Colocado por: DR1982
Tem razao no que diz, mas o problema é que nao ha nada que diga que o arquiteto mais caro é o melhor, se assim fosse escolher arquiteto era bem mais facil...
Colocado por: slicerViva,T4+cave+sótão Se cada piso tiver que sejam 90 m2 é muita área digo eu
150.000€ ou até mesmo 200.000 pelo T3 / T4..Quem me dera...
Pedi um orçamento a um atelier (Arredores de LX) que me deu uma estimativa de construção de 260.000 por T4 com Cave + 2 pisos + sotão. 800€ m2 + 500€ m2 (cave e sotão).
Isto sem IVA... Moradia "relativamente" simples, duas frentes geminada.
A isto acresce o projecto (+6.000), muros (+6000), + taxas e taxinhas que todos sabemos e adoramos..
Até me considerava com boas possibilidades ($$) de avançar mas isto matou logo a ideia :(
Colocado por: emadSe fosse hoje eu propunha ao arquitecto que fosse construir a minha casa os seguintes honoráriosEntao tinha de pagar projecto de execução.. ..esses 6000 não chegam se incluir projectos de execução
- 6000€ para o projecto
- 2000€ se conseguisse cumprir o prazo de construção.
- 2000€ se cumprisse o orçamento.
Pressuposto era que tinha de acompanhar a obra.
O orçamento tinha de ter em conta acabamentos que fossem de encontro ao tecto máximo do orçamento.
Tudo tinha de ficar definido.
Colocado por: enf.magalhaesEmad: não concordo consigo . São os arquitectos que apresentam os honorários, independentemente do que apresentam tem de fazer o seu trabalho bem , senão não aceitavam os trabalho ou apresentavam outra proposta .
Eu na minha profissão sou mal pago , logo vou javardar aquilo tudo ?? Não não vou !...
Além disso deve haver aí trabalhos De arquitectura de 10K que nem 3K mereciam! E vice -versa!
Colocado por: enf.magalhaesEmad: não concordo consigo . São os arquitectos que apresentam os honorários, independentemente do que apresentam tem de fazer o seu trabalho bem , senão não aceitavam os trabalho ou apresentavam outra proposta .
Eu na minha profissão sou mal pago , logo vou javardar aquilo tudo ?? Não não vou !...
Além disso deve haver aí trabalhos De arquitectura de 10K que nem 3K mereciam! E vice -versa!
Colocado por: enf.magalhaesEu sou influente numa Câmara Municipal??? Ui , nada tenho a haver com este ramo . Só sou um simples DO.
Isso dos 3 000 euros é o mercado a funcionar ... é o DO que faz a proposta de honorários? Não não é. Além disso pagar mais pela arquitectura nem sempre é sinônimo de qualidade.
Achei que foi um pouco agressivo nos comentários com o paionense.
E essa da tinta da China pode ficar com ela.
Colocado por: enf.magalhaesEu sou influente numa Câmara Municipal??? Ui , nada tenho a haver com este ramo . Só sou um simples DO.
Isso dos 3 000 euros é o mercado a funcionar ... é o DO que faz a proposta de honorários? Não não é. Além disso pagar mais pela arquitectura nem sempre é sinônimo de qualidade.
Achei que foi um pouco agressivo nos comentários com o paionense.
E essa da tinta da China pode ficar com ela.
Colocado por: paionensePorque depois há sempre a questão de ser T3 ou 4. Se tiver outro filho como faço para os dividir pelos quartos?! Ficam uns em cima e outros em baixo?!
Colocado por: tnjpUma coisa que não entendo nessa questão dos quartos para os filhos é o fato de se projetarem sempre quartos"duplos". Então se é para um filho o quarto não deveria ser "single"?
Colocado por: emadSe eu fosse arquitecto e bom e andasse por aqui a criticar, já tinha ligado ao paionense e tinha ido ao terreno. Depois fazia um esboço que fosse ao encontro do que ele idealiza.
Se superasse as expectativas, dizia-lhe quanto eram os honorários. E era só fechar negócio e avançar.
Muito simples.