Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Exmos:

Comprei um apartamento novo no inicio do ano.

Em dias de chuva verificámos que através da clarabóia entrava uma considerável quantidade de água.

Após analise à mesma, verificámos que a clarabóia é aberta por todos os lados, ou seja, é uma espécie de telheiro.

Pudemos constatar que nos dois prédios do lado, também construídos pela mesma empresa, as clarabóias são idênticas à nossa. A questão é que não entra água, porque não estão tanto à face como a nossa.

Supomos que não seja de todo normal, cada vez que chove entre água nas escadas.

A questão é:

É obrigatório por lei ser executada deste modo??

Ver fotos.

Obrigado,

Cumprimentos
      IMG_20170206_194215.jpg
      IMG_20170206_194144.jpg
      IMG_20170206_194159.jpg
  2.  # 2

Era importante detetar se água é resultante dos salpicos das chuvas ou condensação na paredes da última foto.

Já agora aproveito para lhe aconselhar a comprar uma máquina fotográfica ou pelo menos um telemóvel com mais de 2Mpxs! xD
  3.  # 3

Veja as fotos.
    Condensação não é de certeza.

Colocado por: Victor RibeiroEra importante detetar se água é resultante dos salpicos das chuvas ou condensação na paredes da última foto.

Já agora aproveito para lhe aconselhar a comprar uma máquina fotográfica ou pelo menos um telemóvel com mais de 2Mpxs! xD
      IMG_20170326_154528.jpg
      IMG_20170326_154655.jpg
      IMG_20170326_154507.jpg
  4.  # 4

Caríssimos,

É normal a clarabóia do prédio ser aberta (por todos os lados)??

Estando a mesma muito à face, quando chove é inevitável a entrada de água nas escadas.

A lei obriga a clarabóia a ser aberta???

Agradeço os vossos comentários.
      IMG_20170326_1547202.jpg
      IMG_20170326_1546552.jpg
  5.  # 5

vejo muito poucos casos destes, apesar de aberta ajudar a evitar alguma condensação é preciso muito cuidado para que a chuva não entre directamente, para o efeito diria que nao mais que 5cm de altura e uns 15cm mais largo que a estrutura onde assenta... de qualquer maneira não devera ser difícil arranjar uma solução algo rudimentar que lhe resolva o problema, com alguns perfis, ou em "L" pela parte de fora com altura suficiente para reduzir bastante a actual abertura, ou um perfil simples pelo interior para o mesmo efeito, se bem que este ultimo não consigo perceber pelas fotos se é possível a colocação
    • size
    • 26 dezembro 2017

# 6

Isso terá solução, através da intervenção de um técnico de obras de telhado.

Reporte a situação ao Administrador do condomínio, pois é assunto para ele resolver
  6.  # 7

Sendo o prédio novo ainda ninguém falou com o construtor para o mesmo resolver a situação?
  7.  # 8

Colocado por: PedroGomesSendo o prédio novo ainda ninguém falou com o construtor para o mesmo resolver a situação?

Sim, já informámos o construtor há mais de 6 meses. Na altura ele disse que não stavam boas condições climatéricas para executar o trabalho. O problema é que passou o verão e nada foi feito.
    Entretanto insistimos e a resposta é a que era assunto a ser reportado pela Gestão de Condomínio.
    Assim fizemos, e ainda estamos a aguardar intervenção.

Além das águas da chuva sentimos as escadas frias, e de certeza que está a interferir na térmica dos últimos pisos, do qual sou proprietário, e de facto tanto eu como o vizinho do lado temo-nos queixado de excesso de frio. Não me parece de todo normal sendo um prédio novo, com isolamentos etc etc.
  8.  # 9

Colocado por: Sérgio KYOvejo muito poucos casos destes, apesar de aberta ajudar a evitar alguma condensação é preciso muito cuidado para que a chuva não entre directamente, para o efeito diria que nao mais que 5cm de altura e uns 15cm mais largo que a estrutura onde assenta... de qualquer maneira não devera ser difícil arranjar uma solução algo rudimentar que lhe resolva o problema, com alguns perfis, ou em "L" pela parte de fora com altura suficiente para reduzir bastante a actual abertura, ou um perfil simples pelo interior para o mesmo efeito, se bem que este ultimo não consigo perceber pelas fotos se é possível a colocação

Arejar não faz mal, muito pelo contrário.
    Deste modo é que não....

Soluções arranjam-se concerteza.

Não sei a altura mas ainda vou medir. Agora os 15 cm mais largos que a estrutura onde assenta é que não tem garantidamente.
    Aí é que reside o problema maior; se tivesse essa medida não entraria chuva, e ninguém iria reclamar. Talvez até minorasse a entrada de vento / frio.

Tenho cá para mim que o construtor, precavendo-se contra eventuais humidades durante o periodo de garantia, vai deixar aquilo bem aberto, e depois vai-se embora e passa a batata quente aos proprietários.
  9.  # 10

Estive agora a ver como deve de ser e realmente aquilo está uma "cagada" (passe a expressão).

A estrutura da clarabóia está levantada a 10 cm e sem quaisquer resguardo lateral.

O prédio do lado tem a clarabóia fechada e tem a janela ligeiramente levantada, o qual é mais que suficiente para ventilar.
    No nosso caso, ventila a 300% e mete água com fartura.
    Cada vez mais acho que uma quota parte do frio no meu apartamento é derivada desta situação da clarabóia.

Ora vejam as fotos.
      IMG_20171229_150202.jpg
      IMG_20171229_150141.jpg
      IMG_20171229_150051.jpg
    • RCF
    • 29 dezembro 2017

# 11

Colocado por: zeportuga

Sim, já informámos o construtor há mais de 6 meses. Na altura ele disse que não stavam boas condições climatéricas para executar o trabalho. O problema é que passou o verão e nada foi feito.
    Entretanto insistimos e a resposta é a que era assunto a ser reportado pela Gestão de Condomínio.
    Assim fizemos, e ainda estamos a aguardar intervenção.

Avisaram o construtor como? É indispensável que o avisem por carta registada com aviso de recepção. De outra forma (por boca) o mais certo é ele continuar a protelar.
    Concordam com este comentário: sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeportuga
  10.  # 12

Basta instalar uma protecção em chapa quinada de aluminio lacado.. rebitado à estrutura.....
    Concordam com este comentário: sognim
  11.  # 13

Colocado por: RCF
    Avisaram o construtor como? É indispensável que o avisem por carta registada com aviso de recepção. De outra forma (por boca) o mais certo é ele continuar a protelar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeportuga

Avisei por mails. Hoje foi o sétimo mail (um pouco mais azedo) !!!

Pelo que sei, a empresa de condomínio já os avisou por essa via (C.R. c/ aviso de recepção); como não responderam já enviaram mail a informar que caso não resolvam, iremos recorrer a outras instâncias, sendo sempre da responsabilidade da empresa os danos decorrentes das referidas anomalias.
  12.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasBasta instalar uma protecção em chapa quinada de aluminio lacado.. rebitado à estrutura.....

Com meia dúzia de trocos fazem a festa.

Pelo que me chegou aos ouvidos, parece que uma funcionária da empresa disse que era normal ser aberta por questões de segurança, em caso de incêndio.

Até percebo que exista uma ventilação mas nunca deste modo.
    Ou a janela ficar ligeiramente levantada ou então uma pequena grelha embutida nessa chapa faz o serviço.
    • Myself
    • 30 dezembro 2017 editado

# 15

A ventilação do meu prédio, é feita por uma grelha aí com 60cmsx30cms.
    Prédio de 2006.
  13.  # 16

Colocado por: zeportugaPelo que me chegou aos ouvidos, parece que uma funcionária da empresa disse que era normal ser aberta por questões de segurança, em caso de incêndio.

supostamente a abertura , na sua totalidade terá de ter um área livre util de 1.00m2... para efeitos de desenfumagem... nunca menos
  14.  # 17

Colocado por: MyselfA ventilação do meu prédio, é feita por uma grelha aí com 60cmsx30cms.
    Prédio de 2006.

Lá está. É isso. 😁
  15.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas
    supostamente a abertura , na sua totalidade terá de ter um área livre util de 1.00m2... para efeitos de desenfumagem... nunca menos

É essa a medida determinada por lei??
  16.  # 19

Colocado por: zeportugaÉ essa a medida determinada por lei??

é.. no caso de se exigível a desenfumagem passiva da Via vertical de evacuação.
  17.  # 20

Caso seja exigível (suponho que seja), fazendo contas de 10 cm de altura, para dar 1m2, vai dar quanto??
    10 metros de comprimento??!!
    Ou estou a fazer mal as contas...?!

0.0210 seg. NEW