Tenho 2 questões relativamente à minha instalação eléctrica, que até não é muito antiga, os cabos têm o diâmetro certo e parece-me tudo dentro das normas.
Qdo comprei a casa e pintei, removi os botões, tomadas, etc. Reparei que alguns fios nas tomadas e na caixas dos interruptores tinham a proteção\plástico meia solta, alguns fios (fase) dava mesmo para ver o cobre, nada de muito dramático era apenas em algumas partes visíveis..
Ontem, estive a passar fio terra para os quartos, pois nenhum tinha tomada 2P +T (se calhar não é obrigatório), numa das tomadas verifiquei novamente este fenómeno, um fio 2.5mm Castanho de para aí 5cm (apenas para ligar a tomada a um terminal de rosca), está tb com o plástico protector meio rasgado. Este vou substituir. A minha pergunta é:
Será que me devo preocupar em saber se os fios por dentro dos tubos podem estar assim também? Está tudo ligado a Disjuntor 16A.
Já agora, ontem a passar o fio terra, que deu algum trabalho em alguns sítios dos tubos, tive que fazer alguma força, não usei fita isolante, descarnei a ponta, enrolei na guia e fui puxando. Nos locais em que não estava a passar, usei um pouco de vaselina sólida e lá passou. Fiz mal? (há outro lubrificante mais adequado?) Já liguei as tomadas e o Disjuntor e está tudo Ok.
as zonas descarnadas,pode reparar com manga retractil... o resto que relata é perfeitamente normal. aproveite para nas caixas de derivação sacar os ligadores de rosca e meter ligadores tipo WAGO, nas zonas de passagem entre tomadas, idem. Actualmente as tomadas e até mesmo os circuitos de iluminação tem obrigatoriedade de ter Terra.
Circuitos de tomadas - protecção a 16A - secção de 2.5mm2 Circuitos de iluminação - protecção 10A - secção de 1.5mm2
Não misture circuitos... e deveria arranjar um electricista encartado para fazer-lhe uma acessoria á instalação, nomeadamente aos equipamentos de protecção do Quadro, medir terras, etc...
Sim, sei algumas coisas básicas (nada de PRO) a nível de circuitos, não misturar circuitos e a secção sei que está correcto.
No Quadro tenho Disjuntores para Frigo, Forno, Máquinas, Tomadas da casa e restantes para iluminação.
Nas caixas de derivação e noutros pontos (tomadas) há de facto terminais de rosca, vou então trocá-los todos por WAGO que até tenho aqui alguns.
Para medir\testar terra posso usar um multímetro, sei como fazê-lo. Será que é suficiente ou é preciso outras medições mais precisas no Quadro? (se for o caso sim, no Quadro não irei mexer..).
Já agora, ontem comprei tomadas 2P + T, da EFAPEL, optei por umas que são monobloco, em vez de ter a tomada + espelho + centro, traz só a tomada + o bloco (espelho e centro juntos).
Não as achei tão boas como as outras (com tudo separado), se calhar por isso são mais baratas. Depois de encaixar a tomada\miolo na parede, ao meter o monobloco aquilo não encaixa muito bem.. aparafusa-se mas existe sempre uma oscilação do espelho\bloco relativamente à tomada. é mesmo assim?
As que levam o espelho e centro separado ficam muito bem presas e não mexem, estas, se tocar no espelho e o tentar mover para os lados mexe-se uns milímetros (nada de grave mas dá a sensação que as peças não encaixam muito bem).