Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Carissimos,

resido numa vivenda de dois pisos na zona de Almada, com a cobertura plana e no segundo piso o calor desta época tem sido por demais no quarto da minha filha.
    Eu já pensei em aproveitar a zona da cobertura e fazer uma zona ajardinada. Pelo que tenho lido é uma boa opção térmica,numa zona que está sempre exposta ao sol. No entanto, temo pelo peso que isso pode provocar, bem como as infiltrações, fungos,etc...
    Outra opção é colocar um material que sirva de isolante térmico, não sei qual....Por curiosidade um dos quartos que tem a cobertura revestida de pedra branca decorativa, é mais fresco do que os quartos que não têm qualquer revestimento e em que o Sol bate de chapa! Faz sentido??

A casa está dentro dos 5 anos de garantia, será um ponto a apresentar ao construtor para corrigir??

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

Cumprimentos
    Ricardo Miguel
  2.  # 2

qual é o acabamento dessas zonas?? é uma zona transitável ? existe platibanda na sua periferia? ou seja um murete ou prolongamento da fachada. Se puser aqui fotos de certeza que vão aparecer várias soluções.
  3.  # 3

Colocado por: ramiguelA casa está dentro dos 5 anos de garantia, será um ponto a apresentar ao construtor para corrigir??

È complicado, teria de ver o que estava no projecto e provavelmente estará tudo conforme o projecto.

Colocado por: ramiguel
    Eu já pensei em aproveitar a zona da cobertura e fazer uma zona ajardinada. Pelo que tenho lido é uma boa opção térmica,numa zona que está sempre exposta ao sol. No entanto, temo pelo peso que isso pode provocar, bem como as infiltrações, fungos,etc...

Tenho um ditado que diz: Quem tem floreiras, têm problemas. Se colocar a terra directamente, as raixzes irão destruir as telas de impermeabilização, mais cedo ou mais tarde. Existem telas asfalticas antiraizes para aplicar nessas zonas de floreiras

Colocado por: ramiguelPor curiosidade um dos quartos que tem a cobertura revestida de pedra branca decorativa, é mais fresco do que os quartos que não têm qualquer revestimento e em que o Sol bate de chapa! Faz sentido??

Faz

Colocado por: ramiguelOutra opção é colocar um material que sirva de isolante térmico, não sei qual..

Tem algumas opções. Uma e a mais barat, é colocar roofmate de 50 ou 60mm (um projectista poderá dizer-lhe qual a espessura correcta) por cima da zona e depois cobrir com gravilha, para que não voe.

Outra é colocar lagetas Grisol ou identicas, mas é mais caro, mas é mais indicado no caso de ser uma zona visitável
  4.  # 4

Colocado por: PauloCorreiaTem algumas opções. Uma e a mais barat, é colocar roofmate de 50 ou 60mm (um projectista poderá dizer-lhe qual a espessura correcta) por cima da zona e depois cobrir com gravilha, para que não voe.

Parece-me o mais simples e económico a fazer. Ah, e resulta! :)
  5.  # 5

Acho que eu tb vou fazer isso... o meu isolamento de 4cm fica muita aquém do desejado... e o empreiteiro queria pôr de 3 !!!

Que preços para um de 6cm?

Outra questão:

Desde a aplicação do isolamento (já lá vão 6 anos ou mais) ficou uma placa por cima do godo.. e lá continuou com uns tijolos por cima... a preguiça foi tanto que nunca a tirei de lá...
    No outro dia lá fui à cobertura e verifiquei que a placa estava quase a desintegrar-se... perdeu espessura, está descolorada e perdeu a regidez. Será que as que estão por debaixo do godo e do geotextil também estão assim? Ou esta está assim, porque foi deixada à chuva e ao Sol?
  6.  # 6

Colocado por: jfsmoreiraDesde a aplicação do isolamento (já lá vão 6 anos ou mais) ficou uma placa por cima do godo.. e lá continuou com uns tijolos por cima... a preguiça foi tanto que nunca a tirei de lá...

lol...
    Colocado por: jfsmoreiraNo outro dia lá fui à cobertura e verifiquei que a placa estava quase a desintegrar-se... perdeu espessura, está descolorada e perdeu a regidez. Será que as que estão por debaixo do godo e do geotextil também estão assim? Ou esta está assim, porque foi deixada à chuva e ao Sol?

É EPS ou XPS? O EPS sei que se degrada muito com a exposição solar DIRECTA, e creio que o XPS também... As que estão debaixo do godo devem estar boas.
  7.  # 7

Hoje medi a temperatura do tecto do quarto, eram 19h e deu 32 graus!! Não me parece normal. Só o tecto é que está em permanente exposição ao sol, a parede orientada para Este apanha sol até às 12h...no máximo!

Projecto:

Cobertura: Inclinada (a mim é plana!) Cobertura revestida a telha de cor clara (não tem telha, é plana), em desvão ventilado, isolada com 40 mm de poliestireno.

"Paredes Envolventes Pano Duplo orientação N/NE/SE/SW; Espessura Total 30cm. Paredes duplas de tijolo furado simples 0.11+0.11 com caixa de ar esp=25 mm, preenchida parcialmente com 20mm de poliestireno extrudido em placas, sem correcção as pontes termicas" (?)

Amanha falo com o gabinete de arquitectura...mas cheira-me a poupança de dinheiros por parte do construtor..

Outra coisa. Alguém sabe de uma solução que possibilite a alimentação de ar-condicionado através de paineis solares?? Para além da solução da EDP (25 mil euros para produzir energia). Vi uns paineis no Leroy Merlin, que alimentam baterias e pensei que podia ser uma solução a ter em conta!
  8.  # 8

Colocado por: ramiguelProjecto:

Cobertura: Inclinada (a mim é plana!) Cobertura revestida a telha de cor clara (não tem telha, é plana), em desvão ventilado, isolada com 40 mm de poliestireno.

"Paredes Envolventes Pano Duplo orientação N/NE/SE/SW; Espessura Total 30cm. Paredes duplas de tijolo furado simples 0.11+0.11 com caixa de ar esp=25 mm, preenchida parcialmente com 20mm de poliestireno extrudido em placas, sem correcção as pontes termicas" (?)

O que foi feito não coincide com o projecto??!!! Tinha um projecto para casa com telhado inclinado com telhas e fez uma com telhado plano e só agora é que reparou??
    Que se passou por aí?

O isolamento da sua casa é quase para dizer que tem... 2cm de XPS, sem correcção de pontes térmicas... Mas pelo menos já estava no projecto. Se deixou ficar assim...

Colocado por: ramiguelAmanha falo com o gabinete de arquitectura...mas cheira-me a poupança de dinheiros por parte do construtor..

Na parte do isolamento se o construtor colocou o que veio no projecto, a poupança veio de outro lado que do construtor...
    A parte do telhado é que me deixa parvo...
  9.  # 9

Boas

cheira-me a poupança de dinheiros por parte do construtor

A mim cheira-me que começaram a poupar logo no projecto:

Paredes duplas de tijolo furado simples 0.11+0.11 com caixa de ar esp=25 mm, preenchida parcialmente com 20mm de poliestireno extrudido em placas

sem correcção as pontes termicas

Pois é, o antigo regulamento não obrigava.

Não sei de tirou tirou esses elementos mas devia confirmar na Ficha Técnica da Habitação ou, em alternativa, consultar o processo na câmara e ver o que dizem as telas finais.

cumps
    José Cardoso
  10.  # 10

Eu comprei a casa assim, não faço parte do projecto, não a mandei construir.

O que transcrevi está na Ficha Técnica da Habitação, elaborada em Abril de 2008 pelo gabinete de arquitectura...

Medi a temperatura durante a noite e não baixou dos 30 graus....

A mim cheira-me que começaram a poupar logo no projecto:

@JoseCardoso Porque diz isso? Por causa das paredes duplas? Não é o corrente?

Não procuro uma solução fácil, mas o que se sugere neste caso? Como posso avaliar se o que esta no projecto é o que está feito, sem partir paredes, destruir a cobertura, etc??

Cumprimentos
  11.  # 11

Boas

Porque diz isso? Por causa das paredes duplas? Não é o corrente?

A parede dupla é corrente, o que não acho bem é a espessura do isolamento e da caixa de ar:
    1 - Mesmo com o antigo regulamento, nunca considerei para as paredes duplas placas com menos de 3 cm; na verdade, o mínimo que considerei no cálculo foram 4 cm, sendo que mesmo assim casos havia em que tinha de aumentar para chegar a uma situação de conforto.
    2 - No seu caso a caixa de ar final é de apenas 0,5 cm (2,5 - 2,0 = 0,5); não deveria ser inferior a 3 cm.

Como posso avaliar se o que esta no projecto é o que está feito, sem partir paredes, destruir a cobertura, etc??

Não estou a ver outra maneira que não seja furar a parede e verificar.

PS: Essa contradição entre a situação real e a FTH é um caso de falsas declarações por parte do técnico responsável.

cumps
    José Cardoso
  12.  # 12

A minha casa tb é assim....

O projecto de arquitectura está uma cobertura plana.
    O´térmico, nota-se mesmo que é uma fotocópia! Nem se notam as imagens e lá está uma cobertura em telha com barrotes de madeira ??? isolamento de 2 cm de poliestireno, etc...
    Na altura eu nem tive acesso a estes projectos! O projecto foi logo para a câmara, veio aprovado e só no caderno de encargos é que ficou mencionado como é que iria ser o isolamento...
    Só há pouco tempo é que estive a ver os projectos... e fiquei pasmado com o que vi!

Enfim... é mesmo à Português... o arquitecto queria despachar eu queria aquilo rápido... a câmara nem quer saber... Somos todos culpados!
  13.  # 13

Se der para fazer, coloque isolamento termico( minimo XPS40mm) sobre a zona em tela, e aplique o godo como no resto da cobertura... deve ficar com o problema resolvido.
    Os 20mm de XPS.. é insuficiente... sempre projectei, pelo anterior regulamento com o mínimo de 30mm de isolamento em XPS (20+110+30+110+20)... mas tudo depende da zona climática...
  14.  # 14

Colocado por: jfsmoreiraSó há pouco tempo é que estive a ver os projectos... e fiquei pasmado com o que vi!

Não devia ser assim, mas já que é, ainda deve ir a tempo (se não estiver feito) de procurar uma solução em condições. Desde umas mais económicas a outras mais eficientes, o que não falta é informação acerca do que fazer.

Quer a Imperalum quer a Grisol, tem nos sites diversas soluções. Não têm qualquer implicação com o projecto e desde que melhore, qual a crise, embora não perceba cmo é que uma coisa dessas passa, no dias de hoje, onde temos tanto regulamentos térmicos e gente a ganhar dinheiro com essa área.

Se por acaso esse projecto não cumpre o regulamento, uma queixa dos responsáveis era muito bem feita, a ver se eles começam a ter atenção aquilo que fazem e não andarem a lixar projectistas que trabalham bem. É por isso que de vez em quando aparecem ai preços para projectos que mal dão para o papel enquanto os que querem fazer um bom projecto, têm de mudar de vida, senão morrem à fome
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
    • JCC
    • 18 junho 2009

# 15

Coloquei lajetas da Grissol nas palas do meu terraço e estão a "funcionar"!
  15.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasSe der para fazer, coloque isolamento termico( minimo XPS40mm) sobre a zona em tela, e aplique o godo como no resto da cobertura... deve ficar com o problema resolvido.
    Os 20mm de XPS.. é insuficiente... sempre projectei, pelo anterior regulamento com o mínimo de 30mm de isolamento em XPS (20+110+30+110+20)... mas tudo depende da zona climática...

Zona em Tela? Será aquilo preto que eu vi quando fui à cobertura?
    Godo? Expliquem-me como se fosse a minha filha de 4 anos! :)

A zona é Almada, margem sul de Lisboa!
    Deve-se colocar a situação numa empresa especializada em isolamentos térmicos ou é coisa que eu possa fazer?

Antecipadamente Grato
  16.  # 17

Colocado por: ramiguelGodo? Expliquem-me como se fosse a minha filha de 4 anos! :)

A brita, pedra, calhaus, aquilo fixe para atirar à cabeça da colega parvinha

Colocado por: ramiguelDeve-se colocar a situação numa empresa especializada em isolamentos térmicos ou é coisa que eu possa fazer?

Nã, compre os painéis, coloque-os bem juntos e no fim ponha godo por cima. Se não tiver no imediato, uns tijolos resolvem temporáriamente. uma camada de 10cm é suficente
  17.  # 18

LOL...Godo é novo para mim...mas percebi bem! Gracias...vou inteirar-me dos preços!
  18.  # 19

Colocado por: ramiguel.vou inteirar-me dos preços!

Godo: 15€/m3 + IVA + transportes

Isolamento térmico: (+ IVA)
    Photobucket
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  19.  # 20

5 euros/m2....parece-me bem...preciso aí de 40 m2 e respectivo Godo para que o vento nao o leve...

Onde é esta loja??

0.0231 seg. NEW