Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!
    Sou uma leiga no que toca à área de construção ou eng. Civil e daí solicitar o vosso suporte.
    Vou construir uma casa em banda com cobertura plana (projeto dita a cobertura desse modo) depois de tanto ler sobre o assunto continuo sem conseguir decidir se deva investir numa cobertura com painel sandwich ou pelas telas como me têm apresentado nas cotações que me apresentam.

    Será que conseguem dar uma ajuda/aconselhamento neste tópico?

    Grata desde já.
  2.  # 2

    O que é que está no projeto?
  3.  # 3

    Colocado por: DsofiaSou uma leiga no que toca à área de construção

    Não contratou um arquitecto e uns engºs para fazer os projectos? eles é que tem que a ajudar a resolver esses problemas!!! Tem dúvidas quanto à cobertura, e quanto aos restante 500 trabalhos, sabe como se fazem?
  4.  # 4

    Caro Picareta, devemos acreditar e tomar como dogma tudo o que os Eng./Arq nos dizem ?
    E quando não concordam ? e quando o Arq. diz uma coisa, o eng. diz outra e o empreiteiro diz outra?
    "A vida costa .. costa " e ser dono de obra costa muito.

    E então ... qual a melhor opção para não ter problemas de infiltração ?
    Concordam com este comentário: zinna
  5.  # 5

    Colocado por: transmontanoE então ... qual a melhor opção para não ter problemas de infiltração ?

    Uma boa execução da solução preconizada em projeto, seja ela qual for.
    Em principio todas as soluções são boas, desde que bem executadas.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Pedro Azevedo78
  6.  # 6

    Colocado por: transmontanoCaro Picareta, devemos acreditar e tomar como dogma tudo o que os Eng./Arq nos dizem ?

    Não, mas neste caso acho que esses ainda não disseram nada !!!
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Uma boa execução da solução preconizada em projeto, seja ela qual for.
    Em principio todas as soluções são boas, desde que bem executadas.


    Percebo o que quer dizer mas não corresponde totalmente à verdade. Existem obviamente soluções que são melhores que outras. Um betume por exemplo não consegue ter o mesmo desempenho de um PVC ou poliuretano.
  8.  # 8

    O meu projeto será tipo chave na mão. E no orçamento do empreiteiro vem a informação que envio em anexo.
    O engenheiro diz que se tudo for bem colocado é uma boa opção.
    O que vos parece?
      20170731_151912.jpg
  9.  # 9

    Quer dizer, na altura de elaborar o projecto não pôs essa pergunta ao arquitecto?

    Devia ter discutido isso com ele.

    é que depois aparecem aqui DO que passam noites a estudar soluções (neste caso de coberturas) .. coisa que não deviam ter de fazer.
  10.  # 10

    Colocado por: transmontanoCaro Picareta, devemos acreditar e tomar como dogma tudo o que os Eng./Arq nos dizem ?
    E quando não concordam ? e quando o Arq. diz uma coisa, o eng. diz outra e o empreiteiro diz outra?
    "A vida costa .. costa " e ser dono de obra costa muito.

    E então ... qual a melhor opção para não ter problemas de infiltração ?
    Concordam com este comentário:zinna


    é precisamente por custar tanto que os DO, deviam ter mais cuidado da forma como gastam o seu dinheiro. Deviam querer ter mais controlo sobre um projecto e para isso deviam querer possuir o máximo de informação sobre o projecto de forma detalhada antes de passar á fase de construir. infelizmente, não o fazem a pensar que estão a poupar. No fundo, arrancam para a construção com tudo em aberto. o que lhes acaba por ser mais pesado na carteira. pois vêm-se obrigados a aceitar muitas vezes soluções em cima da hora. ... um único corte tipo não equivale a um projecto de execução.

    que um arquitecto e um engenheiro possa discutir uma ou outra solução é normal, o que não vejo como normal é que nao haja uma coordenação destes e dos seus respectivos projectos. tem de haver, senao esta tudo tramado. quando não há, por aquilo que vejo, a culpa é do DO que quer a papelada o mais rápido possível para começar a pedir orçamentos, munido apenas com plantas inadequadas a 1:100 e nao vai querer esperar que um projecto de arquitectura seja coordenado adequadamente com o estrutural. Infelizmente vè-se muito disto.

    o empreiteiro por norma diz e propõe o que lhe convém a ele. nem devia meter o bico na questão pois a sua função é apenas a de executar. mas como a maioria dos DO querem poupar dinheiro em projecto os projectos que apresentam ao empreiteiro carecem de detalhes suficientes estes acabam por poder mandar bitaites...vêm-se obrigados a apresentar soluções para aquilo que nao aparece no corte tipo e nas plantas/cortes insuficientemente detalhadas de licenciamento. O que acaba por encarecer a obra pois nada foi previsto, tudo está por definir. tudo porque os DO querem poupar algum na fase mais importante da obra e a sua ferramenta mais útil ficou por ser feita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalo D.
  11.  # 11

    O que tem ai é uma cobertura invertida standard como se faz em 90% das obras em Portugal. Em termos de preço esta é a solução mais económica do mercado, o que não significa necessariamente que seja a pior. Se for bem executada, como o zedasilva referiu, no mínimo durante os próximos 10 anos poderá estar descansada quanto à impermeabilização. Dentro das telas asfálticas ainda existem muitas diferenças em termos de qualidade (fabricante, peso, espessura, armadura, SBS, APP etc.) mas a maioria das empresas recorre sempre aos mesmos fornecedores e tipos de tela. Veja apenas que o aplicador não coloque as telas cruzadas, como refere no caderno de encargos, mas desfasadas (com as juntas desencontradas). Caso contrário elas irão "trabalhar" em direções opostas o que pode encurtar o tempo de vida da impermeabilização.

    Existem no mercado outras soluções, como p. ex. PVC, TPO ou telas líquidas, que em termos de durabilidade e características técnicas são bastante superiores às telas asfálticas, no entanto essas opções também são mais caras. Existe ainda a possibilidade de combinar as telas asfálticas com as telas líquidas. Nesse caso a área é impermeabilizada com telas asfálticas e os remates e pontos singulares, que são os pontos que normalmente dão mais problemas, com tela líquida.

    Resumindo: a solução prescrita é aceitável e simpática em termos de preço. Existem melhores soluções no mercado mas que também são mais caras.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dsofia
  12.  # 12

 
0.0160 seg. NEW