Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mas não preciso de uma casa de banho completa no r/ch?

Sim, tem razão esse espaço na sala não vai ter utilidade
    • emad
    • 18 julho 2017

# 22

Colocado por: Picareta
    Quando não sai bem à primeira, depois por muitos retoques que leve vai ser difícil ficar bem.

100% de acordo.
    Isso dos arquitectos conhecerem as câmaras é uma ilusão.
    Se não lhe apresentam uma solução como deve ser, não se enterre porque a esposa acha que é maluco.
    Concordam com este comentário: marco1, Picareta
  2.  # 23

essa wc nem sequer é completa e não cumpre com o dl 163

é chato mas o decreto fala em bidé também e espaço para colocar eventualmente uma banheira.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 24

Colocado por: paionenseMas não preciso de uma casa de banho completa no r/ch?

Não sei. Mas pode ter a wc completa em projecto, e em obra não coloca a base de duche.
  4.  # 25

paionense

estou certo que se for a um gabinete que lhe levem o dobro desse para lhe fazerem o projeto ainda vai poupar dinheiro
    ah e com a particularidade de mais facilmente conseguirem ter arte para se aproximar do seu plafond.

o chato disto é que se vai gastar uma pipa de massa e ficar sempre com um travo na boca, tipo aquele casaco que não tinha a medida certa ou uma parte do modelo não era bem aquilo.
  5.  # 26

Essa parte lateral não gosto . Não dá para fazer algo mais simples e limpo?
  6.  # 27

esteticamente parece "uma novela que lhe faltaram uns episódios"...não há nada que a agarre, que a unifique, são palas a alturas diferentes, janelas com tamanhos diferentes, recortes e bochechos na fachada...precisa de muita maturação...parece-me que quem a desenhou, era um pouco "crú"
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 28

É..... o conjunto volumétrico não é harmonioso... ainda por cima complicado... complicado sem trazer mais valias...
  8.  # 29

A cozinha tem um balanço considerável, sem apoios na cave, isso vai ser um desafio para o projectista da estabilidade, e vai ter implicações na caixa de escada, convém ver já isso com o projectista de estruturas...
  9.  # 30

Acho que a Câmara de Coimbra não aceita aquela janela da cozinha a 3m do limite do lote. Conheço um caso, já com cerca de 10 anos que foi reprovado por causa disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emad
  10.  # 31

Colocado por: PicaretaA cozinha tem um balanço considerável, sem apoios na cave, isso vai ser um desafio para o projectista da estabilidade, e vai ter implicações na caixa de escada, convém ver já isso com o projectista de estruturas...

Primeiro há que resolver convenientemente a arquitectura.... ;)

EDIT: e quando se faz isso, está-se a resolver/ minimizar também problemas para as restantes especialidades
  11.  # 32

Estranha-me ainda ninguém ter tocado no ponto fulcral desta questão: o paionense diz que quer
    Colocado por: paionenseuma casa mais comedida

e que aquilo que tem para gastar são
    Colocado por: paionenseos meus 150

e depois apresenta-nos aqui um projeto de para aí 270 m2.

Mal li a parte da casa "comedida" e vi a primeira imagem surgiu-me logo no pensamento um "ui, ui, já foste".
    Para além da casa, depreende-se que vai haver bastante construção exterior. Ele é muros, ele é rampas, ele é escadas. Fica-me a ideia que, mesmo sendo conservador na estimativa, não é coisa que se faça por menos de 200k, com grande probabilidade de ir por aí acima.

Só por isso, acho que há mais que razão para recomeçar o projeto do zero. Se o paionense tem um orçamento de 150k, convém que o projeto seja feito a pensar em 140k no máximo.
    O meu projeto para uma V3+1 prevê uma área de 180 m2, e por mim até acho que as áreas estão grandes.

Talvez indo por aqui seja um caminho,
    Colocado por: paionenseA única solução alternativa a esta é fazer uma casa invertida em que se aproveita a cave para zonas como a cozinha e sala, mas nesse caso fico sem arrumos.

mas primeiro têm de me explicar o que é uma casa invertida.

Mas ok, pegando nesta planta, parece-me evidente que, se o paionense conseguir fazer valer a razão sobre a emoção, consegue poupar imensa área no piso 1, pois, para um orçamento tão apertado, nota-se claramente que os quartos estão demasiado grandes. Aquele closet cortado a meio ainda fica grande demais.
    No piso 0, se a zona de refeições, e muito bem, vai ficar na cozinha, fica a impressão que a sala de estar fica grande demais. Aplica-se também no quarto deste piso o referido sobre os do piso 1, com a agravante de que se presume de que este quarto seja na verdade um escritório que apenas eventualmente virá a servir de quarto.
    A cave/garagem, para mim claramente um exagero de espaço, mas isso sou eu que considero qualquer garagem um desperdício. Principalmente quando o orçamento é curto. Eu não vou fazer.
  12.  # 33

Engraçado como até colocar aqui o desenho até gostava no geral do desenho mas de facto tenho de concordar com o que estão a argumentar. Existem muitas coisas que não jogam bem e dificilmente se conseguirá enquadrar bem este desenho. Até aqui tenho culpado a mancha de implantação como limitadora de uma casa que condiga com as minhas possibilidades mas começo a pensar que se calhar até seria uma possibilidade para fazer algo diferente.

@Picareta
    Relativamente à garagem também já tinha visto esse pormenor e já foi sinalizado. Quanto à janela da cozinha, penso não haver problema pois está na mancha de implantação. ou não?

@MrcsMglhs
    De facto aponta falhas importantes. Pode dar um exemplo de uma casa que considere ter ligação para eu tentar perceber a diferença?

@mhpinto
    Uma casa invertida na minha ideia era fazer do R/ch a zona de quartos e na cave fazer a cozinha e sala. Desta forma deixaria de precisar do primeiro andar. Como o terreno tem declive penso que seria uma opção.
    Concordo quase sempre consigo nas suas análises e na minha (infelizmente) não é excepção. Tudo o que escreveu, descreve perfeitamente o meu sentimento relativamente a este processo. Está a ser penoso, moroso, chato e desmotivador. Cada vez se torna mais difícil encontrar algo que de facto vá de encontro à nossa pretensão.
    Já andamos nisto há tempo a mais para não andar para lado nenhum e estarmos sempre a bater contra os mesmos problemas.
    Obrigado pela sua opinião
  13.  # 34

Colocado por: paionenseUma casa invertida na minha ideia era fazer do R/ch a zona de quartos e na cave fazer a cozinha e sala. Desta forma deixaria de precisar do primeiro andar. Como o terreno tem declive penso que seria uma opção.

Eu diria que é este o caminho. Indo por aí eu deixava a sugestão de abdicar da garagem e fazer algo passível de futuro de ser convertido em tal. Por exemplo um telheiro/pérgola logo bem perto do portão. Para além de poupar na construção da garagem, poupa na pavimentação da rampa e, para mim ainda mais importante, deixa muito mais terreno para uso livre. Assim como está, se vir bem, está a dedicar a maior parte do terreno livre ao acesso dos carros :(

Não desanime. Agora se isto já é fruto de um processo com algum tempo, questiono se não será de facto a melhor opção mudar de projetista. Se o que tem agora lhe apresentou esse projeto apesar das suas limitações de orçamento, parece-me que está um bocado a patinar.

Mas atenção que do meu ponto de vista de leigo, tirando os pontos de pormenor aqui referidos que creio serem facilmente ajustáveis, a organização dos espaços (não me pronuncio em relação ao aspeto exterior que aí considero haver demasiada subjetividade envolvida) não me parece disfuncional, pelo que não considero a planta má em si. Eu só acho é que é má para si, principalmente para o seu orçamento.
  14.  # 35

Colocado por: mhpinto
    Não desanime. Agora se isto já é fruto de um processo com algum tempo, questiono se não será de facto a melhor opção mudar de projetista. Se o que tem agora lhe apresentou esse projeto apesar das suas limitações de orçamento, parece-me que está um bocado a patinar.

Acabei de mudar de equipa e os projectos acabaram por ser muito semelhantes. Ambos com aproximadamente 200m2 e ambos com a mesma orientação dos espaços. A maior diferença foi no outro a cave estava completamente enterrada e nesta a cave acompanha o desnível do terreno para poupança de muros de contenção.
  15.  # 36

paionense

nesse tipo de solução pode dar "um pulo" á casa do callinas, um T5 ainda com lavandaria, despensa grande e suite com closet tudo em 250m2 sensivelmente.
  16.  # 37

Colocado por: paionenseAcabei de mudar de equipa e os projectos acabaram por ser muito semelhantes

Como é que lhes apresentou aquilo que pretendia deles?
  17.  # 38

Na abordagem disse que queria uma casa prática para o dia-a-dia, sem grandes pretensões mas que fosse uma casa que tivesse como tecto de construção 150.000€. O ideal seria um T4 mas não haveria problema se fosse T3. A minha outra questão é a manutenção. Queria ter em conta no projecto opções que permitisse uma menor manutenção em anos futuros. Basicamente foram estes os pontos.
  18.  # 39

Colocado por: paionenseNa abordagem disse que queria uma casa prática para o dia-a-dia, sem grandes pretensões mas que fosse uma casa que tivesse como tecto de construção 150.000€. O ideal seria um T4 mas não haveria problema se fosse T3. A minha outra questão é a manutenção. Queria ter em conta no projecto opções que permitisse uma menor manutenção em anos futuros. Basicamente foram estes os pontos.

Porque não contratar os serviços dos técnicos que andam aqui pelo forum? Acho que iria ganhar "anos de vida"

Nota: Não conheço pessoalmente nenhum!
  19.  # 40

Participar no fórum por si só não é indicativo de idoneidade ou trabalho exemplar... tenha os mesmos cuidados do se não fossem do fórum.
    Concordam com este comentário: emad, Diogo999

0.0275 seg. NEW