Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Paulo nunesClaro que sim, não existe pequenas alterações á lei, lei é lei ponto final, e ainda lhe digo mais se fosse meu vizinho posso garantir-lhe por tudo que nunca abria aí essa janela, e mesmo que abrisse depois da obra feita eu deixava abrir, e depois de você ter gasto o dinheiro para abrir, eu obrigava a fechar, mais, nunca lhe passou pela cabeça que o vizinho pode vender a casa dele, e os novos donos depois podem obriga-lo a fechar a janela e depois fica com um quarto sem janela

Paulo, você não acha que esta a ser muito radical ??

Para si , se você meu vizinho qual é a diferença que lhe fazia ter uma janela a 2m ou a 3m do limite ???

Por acaso os lotes a nascente , que é onde fica aquela janela, são da família , mas podem vir a ser de um outro cidadão qualquer , diga-me lá se a pessoa que quiçá possa vir a adquirir o lote , depois de o fazer vai mandar fechar a janela ?? você faria isso ?
    • RCF
    • 19 julho 2017

# 82

Colocado por: Paulo nunesEntão e a privacidade dos vizinhos?

Nunca viu, especialmente prédios de habitação, construídos à face da via pública (não é a menos de 3 m, mas sim a menos de 1cm), em ruas movimentadas, e com janelas, que permitem, a quem passa, ver tudo para dentro de casa?
  2.  # 83

Colocado por: Paulo nunesEu não entendo nada disto mas permita que lhe pergunte, 3 metros só por salubridade? Então e a privacidade dos vizinhos?
    Segundo a câmara de Cascais, janela a 3m pode-se abrir se a divisão estiver à cota ou la´como se chama isso e tiver um muro a separar do vizinho que salvaguarde a privacidade tipo 2m de altura que é o máximo. Aliás no meu caso o terreno tem um declive ligeiro, dum lado posso abrir segundo eles e do outro não.
  3.  # 84

Colocado por: Paulo nunesEu não entendo nada disto mas permita que lhe pergunte, 3 metros só por salubridade? Então e a privacidade dos vizinhos?

Paulo, a 3m tem privacidade e a 2.5m já não tem ???
    Eu sei quem tem que existir um limite , mas essa da privacidade ...........
    • tnjp
    • 19 julho 2017

# 85

Em relação à janela penso que não há dúvidas, mesmo com as exceções do PDM. Referia-me aos afastamentos gerais, por vezes devido à morfologia do terreno, a câmara poderá aceitar outros afastamentos que não os previstos. Claro que há uma série de parâmetros a serem analisados e ninguém poderá ser prejudicado.
  4.  # 86

Colocado por: ncdias

São regras e têm de ser para todos

EDITADO: e mesmo a 3m como lhe disse tem regras. Para não ter condicionantes tem de estar a 5m
    Concordam com este comentário: ncdias
    • RCF
    • 19 julho 2017

# 87

Colocado por: Paulo nuneseu deixava abrir, e depois de você ter gasto o dinheiro para abrir, eu obrigava a fechar,

Isto é que é um bom vizinho! Quem é capaz disto, sabe-se lá do que mais será capaz...
    Concordam com este comentário: ncdias, jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncdias
  5.  # 88

São regras e têm de ser para todos

Existem regras e existem exceções as regras .......

Agora essa da privacidade é treta !!
  6.  # 89

Existem regras e existem exceções as regras .......

Agora essa da privacidade é treta !!
    Pois existem excepções, há sempre as coisas que são construídas ilegais. Se ninguém lhe chatear está tudo bem.
  7.  # 90

Colocado por: RCF
    Isto é que é um bom vizinho! Quem é capaz disto, sabe-se lá do que mais será capaz...
    Concordam com este comentário:jorgferr,ncdias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ncdias

O paulo não deve ser o vizinho do emad , que lhe deixou um simpático bilhete para limpar o terreno ao lado da obra :)
  8.  # 91

9.  # 92

sobre privacidade, não era uma afirmação ,mas sim uma pergunta ao senhor Pedro Barradas
  10.  # 93

Se os vizinhos também cumprirem os seus 3 metros, dá 6m....
    Se a Câmara for fundamentalista.... ainda pode evocar os afastamentos entre fachadas de 10m... o que neste caso remeteria para o afastamento de 5m ao limite do lote....

Há regras, há que saber gerir estes parâmetros todos...
  11.  # 94

... as regras, nem sempre têm lógica... alguém decidiu que era assim, publicou-se e pronto está em vigor...
  12.  # 95

bem...As regras do RGEU em termos de afastamentos até tem logica a meu ver em termos de salubridade.
    embora eu não concorde com a aplicação da regra dos 10 m nas fachadas laterais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 96

O paulo não deve ser o vizinho do emad , que lhe deixou um simpático bilhete para limpar o terreno ao lado da obra :)

Repara uma coisa, tu não tens o mínimo de respeito pelo teu vizinho, mas ele é que não presta.
    Primeiro
    Se eu fosse teu vizinho e tu abrisses uma janela ilegal virada para o meu terreno sem me consultar, assim quem não presta és tu

Segundo
    Se me consultasses antes eu nunca concordaria, e não te devia qualquer tipo de satisfação porque simplesmente estás a discutir um acto ilícito

Terceiro
    É o meu património eu sei quando compro, mas não sei quando vou precisar vender, é também por essa incerteza que o património tem de ser constantemente cuidado.
    Imagina que tenho um azar na vida e preciso vender de repente e aparece alguém interessado e, ou não faz negocio, ou me oferece menos por causa da janela , pois fica o vizinho a arder para ser teu cúmplice numa ilegalidade

Quarto
    É vergonhoso em 2017 entregar um projecto que não cumpra a lei, o dever de quem te fez o projecto é realiza-lo respeitando a legislação em vigor, e se tu não concordasses era no mínimo um dever moral recusa-lo
    Concordam com este comentário: larkhe
    • emad
    • 19 julho 2017

# 97

O Paulo Nunes tem razão.
    Se existem regras que limitam a construção, primeiro que tudo devem ser cumpridas.
    Eu alterei as áreas da minha garagem e também fiz a cozinha mais perto da parede do vizinho do que estava nas áreas definidas.
    Mas antes do processo entrar na câmara fui falar com os três confrontantes e eles assinaram a autorização. O mais afetado pediu-me o projecto e analisou. A minha janela da cozinha não dá para ver nada para o lado dele. Depois tenho um muro ainda de 1.8mt.
    Se o vizinho não autorizasse não podia fazer.
  14.  # 98

Colocado por: emadO Paulo Nunes tem razão.
    Se existem regras que limitam a construção, primeiro que tudo devem ser cumpridas.
    Eu alterei as áreas da minha garagem e também fiz a cozinha mais perto da parede do vizinho do que estava nas áreas definidas.
    Mas antes do processo entrar na câmara fui falar com os três confrontantes e eles assinaram a autorização. O mais afetado pediu-me o projecto e analisou. A minha janela da cozinha não dá para ver nada para o lado dele. Depois tenho um muro ainda de 1.8mt.
    Se o vizinho não autorizasse não podia fazer.
  15.  # 99

Mas hoje em dia tenho dúvidas se esses documento tenha algum valor legal, se a lei não permitir esse tipo de excessao mesmo com autorização por escrito e assinada não lhe deve servir de nada, porque qualquer contrato que agente faça os dois nunca se pode sobrepor á lei, mas de qualquer forma coloque a questão no fórum
  16.  # 100

Quarto
    É vergonhoso em 2017 entregar um projecto que não cumpra a lei, o dever de quem te fez o projecto é realiza-lo respeitando a legislação em vigor, e se tu não concordasses era no mínimo um dever moral recusa-lo

Paulo, o arquiteto fez a casa que eu lhe pedi, bem ou mal idealizada foi o que eu quis , eu nunca iria pedir a um arquiteto que me fizesse uma planta que não fosse o que eu pretendia , bem sei que existe pessoal que constroem casa ao gosto do arquiteto , mas não é o meu caso , a casa é para mim e não para o arquiteto portanto ele fez o que eu lhe pedi , inclusive a janela.

0.0176 seg. NEW