Iniciar sessão ou registar-se
    • ncdias
    • 18 julho 2017 editado

# 1

Boas tardes,

Sou frequentador do fórum á algum tempo , embora não muito participativo , como vou iniciar a construção da minha moradia decidi partilhar a evolução da construção aqui no fórum .

Por agora aguardo licença para iniciar a obra , o projeto esta em aprovação há 3 meses por isso suponho que estará para breve emissão da licença construção.

A moradia tem 160m² mais garagem e anexo, o lote tem 410m²

Vou colocar aqui a planta para darem a vossa opinião.
      Alçados1.jpg
      Alçados.jpg
      Planta.jpg
  1.  # 2

Colocado por: ncdiasVou colocar aqui a planta para darem a vossa opinião.

Já pensou que tem 5 chaminés?
    Mais um projeto feito sem qualquer preocupação com a distribuição dos espaços.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

Só comentarei a planta.
    É um programa estranho, presumo que deve estar à medida dos seus utilizadores... pelo que dá a perceber, só irá utilizar/ viver no anexo... ( cozinha do quintal). Os espaços interiores acho-os muito retalhados, jogados para aí....

Não entendo como numa moradia se possa ter uma zona de estar sem qq tipo de relação com a envolvente/ exterior. Sem prever pergolas, e/ ou outras estruturas de ensombramento... Ou, onde as há,o alpendre na zona Norte, será uma zona insalubre sem luz.... sem qualidade....

Ter um terreno que ficará praticamente todo ocupado, impermeabilizado. Eu não gostaria de viver aí.

PS: Como foi possivel deixarem abrir a única janela de um compartimento de habitação ( quarto) a menos de 3.00m do limite do seu terreno
  3.  # 4

Colocado por: zedasilvaJá pensou que tem 5 chaminés?
    Mais um projeto feito sem qualquer preocupação com a distribuição dos espaços.

Sim , mas penso q não existia outra solução , contudo as chaminés em obra não vão ficar com essas dimensões ( altura ).

Quanto a divisão de espaços , qual seria a sua opinião ?
  4.  # 5

Colocado por: ncdiasQuanto a divisão de espaços , qual seria a sua opinião ?

a 1ª coisa era chegar a porta de entrada para junto do escritório!!!! fazer aí o atrio/ hall, e o acesso aos quartos ser tam´bem nessa zona....
    Essa era basica.... e resolvia logo a zona de refeições apertada/ cozinha...
  5.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasSó comentarei a planta.
    É um programa estranho, presumo que deve estar à medida dos seus utilizadores... pelo que dá a perceber, só irá utilizar/ viver no anexo... ( cozinha do quintal).
    Não entendo como numa moradia se possa ter uma zona de estar sem qq tipo de relação com a envolvente/ exterior. Sem prever pergolas, e/ ou outras estruturas de ensombramento... Ou, onde as que há.. o alpendre na zona Norte,será uma zona insalubre sem luz.... sem qualidade....
    ter um terreno que ficará praticamente todo ocupado, impermeabilizado. Eu não gostaria de viver aí.

PS: Como foi possivel deixarem abrir a única janela de um compartimento de habitação ( quarto) a menos de 3.00m do limite do seu terreno

Sempre tive em mente que , caso algum dia construi-se uma moradia para mim teria uma cozinha independe por vários motivos.

Quanto a ocupação do terreno, a ideia também sempre foi uma casa térrea , e com umas áreas razoáveis , dai ter esta ocupação.
  6.  # 7

eu gosto é da mesa logo em cima da entrada.

agora a sério, este tipo de projeto na ansia de ter os comodos todos para a vidinha, dá nisto, ou seja claustrofobia, peso.

aquele corredor a meu ver está a mais.

a janela do quarto a 1.5 m da extrema??
  7.  # 8

Colocado por: ncdiasSim , mas penso q não existia outra solução

Claro que sim, bastava que o seu técnico tivesse gasto 5 minutos a pensar o projeto.

Colocado por: ncdiascontudo as chaminés em obra não vão ficar com essas dimensões ( altura ).

A do forno vai ser bonito de ver aquilo a não funcionar
  8.  # 9

Colocado por: Pedro Barradas
    a 1ª coisa era chegar a porta de entrada para junto do escritório!!!! fazer aí o atrio/ hall, e o acesso aos quartos ser tam´bem nessa zona....
    Essa era basica.... e resolvia logo a zona de refeições apertada/ cozinha...

Pedro, essa foi a primeira hipótese que o arquiteto me colocou, mas eu acho o espeço dos átrios/halls un desperdício , fui eu que solicitei ao arquiteto entrada direta para a sala .
  9.  # 10

Correcto. mas o interior, poderia estar melhor organizado .. e relação interior/ exterior é sofrível. sem qualidade.
    A apresentação do projecto está bonitinha... mas o resto.. falta o resto.

PS: Eu penso que irá ter problemas no licenciamento com aquela janela a 1.50m do limite do terreno. Vai contra o estipulado no Art. º 73 do RGEU... Naõ entendo como a pessoa que fez isso não assegura uma questão básica dessas...
  10.  # 11

Colocado por: ncdiasmas eu acho o espeço dos átrios/halls un desperdício

Então e aquele corredor dos quartos?
    E o espaço na cozinha junto as despenseiro?
    E o alpendre onde não claustrofóbico onde não cabe nada?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

Colocado por: ncdias
    Pedro, essa foi a primeira hipótese que o arquiteto me colocou, mas eu acho o espeço dos átrios/halls un desperdício , fui eu que solicitei ao arquiteto entrada direta para a sala .

Mas era directa para a sala.... mas num local que funcione melhor.... quem é que vai usar a entrada formal!!!? ninguém, a entrada formal será sempre o portão de acesso ao lote. No entanto tem um corredor enorme dna zona privada/ intíma....
    Mudaria a suite de sitio, e a IS social passaria para onde agora tem a Is da suite....
  12.  # 13

Colocado por: marco1eu gosto é da mesa logo em cima da entrada.

agora a sério, este tipo de projeto na ansia de ter os comodos todos para a vidinha, dá nisto, ou seja claustrofobia, peso.

aquele corredor a meu ver está a mais.

a janela do quarto a 1.5 m da extrema??

Marco , eu depois mudo a mesa de local :)
    Não deixa de ter a sua razão quando diz
    ter os comodos todos para a vidinha
    , mas tentei passar para a planta tudo aquilo que tinha em mente , claro que todos temos opiniões e gostos diferentes e ainda bem que é assim.

Quanto a janela , o vizinho do lado deu autorização :)
  13.  # 14

EPA`!!!!!, Epá!!!!, um gajo com a planta cheia de "bonecada", nem repara,...então as IS não cumprem com as acessibilidades.... Mais um factor para lhe reprovarem o projecto de arquitectura.. Tem a certeza que isso foi projectado por um arquitecto!?
  14.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasTem a certeza que isso foi projectado por um arquitecto!?

Claro que foi
    :))
  15.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasEPA`!!!!!, Epá!!!!, um gajo com a planta cheia de "bonecada", nem repara,...então as IS não cumprem com as acessibilidades.... Mais um factor para lhe reprovarem o projecto de arquitectura.. Tem a certeza que isso foi projectado por um arquitecto!?

Não cumpre ?? então ?
  16.  # 17

Zedasilva , não seja mauzinho senão não o vou contratar par afazer a fiscalização da obra :)
    • RCF
    • 18 julho 2017 editado

# 18

Colocado por: ncdiasQuanto a ocupação do terreno, a ideia também sempre foi uma casa térrea , e com umas áreas razoáveis , dai ter esta ocupação.

E necessita mesmo do anexo e da garagem fechada? Se abdicar de, pelo menos, um desses espaços, já lhe sobra mais espaço livre no exterior.
    O lote até nem é pequeno (410m2), mas para uma casa térrea e mais uma garagem e mais um anexo, não sobra nada. Eu mexeria aí, de forma a sobrar mais espaço aberto (possivelmente, eliminando o anexo e ficando apenas com um pequeno telheiro para churrasqueira junto à garagem. desta forma ficava com todo aquele canto livre).
    Depois, também não me agrada entrar em casa e ter a mesa de jantar à frente... aquele espaço/corredor entre a cozinha e a casa das máquinas, parece-me ser desperdício...
  17.  # 19

Colocado por: ncdiasQuanto a janela , o vizinho do lado deu autorização :)

Dúvido da legalidade dessa "autorização".... Isso não tem a haver com autorizações do vizinho ,tem a haver com assegurar os afastamentos e zonas livres mínimas a essa mesma janela....
    Concordam com este comentário: zedasilva, mhpinto
  18.  # 20

Colocado por: ncdiassenão não o vou contratar par afazer a fiscalização da obra :)

Bem, agora que estou a olhar para o projeto com olhos de ver, aquilo afinal nem está assim tão mal.
    :))
    Concordam com este comentário: ncdias

0.0218 seg. NEW