já conheço este fórum há alguns anos mas é a primeira vez que sinto a necessidade de participar.
Estou à procura de casa e para além dessa pesquisa efectiva, tenho pesquisado muito sobre tudo o que preciso de saber ou perguntar durante este processo. Como sei que neste fórum há muitas pessoas experientes na matéria, acho que seria útil tanto para mim como para futuros visitantes, se conseguissemos realizar uma checklist de tudo o que deve fazer quando procura casa, coisas essas que vão ajudá-lo a avaliar a qualidade do negócio que vai fazer ou ajudar a despistar uma casa que à primeira vista pode parecer interessante mas que aquando verificação desses itens, percebe que afinal não é tão boa compra. Estou a falar de coisas desde verificação do estado da canalização ou instalação de electricidade como de falar com os vizinhos ou administrador do condomínio.
Portanto a minha pergunta para vós é: o que é que temos de/devemos fazer quando estamos a ponderar a compra de um imóvel?
Da minha experiência, deve primeiro definir bem a zona onde vai procurar o imóvel. Comprar uma casa no sítio certo é meio caminho andado para uma boa experiência. Claro que isto é mais difícil do que parece, uma vez que terá certamente o dilema de muitos de querer comprar numa zona, e não ter o dinheiro suficiente para comprar lá. Depois de definida a zona é começar é ver que tipo de imóvel quer e estudar que imóveis existem nesse local para venda (através de imobiliárias, internet, etc.). Um conselho que costumo dar a quem vai comprar um imóvel é ver algumas casas, estudar bem os prós e os contras de cada uma, e sobretudo fazer uma segunda visita à(s) escolhida(s), antes de avançar para a compra, isto porque numa segunda visita os seus olhos vão certamente reparar em defeitos que não viu inicialmente. Vá também ver o exterior da casa à noite e em dias diferentes (ex. se viu a casa a um sábado, vá ver na 2.ª feira), o que é sempre bom para ver se há muito barulho na rua, trânsito, estacionamento selvagem, mau ambiente, etc. No caso de comprar um apartamento, peça para falar antes com o administrador de condomínio, para ver a situação do condomínio, obras futuras necessárias, etc. Veja sobretudo se o prédio lhe parece "bem cuidado", porque normalmente é sinónimo do bom funcionamento do condomínio (Fui uma vez ver um apartamento num condomínio que tinha a fachada sem vários azulejos, e quando entramos no prédio a luz das partes comuns tinha sido cortada e os elevadores não funcionavam, disse logo ao mediador que já nem precisava de me mostrar o apartamento). A nível da situação do imóvel, deve consultar a certidão do registo predial, caderneta predial e certificado energético, e verificar se a informação que consta nesses documentos está correta (ex. verificar se o aproveitamento do sótão consta na descrição predial do imóvel, etc.) e se quem lhe vai vender tem legitimidade. Quanto ao interior do imóvel, a única hipótese que um leigo tem de não ser "enganado" é levar alguém com conhecimentos na área, mas assim como conselhos diria que se deve sempre desconfiar de apartamentos com muito pladur, e sobretudo se tiver pintura recente (normalmente esconde muitos defeitos), deve procurar ir ver a casa num período em que chova (sei que nem sempre é fácil mas dá para ver se existem infiltrações de humidade) - Por má experiência, aprendi que não se deve ser o condómino que tem o telhado por cima, é sempre o que sofre com as infiltrações do telhado, sem que os outros condóminos se preocupem. Ah, um último, conselho: desconfie sempre do que lhe dizem os mediadores imobiliários, alguns são mentirosos, outros só exageram ou omitem certas partes para vender!
Depois disso tudo, se a casa ainda lhe continuar a parecer um bom negócio, faça a sim mesmo uma ultima pergunta: - Se isto é tão bom como parece, porque raio é que ninguém a descobriu antes de mim?
Spoliv, falou aí numa questão que me é próxima, que é a pintura recente. Se por um lado, dá logo outro ar à casa, por outro dá logo azo a dúvidas...
No meu caso visitei um apartamento num último andar, sendo que em cima existe espaço cujo acesso é feito por uma escada no interior do prédio, mas que não é usado para arrecadações (são na cave). Dá-me ideia então que é uma área comum que não é utilizada. O apartamento não tem acesso ao 'sotão' por dentro, e depois de pesquisar na internet sobre o assunto, resolvi não incluir na equação a possibilidade ou não de ter sotão. A tê-lo, seria óptimo, mas não vou contar com essa possibilidade na minha decisão. A casa foi pintada recentemente, por isso pedi para na segunda visita ver o espaço por cima da casa e ver em que estado está, não vá a pintura ser para disfarçar alguma coisa. Quando a esmola é muito o pobre desconfia, e neste caso o preço é bastante simpático quando comparado com as outras casas à venda na zona...
Como é o administrador do condomínio que tem a chave dessa área comum, vou também aproveitar para falar com ele e saber mais informações sobre o condomínio, contas, vizinhos, e tentar tirar uma ideia geral do que é viver naquele prédio.
Outra dúvida que tenho, para consultar a certidão de registo predial, caderneta e CE, como o devo fazer? Poderá a imobiliária facultar esses documentos ou facilitar a sua consulta?
Quando aos medidores imobiliários, claro que já ouvi a conversa de 'existirem outros interessados', mas deixei claro que não tenho urgência na compra e que quando surgir aquilo que considero ser a oportunidade certa avançarei, portanto não me irei precipitar muito menos por pressões ou técnicas de venda ;)
zedasilva: ehehe, sabe que é mesmo esse o meu pensamento agora? Com um valor tão atrativo e com nada que aparente ser um problema... então porque é que esta casa ainda está à venda? Tenho de ver bem a data do anúncio e perceber se é recente ou antigo.