Iniciar sessão ou registar-se
    • jpcc
    • 16 julho 2017 editado

     # 1

    Bom dia!

    Precisava de uma ajuda vossa, sendo que há aqui gente com muito mais experiência que eu nestes meandros das casas, e esta ser a minha primeira casa.

    Tenho interesse em comprar uma casa que foi construída, segundo parece antes de 1951, um prédio de dois andares que está em propriedade total com andares ou divisões susc. de utilização independente com ano de inscrição na matriz de 1982.

    Acontece que a casa está devoluta e vandalizada, principalmente no interior.
    Vai ser necessário colocar tudo novo, desde portas, janelas, chão, cozinha, wc, etc. A única coisa que se aproveita são mesmo as paredes da casa e, talvez, o telhado.

    Após alguma pesquisa consegui encontrar os donos, os quais têm interesse em vender, mas antes disso vou precisar de um orçamento para as obras para depois fazer a proposta aos donos.

    Que documentos devo verificar na Câmara Municipal? Que licenças devo acautelar para que, se comprar a casa e a recuperar, não tenha problemas de para lá ir viver? :D
    Julgo que as casas pré-1951 não necessitem de licença de habitação?

    Algumas dicas para o que deva verificar antes de iniciar obras/negociações?

    Tenho comigo uma certidão permanente e uma certidão de teor.

    Tenho também o contacto do responsável de urbanismo da Câmara, pelo que lhe poderia fazer algumas questões antes de avançar para isto.

    Podem ajudar-me?
    Obrigado!
  1.  # 2

    Pelo que li parece-me que esta no bom caminho.

    A meu ver, terá que levar 1 a 3 construtores para fazerem orçamento de acordo com um caderno de encargos elaborado por si ou com ajuda de um arquitecto.
    Será necessário submeter um projecto à Câmara?

    Verifique o enquadramento do local no PDM. Se há restrições para a ampliação,se é necessário parecer do IGESPAR /ou outras entidades ou ter que fazer prospeção arqueológica.

    E vai pedir crédito?Se sim ,o que está na planta tem que corresponder à realidade.Ou seja, se houver alterações no interior ou exterior ,anexos que não estejam discriminados nos documentos,pode ser motivo de problemas.

    Está em propriedade total mas pretende ter fracções independentes(que possam ser vendidas em separado)?
    Tem de constituir a propriedade horizontal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpcc
    • jpcc
    • 16 julho 2017

     # 3

    Olá Palhava e obrigado pelo comentário.

    Estive agora a ver no Sistema de Informação Geográfica e, segundo entendo, a casa encontra-se em zona de Plano de Ordenamento de Área Protegida.

    A questão do crédito depende da negociação. Se for um valor que possa suportar a nível de compra, não será necessário crédito para a dita. No entanto, para as obras, acho que vou necessitar. Isso é uma das coisas que amanhã quero perguntar ao banco: se mais vale pedir a totalidade para compra + obras ou só obras caso a negociação corra bem.

    A planta original já ninguém a deve ter. Terá de ser feita uma nova correto?
    Se sim, terá de ser feita a planta com as alterações que se pretende fazer ou uma planta de acordo com o original da casa, ou seja, de acordo com a certidão de teor?

    A propriedade, em principio, será para manter como está, até porque a intenção seria unir as duas frações agora independentes.
    As obras que pretendo fazer será com o objetivo de tornar os dois pisos numa só casa.
    Até porque, assim como está, posso sempre no futuro, se necessário, arrendar um piso (fazendo as alterações necessárias, claro), certo?

    Não pretendo alterar a área da casa, apenas unir as duas frações e modernizar a casa, obviamente.
    Neste momento deve ter 2 cozinhas, 2 salas, etc.

    Quanto a alterações de fachada, terá de ser também Câmara a responder, correto?

    Resumindo:

    Câmara:
    Devo perguntar ao técnico do Urbanismo se está tudo atualizado relativamente à dita casa, para que se possam realizar as obras de recuperação
    Perguntar também sobre as limitações relacionadas com a zona de Plano de Ordenamento de Área Protegida
    Se serão possíveis alterações à fachada e mudar a disposição do interior da casa; ligação dos dois pisos/modernização/alteração de disposição do interior

    Banco:
    Qual a melhor forma de organizar o pedido de crédito: se mais vale pedir o valor de compra + obras ou apenas para as obras
    Documentação necessária da casa
  2.  # 4

    Colocado por: jpccA única coisa que se aproveita são mesmo as paredes da casa e, talvez, o telhado.

    Confirmado por quem, por si? Ou por um profissional?
    Muna-se de técnicos na área de engenharia e arquitetura e faça uma visita "à séria" à casa.
    Eles, melhor do que ninguém, poderão guiar-lhe nesta aventura.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpcc
    • jpcc
    • 17 julho 2017

     # 5

    Viva Mandrongo,

    Sim, claro que terá de lá ir alguém que perceba do assunto.
    Isto foi uma novidade que ocorreu durante o fim de semana e quis tentar informar-me melhor através aqui do fórum também.

    Cumprimentos!
 
0.0126 seg. NEW