Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva.

Estou a considerar fazer uma pérgola muito simples, tipo a da foto (mas em madeira).
    Não percebo nada disto, mas imagino que vigas/barrotes de 15cmx15cm sejam suficientes.

A minha pergunta é: que tipo de madeira é a aconselhada e quanto custará por metro?

Falaram-me em pinho abeto. Não faço ideia o que isso seja.
      pergola.jpg
  2.  # 2

Pinho Nórdico / Casquinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  3.  # 3

Tenho valor para viga lamelada a 167€+iva

100x200x135000

É caro?
  4.  # 4

tá dentro do valor normal, cerca de 600 €/m3
    mas isso seria para a viga principal, certo? depois os Barrotes a atravessar pode meter dimensões + pequenas, tipo 10 x 7 cm (depende do comprimento e do peso que vai levar em cima...
  5.  # 5

167€ por metro de viga ? por m3?
  6.  # 6

eu percebi que era 167 € para uma viga com 0.10 x 0.20 x 13.50 m
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  7.  # 7

É preço pelos 13,5m de viga.
  8.  # 8

Colocado por: fernandoFerreiratá dentro do valor normal, cerca de 600 €/m3
    mas isso seria para a viga principal, certo? depois os Barrotes a atravessar pode meter dimensões + pequenas, tipo 10 x 7 cm (depende do comprimento e do peso que vai levar em cima...

Pois.... 100x200 foi o que me aconselharam para as vigas de suporte, porque eu não vou colocar barrotes a atravessar. No máximo umas ripas só para fazer ensombramento.
  9.  # 9

Vai colocar alguma coisa a tapar a pérgula?
  10.  # 10

Colocado por: jorgferrVai colocar alguma coisa a tapar a pérgula?

Para já... não.

Depois hei-de colocar umas ripas ou um sistema qualquer só para fazer alguma sombra e colocar um ponto de luz suspenso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
    • riscos
    • 13 julho 2017 editado

# 11

preço comercial da Jular para vigas casquinha branca de 100 x 200 = 7.90€ml x 13.5m= 106.65+iva por viga

395€m3, sem descontos
  11.  # 12

Colocado por: riscospreço comercial da Jular para vigas casquinha branca de 100 x 200 = 7.90€ml x 13.5m= 106.65+iva por viga

Foi na Jular que me deram aquele preço, mas para vigas 100x200 lameladas (que me disseram que eram mais aconselhadas para pérgolas porque não empenavam)
    • riscos
    • 13 julho 2017 editado

# 13

na Jular da Azambuja? O que lhe estão a dar é preço para Casquinha Branca GL24, peça a normal.
  12.  # 14

Colocado por: riscosna Jular da Azambuja?

Não... na Jular de Matosinhos (Porto).

E essa também é lamelada?
  13.  # 15

Aquelas pontas 'estilizadas' das traves superiores que se veem nas pérgolas são só mau gosto ou têm alguma função?
      pergola2.jpg
  14.  # 16

Sao so um acabamento de mau gosto
  15.  # 17

Se vai meter viga com 200x100. os pilares devem ser pelo menos 100x100.
    O ideal é ser madeira tratada e não crua. veja na CARMO e na TOSCCA É outra garantia. Na toscca a medida é 90x90, para as madeira maciças...

depois muito importante o tratamenteo que der a isso, se vai utilizar madeira lamelada ( vão sem apoios de 13.5m)
    Já aqui leu concerteza, meta um oleo colorido... eu aconselho o BIOFA.
  16.  # 18

Colocado por: Pedro BarradasSe vai meter viga com 200x100. os pilares devem ser pelo menos 100x100.

Mau. As vigas é o que fica em cima?

Vamos lá ver se nos entendemos: eu, em cima, não quero colocar nada de especial. Só umas pequenas 'ripas' para fazer sombra e, no máximo, um ponto de luz.
    Pensava que a viga de 200x100 fosse o para 'espetar no chão'.

Quer dizer que a viga é que o assenta nos pilares?

Colocado por: Pedro BarradasO ideal é ser madeira tratada e não crua. veja na CARMO e naTOSCCAÉ outra garantia. Na toscca a medida é 90x90, para as madeira maciças...

Vou pesquisar.

Colocado por: Pedro Barradasdepois muito importante o tratamenteo que der a isso, se vai utilizar madeira lamelada ( vão sem apoios de 13.5m)
    Já aqui leu concerteza, meta um oleo colorido... eu aconselho o BIOFA.

O vão vai ser apenas de 5m. E mesmo assim, se calhar meto um pilar a meio. É uma pérgola pequena.
  17.  # 19

Colocado por: Pedro Barradasveja na CARMO e naTOSCCA

Isso é muito aí para baixo. Preciso de algo aqui na zona do Porto.
  18.  # 20

Opá deve haver quem venda por aí.. eu comprei TOSCCA em Lagoa.- algarve!!!! ;)
    Concordam com este comentário: MikeMelga

0.0204 seg. NEW