Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! Sou novo aqui no fórum (já o utilizei algumas vezes apenas para ler discussões). Sei que nunca se deverá abrir um novo tópico sem antes ter a certeza que já existe um igual, mas de facto não encontrei.

    Queria construir uma moradia, mas não sei quais os procedimentos e a onde me devo dirigir para tal. Bom, tenho a ideia que primeiro terei que tratar de comprar um terreno e contratar um bom arquitecto. As minhas questões são: na compra de um terreno, como poderei ter a certeza de que este está ou pode ser licenciado para a construção de uma moradia? (Tenho receio que me enganem e que o terreno depois possa não ser usado para a construção da moradia :( ! Depois do terreno e das licenças, terei que falar com o arquitecto e o projecto terá que ser aprovado na câmara, correcto? O que faz propriamente um empreiteiro? Ele contrata as especialidades? Os senhores que estão propriamente com as "maos-na-massa" a construir a casa?

    Em relação ao preço, sei que varia muito conforme "os luxos" da casa, mas será possível construir um T3, com 120m2 (só um andar) por 90.000,00 (fazendo o metro quadrado a 750€, isto já com IVA).

    Agradeço toda a ajuda que me possam dar, como podem constatar estou completamente às cegas nesta matéria :(

    Obrigado!
  2.  # 2

    Boa noite.

    Posso ajudá-lo a esclarecer algumas dúvidas (pois estou a num processo de construção da minha casa) envie-me mensagem privada.

    Cumprimentos
  3.  # 3

    Obrigado! Como posso mandar Mp? Tem que ser para o e-mail?
  4.  # 4

    Bom Dia JBotelho

    Lembro-me bem quando estava nessa fase:
    . antes de mais, convém perceber se a área que dizem que o terreno tem, ele efectivamente tem (senão está a comprar "gato por lebre")!
    . depois convém perceber se o terreno não está inserido em Reserva Ecológica ou Agrícola e só possa plantar couves nesse terreno...ou se tem algum rio/riacho a passar no terreno, pois isso limita a construção...o ter casas de um determinado género à volta não quer dizer (necessariamente) que pode fazer igual...elas podem estar ilegais.
    . convém saber o que o PDM (Plano Director Municipal) prevê para aí (até pode ser mesmo uma casa com cave+R/C+1piso), mas certifique-se primeiro

    Ah, o meu arquitecto estaria orgulhoso de mim, ensinou-me bem...HEHE
    Eu optei por socorrer-me de um Arquitecto logo de início, para ele me aconselhar se eram ou não bons terrenos, mesmo antes de comprar.
    Se quiser dou-lhe o contacto (não lhe vou dar o contacto mail dele aqui, por uma questão de privacidade), mas contacte-me para o mail abaixo, que eu passo-lhe o contacto.

    Caso queira, envie um mail para o meu mail: [email protected]
    Espero ser uma ajuda.
    Cumprimentos, Marcos Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ri_
  5.  # 5

    Colocado por: JBotelhoQueria construir uma moradia, mas não sei quais os procedimentos e a onde me devo dirigir para tal. Bom, tenho a ideia que primeiro terei que tratar de comprar um terreno e contratar um bom arquitecto. As minhas questões são: na compra de um terreno, como poderei ter a certeza de que este está ou pode ser licenciado para a construção de uma moradia? (Tenho receio que me enganem e que o terreno depois possa não ser usado para a construção da moradia :( ! Depois do terreno e das licenças, terei que falar com o arquitecto e o projecto terá que ser aprovado na câmara, correcto? O que faz propriamente um empreiteiro? Ele contrata as especialidades? Os senhores que estão propriamente com as "maos-na-massa" a construir a casa?
    Pronto, mais um que se está a por a jeito...
    Caro JBotelho
    Para construir precisa para além de €€€, de um terreno. Antes de comprar um terreno, ou se já tem um em vista, vá à Câmara Municipal, faça um pedido de informação prévia sobre a viabilidade de edificação em causa. Com a resposta da da Câmara, terá a a certeza que poderá ou não edificar nesse local.
    Com essa informação dirigi-se a um gabinete de arquitectura para discutir com o Arquitecto que contactar para lhe expor as suas ideias em relação ao que pretende.
    Depois é o processo normal, projecto de arquitectura - Especialidades - Aprovação - Levantamento de Licença - Inicio de Construção. Claro que para o levantamento da licença já terá que ter seleccionado o Empreiteiro que lhe irá construir a casa, porque para levantar a licença de Construção, precisa de Alvará do Empreiteiro, entre outros documentos.
    Claro está que, dependendo da Câmara Municipal, e uma vez que ainda não tem terreno, poderemos estar a falar de uma duração de mais ou menos 8 meses até que comece a construir.
    Dado que não tem experiência, é melhor contratar já um arquitecto para que em conjunto consigo possam discutir a elaboração do projecto de arquitectura.
    Tudo a correr bem..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ri_
  6.  # 6

    Caro JBotelho,

    A sua preocupação na aquisição do terreno é legítima, no entanto se está mesmo decidido e se terá de contratar Arquitecto porque não falar já com ele e ele pode-o ajudar na consulta das viabilidades dos terrenos.

    Já agora qual é a zona?

    Cumprimentos
    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: JBotelhoObrigado! Como posso mandar Mp? Tem que ser para o e-mail?


    Olá veja o meu email, carregando no meu utilizador.

    Cumprimentos.
  8.  # 8

    Obrigado a todos pela a ajuda, de facto começo a entrar numa ansiedade! Provavelmente vou ter muitas dores de cabeça, mas espero que corra bem :)
    Bom será em Sintra, Rio de Mouro, já me informei sobre o Pdm, mas não encontro nenhum tipo de mapa que inclua o meu potencial terreno...existe alguma planta? Só encontro artigos, artigos e mais artigos.

    A moradia que penso construir não será uma excentricidade, não terá mais do que 100m2 (muito provavelmente), é mais para ter a área de jardim, para as crianças brincarem e ter o meu cão que é muito grande para estar num apartamento.

    8 meses mesmo sem contar com a construção?? De facto sempre ouvi dizer que o processo mais demorado será para obter a licença é mesmo o desenho de arquitectura (ainda para mais qua do os clientes começam a escolher os materiais).


    MrcsMglhs, vou enviar MP.
  9.  # 9

    Peço desculpas ao JBotelho, pois vou utilizar o tópico dele para, também eu tirar algumas dúvidas na construção.

    Já adquiri o terreno, já sei o que posso construir.

    Tenho que construir uma casa com 4 andares (requisitos do loteamento), Cave (garagem), r/c, 1º andar e terceiros.

    Estou na fase de projeto ainda, e, da forma como está atualmente, o projeto é para construção de cerca de 300 metros quadrados divididos pelos 4 andares. (os andares habitáveis (r/c e 1º andar) têm cerca de 100 metros quadrados cada)
    O r/c ficará com cozinha, sala, wc, quarto e espaço para escritório.
    O 1º ficará com 2 quartos, 1 wc e uma suite com closet e wc. Sendo a cave composta por garagem e os terceiros para ficam de espaço amplo, o arquitecto está a fazer as contas a 700€/metro quadrado de construção.

    A minha pergunta é. Este valor é alto?

    Bem sei que depende sempre dos acabamentos escolhidos etc, mas a mim este valor parece-me muito elevado, isto porque, já tive apalavrada uma casa com uma área de cerca de 250 metros quadrados, terreno incluído, por menos do valor total da construção desta ao preço definido pelo arquiteto para o metro quadrado

    Agradeço a todos antecipadamente.
  10.  # 10

    Eu actualmente digo sempre aos meus clientes que ronda os 750€/m2 +IVA...
    Sinceramente nunca me enganei muito...
    Concordam com este comentário: Picareta
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasEu actualmente digo sempre aos meus clientes que ronda os 750€/m2 +IVA...
    Sinceramente nunca me enganei muito...
    Concordam com este comentário:Picareta


    Agradeço o seu comentário.

    A minha pergunta é a seguinte, tendo eu cerca de 100m2 de garagem e sótão, essa área também se rege por esse valor?
 
0.0135 seg. NEW