Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: emadO Paulo Nunes tem razão.
    Se existem regras que limitam a construção, primeiro que tudo devem ser cumpridas.
    Eu alterei as áreas da minha garagem e também fiz a cozinha mais perto da parede do vizinho do que estava nas áreas definidas.
    Mas antes do processo entrar na câmara fui falar com os três confrontantes e eles assinaram a autorização. O mais afetado pediu-me o projecto e analisou. A minha janela da cozinha não dá para ver nada para o lado dele. Depois tenho um muro ainda de 1.8mt.
    Se o vizinho não autorizasse não podia fazer.
    Concordam com este comentário:ncdias

Emad , foi exatamente isso que eu fiz com aquela questão da janela, com a vantagem de o proprietário do lote em questão ser um familiar.
  2.  # 102

Colocado por: Paulo nunesMas hoje em dia tenho dúvidas se esses documento tenha algum valor legal, se a lei não permitir esse tipo de excessao mesmo com autorização por escrito e assinada não lhe deve servir de nada, porque qualquer contrato que agente faça os dois nunca se pode sobrepor á lei, mas de qualquer forma coloque a questão no fórum

Paulo eu coloquei a questão á camara, vamos ver o que eles dizem.
    Se não me deixarem fazer a janela em obra , farei depois de ter a licença habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo nunes
  3.  # 103

Colocado por: ncdias

Paulo, o arquiteto fez a casa que eu lhe pedi, bem ou mal idealizada foi o que eu quis , eu nunca iria pedir a um arquiteto que me fizesse uma planta que não fosse o que eu pretendia , bem sei que existe pessoal que constroem casa ao gosto do arquiteto , mas não é o meu caso , a casa é para mim e não para o arquiteto portanto ele fez o que eu lhe pedi , inclusive a janela.

Se esta feita a sua medida veio aqui pedir opinião de quê ao certo?

Se eu tivesse um caso como o seu agiria exactamente como o Paulo Nunes. a Lei é para respeitar.
  4.  # 104

vou ser preguiçoso e vou comentar antes de ler tudo, correndo o risco de estar a repetir alguem.

em lotes pequenos, como esse, eu não construía uma casa térrea.
    deixava apenas um quarto no RC ou um bom escritório que desse para reconverter num quarto para a velhice e colocava os restantes quartos no 1º piso.

já reparou que nem se quer tem espaço para colocar uma piscina daquelas de borracha mais os cachopos brincarem no verão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncdias
  5.  # 105

Colocado por: ncdias

Paulo, o arquiteto fez a casa que eu lhe pedi, bem ou mal idealizada foi o que eu quis , eu nunca iria pedir a um arquiteto que me fizesse uma planta que não fosse o que eu pretendia , bem sei que existe pessoal que constroem casa ao gosto do arquiteto , mas não é o meu caso , a casa é para mim e não para o arquiteto portanto ele fez o que eu lhe pedi , inclusive a janela.
  6.  # 106

Não entendes-te o que quis dizer
    É óbvio que o arquiteto faz a teu gosto, agora o arquiteto não devia era enviar para a câmara sem cumprir a legislação vigente, o que vai acontecer é que no final o que te devia custar por exemplo 3 mil euros vai custar 4 mil, mas provavelmente também já deve ser a ideia do arquiteto
  7.  # 107

.. e se no Termo de responsabilidade do autor do projecto de arquitectura não constar quais as normas legais que não estão a ser cumpridas, estará este a prestar falsas declarações...
    Concordam com este comentário: marco1, fernandoFerreira
  8.  # 108

Colocado por: Paulo nunesÉ óbvio que o arquiteto faz a teu gosto, agora o arquiteto não devia era enviar para a câmara sem cumprir a legislação vigente,

Se o arquitecto, avisou o dono da obra, porque se há-de recusar? para ele até é bom, cobra o projecto e cobra depois o projecto de alterações.
  9.  # 109

Paulo, eu percebi e o arquiteto alertou-me para isso , fui eu que pedi expressamente para ele enviar com a janela e a tal declaração do proprietário do lote vizinho.

Aliás se tiver que fazer a alteração , o projeto esta feito , é só submeter sem janela sem custos da parte do arquiteto.
  10.  # 110

a meu ver só vai é perder tempo

duvido muito que seja qual for a camara que aceite esse quarto com essa janela assim apresentada e ainda o termo do autor a dizer que o projeto cumpre a legislação.

estariam a abrir um precedente grave

quase de certeza vão-lhe mandar um oficio a dizer que não cumpre e que essa divisão terá que ser arrumos e que tem de ter janela ou fixa ou sem cumprir com as dimensões de divisão habitável ( portanto menos de 10% de área de fenestração da área da divisão)
  11.  # 111

quase de certeza vão-lhe mandar um oficio a dizer que não cumpre e que essa divisão terá que ser arrumos e que tem de ter janela ou fixa ou sem cumprir com as dimensões de divisão habitável ( portanto menos de 10% de área de fenestração da área da divisão)

Marco, se for janela fixa pode ser ??
    • tnjp
    • 19 julho 2017

# 112

Diz que se for recusado é só entregar outro projeto sem janela. Mas o quarto tem que ter uma janela, não é assim? Só vejo como solução aquele recanto em frente, mas parece que não tem dimensões suficientes, de acordo com o marco1.
    •  
      marco1
    • 19 julho 2017 editado

# 113

a questão do canto seria possível, mas incorre também numa irregularidade prevista no RGEU e mesmo nos incêndios, o eixo da janela possível nunca estaria a pelo 2 metros da fachada do lado esquerdo. isto para ser um quarto claro.

ncdias

se a janela fosse fixa ( certas camaras exigem mesmo tijolo de vidro) teria que lhe chamar arrumos, e penso que estaria um pouco a forçar a barra, mas já é um caminho.
  12.  # 114

Uma questão, a casa tem lareira, no inverno compras uma tonelada de lenha onde é que a vais guardar?
    • tnjp
    • 19 julho 2017

# 115

A garagem não tem acesso à casa? A porta da garagem dá para um pátio exterior, certo?
  13.  # 116

Colocado por: tnjpA garagem não tem acesso à casa? A porta da garagem dá para um pátio exterior, certo?

Sim dá para o Páteo, mas essa zona vai ter cobertura até a porta cozinha.
  14.  # 117

Colocado por: Paulo nunesUma questão, a casa tem lareira, no inverno compras uma tonelada de lenha onde é que a vais guardar?

Possivelmente na garagem Paulo.
  15.  # 118

Colocado por: tnjpDiz que se for recusado é só entregar outro projeto sem janela. Mas o quarto tem que ter uma janela, não é assim? Só vejo como solução aquele recanto em frente, mas parece que não tem dimensões suficientes, de acordo com o marco1.

Nesse caso teria que ser arrumos segundo o arquiteto me informou.
  16.  # 119

Tentando não mexer demasiado no resto, se se trocasse a localização desse quarto da janela problemática com a localização do closet e WC da suite (as áreas são semelhantes) não ficaria a coisa resolvida?
    O quarto ficava com janela a sul, tal como a suite, e na parede problemática as janelas necessárias seriam para divisões (WC e closet) que sobrevivem bem com postigos, que creio já são legais (estou a dizer algum disparate?).
    Se os postigos não forem legais, pode sempre recuar a parede para a alinhar com o resto que vem de trás e já cumpre. Para isso tem de sacrificar um cheirinho de área nos quartos e no closet, mas isso bem distribuído parece-me absolutamente gerível.
    Aproveitava e mexia na entrada da suite, que a meu ver deixa muito a desejar.
    Outra vantagem: ficavam os 2 WC adjacentes, poupando em canalização.

Raios, parece tão fácil que de certeza me está a escapar alguma coisa óbvia...
  17.  # 120

Já pensas-te fazer fazer só sala de estar, e aumentar a cozinha para caber uma mesa maior

Fazias a cozinha onde tens a sala e o escritório, encostadas sala de estar na traseira da casa, assim não construias o anexo e a sala servia de complemento a zona de lazer exterior, em vez daquele anexo todo construias tipo uma varanda gourmet um pouco a brasileiro para o verão

0.0310 seg. NEW