Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 18 julho 2017

# 81

Mas se o paionense não estiver disposto a pagar 5000€ a 6000€, então merece o que lhe estão a propor.
    • slicer
    • 18 julho 2017 editado

# 82

Viva,

150.000€ ou até mesmo 200.000 pelo T3 / T4..Quem me dera...

Pedi um orçamento a um atelier (Arredores de LX) que me deu uma estimativa de construção de 260.000 por T4 com Cave + 2 pisos + sotão. 800€ m2 + 500€ m2 (cave e sotão).
    Isto sem IVA... Moradia "relativamente" simples, duas frentes geminada.

A isto acresce o projecto (+6.000), muros (+6000), + taxas e taxinhas que todos sabemos e adoramos..

Até me considerava com boas possibilidades ($$) de avançar mas isto matou logo a ideia :(
  1.  # 83

Colocado por: DR1982
    Tem razao no que diz, mas o problema é que nao ha nada que diga que o arquiteto mais caro é o melhor, se assim fosse escolher arquiteto era bem mais facil...

Nada mesmo. Como em tudo arqs. que nem o deveriam ser. Etc!
    Mas que dizer perante este desenho?
    Ok!
    Entre tantas coisas: ... Como apresentar uma porta a abrir para o quarto 2 ou 3 a roçar a mesinha de cabeceira? ... Qual o brio de colocar uma cama na suite com o cobertor a abrir para o lado de mais longo acesso? ... Dá para perceber?

Cmps!
  2.  # 84

Emad: não concordo consigo . São os arquitectos que apresentam os honorários, independentemente do que apresentam tem de fazer o seu trabalho bem , senão não aceitavam os trabalho ou apresentavam outra proposta .
    Eu na minha profissão sou mal pago , logo vou javardar aquilo tudo ?? Não não vou !...

Além disso deve haver aí trabalhos De arquitectura de 10K que nem 3K mereciam! E vice -versa!
  3.  # 85

Colocado por: slicerViva,

150.000€ ou até mesmo 200.000 pelo T3 / T4..Quem me dera...

Pedi um orçamento a um atelier (Arredores de LX) que me deu uma estimativa de construção de 260.000 por T4 com Cave + 2 pisos + sotão. 800€ m2 + 500€ m2 (cave e sotão).
    Isto sem IVA... Moradia "relativamente" simples, duas frentes geminada.

A isto acresce o projecto (+6.000), muros (+6000), + taxas e taxinhas que todos sabemos e adoramos..

Até me considerava com boas possibilidades ($$) de avançar mas isto matou logo a ideia :(
    T4+cave+sótão Se cada piso tiver que sejam 90 m2 é muita área digo eu
    • emad
    • 18 julho 2017

# 86

Se fosse hoje eu propunha ao arquitecto que fosse construir a minha casa os seguintes honorários
    - 6000€ para o projecto
    - 2000€ se conseguisse cumprir o prazo de construção.
    - 2000€ se cumprisse o orçamento.
    Pressuposto era que tinha de acompanhar a obra.
    O orçamento tinha de ter em conta acabamentos que fossem de encontro ao tecto máximo do orçamento.
    Tudo tinha de ficar definido.
  4.  # 87

Colocado por: emadSe fosse hoje eu propunha ao arquitecto que fosse construir a minha casa os seguintes honorários
    - 6000€ para o projecto
    - 2000€ se conseguisse cumprir o prazo de construção.
    - 2000€ se cumprisse o orçamento.
    Pressuposto era que tinha de acompanhar a obra.
    O orçamento tinha de ter em conta acabamentos que fossem de encontro ao tecto máximo do orçamento.
    Tudo tinha de ficar definido.
    Entao tinha de pagar projecto de execução.. ..esses 6000 não chegam se incluir projectos de execução
  5.  # 88

Colocado por: enf.magalhaesEmad: não concordo consigo . São os arquitectos que apresentam os honorários, independentemente do que apresentam tem de fazer o seu trabalho bem , senão não aceitavam os trabalho ou apresentavam outra proposta .
    Eu na minha profissão sou mal pago , logo vou javardar aquilo tudo ?? Não não vou !...

Além disso deve haver aí trabalhos De arquitectura de 10K que nem 3K mereciam! E vice -versa!

Colocado por: enf.magalhaesEmad: não concordo consigo . São os arquitectos que apresentam os honorários, independentemente do que apresentam tem de fazer o seu trabalho bem , senão não aceitavam os trabalho ou apresentavam outra proposta .

Qnt pagou o paionense pelo trabalho que aqui apresentou?
    Cmps!
    • emad
    • 18 julho 2017

# 89

Magalhães quanto pagou pelo seu projecto?
  6.  # 90

Colocado por: enf.magalhaesEu sou influente numa Câmara Municipal??? Ui , nada tenho a haver com este ramo . Só sou um simples DO.
    Isso dos 3 000 euros é o mercado a funcionar ... é o DO que faz a proposta de honorários? Não não é. Além disso pagar mais pela arquitectura nem sempre é sinônimo de qualidade.
    Achei que foi um pouco agressivo nos comentários com o paionense.
    E essa da tinta da China pode ficar com ela.

?
    Cmps!
  7.  # 91

Colocado por: enf.magalhaesEu sou influente numa Câmara Municipal??? Ui , nada tenho a haver com este ramo . Só sou um simples DO.
    Isso dos 3 000 euros é o mercado a funcionar ... é o DO que faz a proposta de honorários? Não não é. Além disso pagar mais pela arquitectura nem sempre é sinônimo de qualidade.
    Achei que foi um pouco agressivo nos comentários com o paionense.
    E essa da tinta da China pode ficar com ela.

Ok! Não tem cor, só valores.
    Cmps!
  8.  # 92

@m.arq
    Sinceramente não consigo entendê-lo. Uma coisa é criticar outra é destruir. Primeiro sugeriu que se tratava de falta de pagamento, depois sugeriu que não tinha sido um arquitecto, achou que tinha escolhido um arquitecto por causa dos conhecimentos da câmara e em todas o argumento não colou. Agora a culpa é minha porque decidi por um arquitecto de baixo valor? Custa ouvir mas é um colega seu e como em todos o ramos há bons e maus profissionais. Essa relação custo-beneficio não é linear e como disse acho que o meu arquitecto foi por um caminho que eu já sabia não dar certo. Não é por isso que o desconsidero. É um projecto que merece ser todo repensado? Sem dúvida, mas fará este projecto aquilo que o arquitecto é? Acho sinceramente que não.
    Não entendo as suas indiretas de tintura de iodo e da China e expressões com segundas intenções. Se tem algo a dizer diga, homem!

Quanto às opções de pedir outros estudos prévios também estão em cima da mesa. Acho razoável.

Já me manifestei aqui várias vezes no sentido de não poupar em projecto para não se gastar em obra. 6000€ não me parece caro por um projecto, depende agora do que inclui. Se calhar até vão chegar à conclusão que afinal estou a pagar honorários que supostamente (segundo a vossa relação directa preço-qualidade) deveriam ter a tal qualidade desejada
    Concordam com este comentário: david_C
  9.  # 93

Colocado por: paionensePorque depois há sempre a questão de ser T3 ou 4. Se tiver outro filho como faço para os dividir pelos quartos?! Ficam uns em cima e outros em baixo?!

Terei todo o gosto em tentar responder-lhe a isto, numa ótica meramente empírica que o paionense já deve saber que não tenho qualquer formação na área, mas preciso de saber várias coisas primeiro.
    Quer que lhe sugira algo partindo desta planta ou quer algo para sugerir ao arquiteto quando lhe pedir um novo projeto?
    Isso de ter outro filho está planeado ou é um "just in case"? A ser a segunda opção, até que ponto seria para si aceitável ter mais que um filho a dormir por quarto, nem que fosse só até à adolescência?
    Creio que já escreveu aqui que não precisa de escritório, é isso? E não gostaria de ter uma divisão/espaço no piso 0 para os seus filhos brincarem/estudarem? Ou prefere/é apologista de que façam isso nos quartos?
    • tnjp
    • 19 julho 2017

# 94

Uma coisa que não entendo nessa questão dos quartos para os filhos é o fato de se projetarem sempre quartos"duplos". Então se é para um filho o quarto não deveria ser "single"?
  10.  # 95

Colocado por: tnjpUma coisa que não entendo nessa questão dos quartos para os filhos é o fato de se projetarem sempre quartos"duplos". Então se é para um filho o quarto não deveria ser "single"?

Presumindo que se refere às áreas dos quartos e não ao boneco da cama colocado lá dentro, de facto sim, deveria. Mas esse é um ponto no qual não hesito em preferir quartos duplos, pela questão da versatilidade. Um quarto single só dá mesmo para uma cama de solteiro. Um duplo dá para muito mais.
    Os filhos casam/amigam-se e vão de visita a casa ou a vida corre-lhes mal e têm de ficar mais tempo na casa dos pais que o previsto (o normal dos dias que correm) e lá tem de você de conseguir lá encaixar uma cama de casal. Mais, se acontece um imprevisto e é "premiado" com um par de gémeos não planeados, num quarto duplo mete facilmente duas camas de solteiro. Num quarto duplo, se receber um casal com um par de filhos para pernoitar, com jeitinho e um colchão extra consegue meter tudo no mesmo quarto. Por aí fora.
    • tnjp
    • 19 julho 2017

# 96

Tem toda a razão, mas em casas com quatro quartos serem todos duplos acho um exagero. 2 duplos e 2 singles ainda aceito...
  11.  # 97

Colocado por: emadSe eu fosse arquitecto e bom e andasse por aqui a criticar, já tinha ligado ao paionense e tinha ido ao terreno. Depois fazia um esboço que fosse ao encontro do que ele idealiza.
    Se superasse as expectativas, dizia-lhe quanto eram os honorários. E era só fechar negócio e avançar.
    Muito simples.

E se o paionense não estivesse disposto a pagar o pedido e pegasse nesse estudo e o entregasse a outro arquitecto para ele desenvolver? Interessava muito ao arquitecto "bom" profissional ter sido "boa" pessoa!
  12.  # 98

Também não é assim tão linear. Nesse aspecto tive mais sorte e facilidade em decidir . Os dois arquitectos que falei e mostrei o terreno disseram que me davam o primeiro esboço sem compromisso . O que eu decidi por ser meu arquitecto , levou a planta e uma maquete , disse para eu levar para casa durante uma semana e decidir . Eu escolhi e não fui levar o material á outro arquitecto mais barato fiquei com ele . Eu fiquei contente com a maquete e o homem conquistou um cliente.
  13.  # 99

Penso que nessa situação deveria ser deontologicamente reprovável. A OA devia atuar caso isso acontecesse. Esse estudo deve estar protegido pelos direitos de autor
  14.  # 100

acho que já se está fora do âmbito da questão.

não se trata de querer ou não querer o trabalho ou mesmo de tirar o trabalho a um colega

o forum apenas critica mais ou menos construtivamente apenas no sentido de criticar ( cascar) e de alguma forma alertar o DO para ser mais exigente quanto muito.

agora filtrar as coisas e tomar decisões terá que ser o DO perante isso.

0.0371 seg. NEW