Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: tnjpTambém gostava de saber o índice de impermeabilização do lote... Há câmaras onde nem meio metro de desconto dão! Em contrapartida há outras que é há escolha do freguês.

tnjp, penso que os arquitetos devem ter isso em conta.
  2.  # 62

ncdias

no seu caso é algo tipo milagre, como é que a janela do quarto, sendo construção nova, não cumpre sequer com o RGEU
  3.  # 63

Colocado por: marco1ncdias

no seu caso é algo tipo milagre, como é que a janela do quarto, sendo construção nova, não cumpre sequer com o RGEU

Marco, foi feito pedido a camara com autorização do proprietário do lote ao lado , pode é não ser aprovado , mas fui eu que insisti com o arquiteto porque ele alertou-me para essa questão.

Caso não obtenha permissão vamos ver como se resolve .......... :)
  4.  # 64

Colocado por: ncdiasCaso não obtenha permissão vamos ver como se resolve .......... :)

Projeto de alterações sem a janela.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 65

ncdias, leu o meu comentário?
  6.  # 66

Colocado por: zedasilva
    Projeto de alterações sem a janela.

É uma possibilidade, mas eu quero ver se não chega a esse ponto.
    Isso é como a cor das moradias , a camara tem que saber qual a cor que a moradia vai ser pintada , mas passado uma semana posso pintar de outra cor qualquer q ninguém diz nada ............ e a janela é quase igual.
  7.  # 67

Colocado por: mhpintoncdias, leu o meu comentário?

Sim pinto , li o seu comentário.

Tenho 2 filhos com menos de 6 anos idade , a moradia insere-se numa zona bastante calma onde existem espaços verdes , o anexo vem num seguimento de um contexto familiar ( já era assim com os maus avos e pais ) em que sempre existiu uma cozinha independente onde se fazia convívios regularmente , não se trata de ter uma casa para mostrar a quem quer que seja , quando se faz uma casa penso que seja para nós e não para mostrar/exibir a quem quer que seja.
    • DR1982
    • 18 julho 2017 editado

# 68

Colocado por: ncdias

Sim pinto , li o seu comentário.

Tenho 2 filhos com menos de 6 anos idade , a moradia insere-se numa zona bastante calma onde existem espaços verdes , o anexo vem num seguimento de um contexto familiar ( já era assim com os maus avos e pais ) em que sempre existiu uma cozinha independente onde se fazia convívios regularmente , não se trata de ter uma casa para mostrar a quem quer que seja , quando se faz uma casa penso que seja para nós e não para mostrar/exibir a quem quer que seja.
    Eu sou da opinião do que têm dito por aqui, eu no seu caso tentava optimizar a sala e cozinha principal de modo a receber esses convívios, ter esse espaço apenas para a hora dos convívios acho que nao faz sentido e se a ideia é utilizar esse espaço diariamente entao nao faz sentido ter a cozinha/ sala da casa principal para ser usada uma vez por festa...
    Como ja disse eu otimizava a sala e cozinha principais para receber esses convivios, o espaço que esta destinado ao tal anexo deixava em jardim, para poder disfrutar de umas belas churrascadas ao ar livre...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mhpinto
  8.  # 69

DR1982,

Essa possibilidade foi equacionada , no entanto optamos por fazer uma cozinha independente, a ideia passa por fazer uma cozinha típica "alentejana", foi algo que sempre falamos cá por casa.
    Claro que existem sempre aspetos que podiam estar melhores , mas não se pode ter tudo e a perfeição não existe.
    Queríamos uma casa térrea e com uma cozinha independente e isso foi conseguido , se me vou arrepender ? não sei , só daqui a algum tempo poderei responder.
    Claro que cada um de nós tem uma opinião/visão diferente do projeto , mas penso que isso também tem a ver um pouco com o estivo/modo vida que cada um tem.
    É sempre bom existir opiniões diferentes ....... a diversificação é bom sinal !!
  9.  # 70

Colocado por: ncdias, a ideia passa por fazer uma cozinha típica "alentejana", foi algo que sempre falamos cá por casa.
    Claro que existem sempre aspetos que podiam estar melhores , mas não se pode ter tudo e a perfeição não existe.
    Queríamos uma casa térrea e com uma cozinha independente e isso foi conseguido , se me vou arrepender ? não sei , só daqui a algum tempo poderei responder.

Pois .. mas o que ai tem é uma amalgama de anexos.. uma coisa impensável de fazer numa construção projectada de raiz...
    Estão a projectar a casa em função dos anexos... o que para mim é completamente inconcebível/ irracional.

Se é para ser assim, dêem outro protagonismo à cozinha do quintal.. e diminuam a profundidade da casa principal, reduzindo a área de sala e cozinha... arranjem espaço para um pátio/ zona de estar exterior.... e tenham em atenção a orientação solar, como o sol iluminará ou não os espaços....

Quando o projecto vier indeferido, aproveite a oportunidade para reflectir e pense em todos os bitaites que o pessoal aqui meteu... vai reduzir area de construção, vai ter melhor qualidade de espaços, vai poupar dinheiro, em obra e em manutenção... vai ficar melhor visto por quem o visitar. e o principal, vai ficar mais satisfeito!!!
    Concordam com este comentário: zedasilva, RCF, jorgferr, mhpinto
  10.  # 71

Quando o projecto vier indeferido,

Pedro, pq diz que o projeto vai ser indeferido ? por causa da janela do quarto ?
  11.  # 72

Pedro, pq diz que o projeto vai ser indeferido ? por causa da janela do quarto ?
    Além da janela que provavelmente tem de estar a 5m, tenho duvidas que essa parede esteja a 3m que também costuma ser regra.
    • tnjp
    • 19 julho 2017

# 73

Atenção que, normalmente, o próprio PDM permite exceções à regra nessas questões de afastamentos. Vai depender da tolerância da Câmara.
  12.  # 74

Colocado por: tnjpAtenção que, normalmente, o próprio PDM permite exceções à regra nessas questões de afastamentos. Vai depender da tolerância da Câmara.

O arquiteto disse-me que consultou o PDM, a única questão que pode ter alguma influencia é a janela, mas ele disse que ia-mos tentar.
    Agora é esperar.
  13.  # 75

14.  # 76

Claro que sim, não existe pequenas alterações á lei, lei é lei ponto final, e ainda lhe digo mais se fosse meu vizinho posso garantir-lhe por tudo que nunca abria aí essa janela, e mesmo que abrisse depois da obra feita eu deixava abrir, e depois de você ter gasto o dinheiro para abrir, eu obrigava a fechar, mais, nunca lhe passou pela cabeça que o vizinho pode vender a casa dele, e os novos donos depois podem obriga-lo a fechar a janela e depois fica com um quarto sem janela
  15.  # 77

Colocado por: tnjpAtenção que, normalmente, o próprio PDM permite exceções à regra nessas questões de afastamentos. Vai depender da tolerância da Câmara.

O RGEU sobrepõe-se ao PDM, nestas materias. O RGEU também se sobrepõe ao código civil... e as Acessibilidades sobrepõem-se ao RGEU... e o SCIe, sobrepõe-se ao RGEU, ao codigo civil..

Com isto quero dizer que regulamentação especifica sobrepõe-se a regulamentação geral. Havendo intromissão de parâmetros, utiliza-se o critério mais restrito.
    Depois temos ainda o Regulamento municipais, que podem esclarecer parâmetros da legislação.... mas não podem ir contra disposições legislativas...

...O pessoal anda muito esquecido das aulas de direito... eu também.. mas caramba quem anda nisto todos os dias nisto tem de ter em consideração SEMRE determinadas coisas.
  16.  # 78

A questão da janela a menos de 3.00m não tem a haver com os vizinhos!!! Tem a haver com a salubridade do compartimento em causa.... Se a câmara autorizar essa janela aberta para um quarto... está a cometer um acto ilicito...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 79

Colocado por: Pedro BarradasA questão da janela a menos de 3.00m não tem a haver com os vizinhos!!! Tem a haver com a salubridade do compartimento em causa.... Se a câmara autorizar essa janela aberta para um quarto... está a cometer um acto ilicito...
  18.  # 80

Eu não entendo nada disto mas permita que lhe pergunte, 3 metros só por salubridade? Então e a privacidade dos vizinhos?

0.0198 seg. NEW