Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Isso.
  2.  # 22

Colocado por: Pedro BarradasIsso.

Terei de medir a clarabóia.

Assim à primeira vista, dois lados terão de ficar abertos, o que parece demasiado.

Pergunto:

É possível essas zonas abertas ficarem com uma espécie de aba, para não deixar entrar água da chuva?
    Ser com grelha?
    Ou tem de ser totalmente livre?
  3.  # 23

Uma grelha, tem uma percentagem de area livre menor...
    Se são 10cm livres, terá de no total ter 10m de comprimento disponiveis como mínimo... Para ter menos ventilação permanente na caixa de escadas, teria de haver uma claraboia de desenfumagem dedicada ( com AS=1.00m2)
  4.  # 24

Colocado por: Pedro BarradasUma grelha, tem uma percentagem de area livre menor...
    Se são 10cm livres, terá de no total ter 10m de comprimento disponiveis como mínimo... Para ter menos ventilação permanente na caixa de escadas, teria de haver uma claraboia de desenfumagem dedicada ( com AS=1.00m2)

Fui medir a clarabóia e fiquei surpreendido.
    Afinal é bem menor daquilo do que se pensava.
    Tem 1,45 x 1,87; são as medidas da abertura (paredes).

Para meu espanto a estrutura sai quase 20 cm, tanto dos lados como da zona inferior.
    Como não subi ao telhado, a zona superior vista a olho nú, é que parece estar muito à face. Logo essa, onde supostamente está mais receptiva à entrada da água da chuva.

Passando às contas, se somarmos todos os lados vai dar 6,64 m !!!!
    Ora, se eram necessários 10 m, algo vai mal.

Será que essa lei (1m2) se destina a todo o tipo de imóveis / prédios??
    O meu é um pouco mais invulgar.
    Na fachada principal tem r/c e 1º andar.
    Na fachada tardoz tem além dois dois indicados, mais dois pisos que são um apartamento, são duplex.
    O acesso a esses pisos é efectuado pelo r/c e tem uma corta - fogo de acesso aos mesmos.
    Será que os pisos dos duplex não entram nas contas do resto do prédio, e a clarabóia não necessita ter 1 m2 de desemfumagem??!!

Neste prédio (o construtor fez 3 nesta urbanização, o meu foi o último) ele próprio disse ter cortado em várias situações, por exemplo em lareiras e noutros pormenores., porque agora as casas estavam mais baratas, e não poderia "oferecer" as mesmas condições.
    Ao que parece, até na clarabóia economizou.

Atendendo a que a clarabóia não tem as dimensões necessárias e concerteza que também não consta no projecto que quando chove temos água na escada, será que é possivel aplicar nas laterais uma espécie de uma protecção (assim como nos automóveis, os denominados chuventos)??

Que me diz amigo Barradas?!
  5.  # 25

Já tinha escrito que era essa a solução...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeportuga
  6.  # 26

Colocado por: Pedro BarradasJá tinha escrito que era essa a solução...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeportuga

Essa protecção em chapa quinada de aluminio lacado, rebitado à estrutura, não vai interferir com a tal zona livre obrigatória?
    Ou é apenas um resguardo, o qual não interfere com a zona livre??

O que diz sobre a clarabóia não ter na sua totalidade o tal m2??
  7.  # 27

Tem de perguntar isso ao director técnico da obra... Veja na ficha técnica da habitação. O prédio é recente...
  8.  # 28

Colocado por: Pedro BarradasTem de perguntar isso ao director técnico da obra... Veja na ficha técnica da habitação. O prédio é recente...

Na ficha técnica da habitação não constam medidas; apenas refere que a ventilação de espaços comuns é "ventilação natural".
  9.  # 29

Veja na ficha tecnica. o contacto do director tecnico, pois é claro que sobre a claraboia não vai encontrar dados.
  10.  # 30

Colocado por: Pedro BarradasVeja na ficha tecnica. ocontacto do director tecnico, pois é claro que sobre a claraboia não vai encontrar dados.

O director técnico é intragável.

Pediu-me 500 € para substituir um tubo pex,.
    Num WC, ao furar a parede para colocar um toalheiro, furei um tubo.
    Supostamente nessa zona não passam tubos.... na planta não passam....
    Ou seja, deu bronca por ele não assumir, e depois me pedir 500 paus para o arranjo.

Prefiro não conhecê-lo pessoalmente.
  11.  # 31

As plantas são esquemáticas....
    Por isso existem os detectores de tubagens...
  12.  # 32

Colocado por: Pedro BarradasAs plantas são esquemáticas....
    Por isso existem os detectores de tubagens...

Por muito esquemáticas que sejam, não parece de todo normal passarem tubos na zona onde efectuei a furação.

E sabe o porquê de estar naquele local em especifico??

Porque foi efectuado um bypass por trás do espelho, para levar no dito cano um desembaciador, o qual efectivamente não foi instalado.

E saber isso???

Quando fui informado que a empresa construtora não assumia, solicitei a intervenção de uma empresa exterior ao assunto, a qual não conseguiu substituir o cano, pois o mesmo não saía....
    Então é que entrou em campo o director técnico, tendo o mesmo retirado o espelho e explicado a situação do bypass.
    É então que envia à posteriori a proposta dos 500,00 €.

Muita azia...

0.0184 seg. NEW