprimentos,
  2.  # 3

Colocado por: CMartinNomic,
    Na minha opinião..não envernize a pedra. É quase um contrasenso fazer isso, porque repare que a pedra é um material rústico, envernizando (dando brilho) vai lhe tirar a verdadeira natureza e, digamos, a sua genuidade, o que pode em alguns casos e alguns materiais rústicos resultar bem e até enaltecer a sua beleza, mas no caso das paredes de pedra não acontece e ficam com aspecto de imitação (daquelas placas que compra ao metro a imitar a verdadeira pedra). Se tem a verdadeira, aproveite a sua originalidade.
    Opinião meramente pessoal.
    Cumprimentos,

o meu problema é que a pedra esta "agarrada uma a outra" por uma argamassa q parece areia... e aquilo iria estar sempre a sujar o chão por a arreia ou la o k é aquilo vai caindo...
    se houver uma solução para consolidar aquilo tudo, e apra agregar melhor tudo agradecia saber qual.
    as pedras q tem julgo que não são mt grds. Tenho q primeiro picar a parede para ver isso tudo
  3.  # 4

nomic

o que tem a fazer é executar um rejuntamento da forma e com os produtos correctos. Existem aqui no forum profissionais que melhor o poderão elucidar.
  4.  # 5

Sim, as pedras geralmente estão presas por uma espécie de argamassa, mas há-as colocadas a seco (construções muito antigas em que se encaixavam simplesmente as pedras umas nas outras e..aguentam-se... até hoje!). Imagino que haja, para o seu caso, algum tipo de produto fixador, sem recorrer ao verniz, que é um produto que serve para dar brilho e iria utilizar como recurso para manter a "areia" fixa.
    Eu não conheço mas haverá certamente..alguém aqui no forum sabe destes fixadores que imagino que existam?
    Cumprimentos,
  5.  # 6

PS. Estou a falar de um fixador que sirva como "acabamento", ou seja sem ter que tirar as pedras e voltar a "argamassá-la", apenas "fixar" a estrutura que já existe. (?)
  6.  # 7

Existem outros produtos além do verniz que garantem um bom acabamento, deixando a pedra tratada e sem brilhos excessivos...

Porém, penso que seria de aproveitar e picar ligeiramente essas juntas, removendo um pouco da argamassa antiga. De seguida, preenche as juntas com uma argamassa nova, que lhe garante melhor fixação e até pode escolher algum grão/cor que pretenda...

A Weber e a Kerakoll (Entre outros, se calhar melhores, lembrei-me foi dests) têm muitas soluções dessas...

Coisas da Casa
  7.  # 8

... assim sem pesquisar muito,e de cabeça, recomendaria um Impregnante incolor à base de resinas de siloxano
  8.  # 9

E pronto, aqui tem duas soluções..sem ser envernizar que seria solução de recurso para o que pretende!
  9.  # 10

pois é isso mesmo.

hj almocei num restaurante na praça do campo pequeno, e eles la tinham as pedras a mostra. e eram pedras iguais ás da minha casa!
    as pedras não são mt grandes, náo é como na casa q os meus pais tem na terrinha que são pedras de metro em granito!!!

Estas são pedras relativamente pequenas. Bom sim devo entao picar e colocar uma resinas dessas.

Muiuto obrigado a todos
  10.  # 11

Boa noite,
    Estou a picar uma parede idêntica à mencionada no post inicial pelo nomic.
    Também não me agrada muito a ideia de envernizar a pedra, preferia utilizar algo menos óbvio... Mas como sou um leigo na matéria, agradecia que alguém me esclarecesse algumas questões:
    Em relação à argamassa, que tipo de argamassa devo procurar? E onde? No AKI e afins, ou preciso de ir a casas mais especializadas?
    E em relação ao impregnante incolor à base de resinas de siloxano, onde o poderia encontrar?
    Obrigado,
    Paulo Dias

0.0153 seg. NEW