Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Podem por favor habilitar-me com a v/ opinião sobre o orçamento em anexo, que não inclui o IVA.
    Obrigado
  2.  # 2

    Boas

    Os preços não ao a minha especialidade, mas mesmo para alguns entendidos que há por aqui vai ser difícil avaliar sem saber exactamente os materiais, quantidades, áreas, etc.

    Cumps
    José Cardoso
    • JCC
    • 17 junho 2009 editado

     # 3

    O IVA sobre mão de obra é a 5% para remodelações.

    Peça a decomposição.

    Codigo do IVA:
    2.27 - As empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação, com excepção dos trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes e das empreitadas sobre bens imóveis que abranjam a totalidade ou uma parte dos elementos constitutivos de piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares.

    A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20% do valor global da prestação de serviços.
  3.  # 4

    Tecnicamente tem muitas lacunas...
    Depois falta um item: Garantia de quê e de quantos anos?
    • eu
    • 17 junho 2009

     # 5

    Assim à primeira vista, os preços parecem-me bons...
  4.  # 6

    Eu não consigo dar opinião.
    Se o hall ou o corredor tiverem 1m2 é uma coisa; se tiverem 20m2 é outra.
  5.  # 7

    Sem as quantidades é impossivel...
  6.  # 8

    Concordo com Eu, à primeira vista os preços parecem bastante razoáveis!
    Cumprimentos,
    PS. Vou dizer algo que pode parecer estranho mas a minha experiência é que quanto mais os clientes (o meu caso)querem "pormenorizar", mais mexemos no preço, ..a nosso desfavor.
    •  
      FD
    • 18 junho 2009

     # 9

    Colocado por: CMartinVou dizer algo que pode parecer estranho mas a minha experiência é que quanto mais os clientes (o meu caso)querem "pormenorizar", mais mexemos no preço, ..a nosso desfavor.

    O raciocínio é completamente o oposto.
    Quanto mais pormenorizar, menos margem existe para o empreiteiro. O oposto permite ao construtor ser criativo, no sentido em que pode escolher o que lhe é mais conveniente, a ele e não a si... O Paulo Correia já explicou isto, mas não consigo encontrar o comentário...
  7.  # 10

    Um empreiteiro deu a um amigo meu um preço de 1000euros para assentar azulejo.

    Entretanto, o meu amigo resolveu assentar só 5m2 de azulejo, em vez dos 100m2 previstos inicialmente, e o biscateiro queria cobrar-lhe o mesmo preço (1000euros!!) porque tinha dado preço para um determinado trabalho (assentar azulejos) e que não tinha a culpa que a quantidade tivesse sido reduzida!

    Nota: felizmente que no PEDIDO de preço (mas não na proposta do biscateiro) estava lá escrito claramente a quantidade (100m2) pretendida...
  8.  # 11

    FD,
    Não concordo. Percebo o que está a dizer, deixar à imaginação do empreiteiro de forma a ele poder "flutuar" com as suas margens, e obviamente vou ter que determinar o que quero mas, se eu vou querer "tecnicamente" pormenorizar numa área que não domino "batem-me" aos pontos e pontos são euros!

    Imaginemos o seguinte: eu quero umas janelas pvc com pelicula verde, puxadores marca x, e vidro duplo laminado com maior isolamento acústico e com cruzetas, portadas interiores em pvc, tudo de marca conceituada, e estava satisfeitíssima com as propostas apresentadas. Entretanto, descubro que posso ter neste modelo, caixlharia de três, quatro ou cinco câmaras mas que entre elas não há grande vantagem, talvez um ganho de 2% (diz-me inclusivamente o comercial) em isolamento acústico mas agora que sei isto só me satisfaço com as de 5 câmaras (que é basicamente: o mesmo espaço das de 4 câmaras numa caixilharia de 70mm mas dividem antes por cinco), e as outras já não me convencem (manias) e lá subo eu o preço por mim própria. Fantástico, não é?! Sabe, há muita "psicologia" nestas coisas..!
  9.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.Um empreiteiro deu a um amigo meu um preço de 1000euros para assentar azulejo.

    Entretanto, o meu amigo resolveu assentar só 5m2 de azulejo, em vez dos 100m2 previstos inicialmente, e o biscateiro queria cobrar-lhe o mesmo preço (1000euros!!) porque tinha dado preço para um determinado trabalho (assentar azulejos) e que não tinha a culpa que a quantidade tivesse sido reduzida!

    Quando achamos que já vimos tudo, lá aparece mais alguma coisa de nos deixar pasmados... lol
  10.  # 13

    Penso que o Luis KW está a usar uma exemplo figurativo...
    • ecsm
    • 18 junho 2009

     # 14

    E qual é o IVA para construção de raiz? mão de obra?
  11.  # 15

    Colocado por: CMartinPenso que o Luis KW está a usar uma exemplo figurativo...
    Não estou não. Aconteceu mesmo, e foi no mês passado (Maio/2009).
  12.  # 16

    Colocado por: ecsmE qual é o IVA para construção de raiz? mão de obra?
    20%, tanto para mão de obra como para materiais (excepto algumas excepções - energias renováveis, contentores para entulhos, etc. - que é de 5%).
    Nas remodelações, reparações etc. de HABITAÇÃO é que o IVA sobre a mão de obra é de 5%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ecsm, Energiasesoluçoes
  13.  # 17

    Colocado por: FD
    O raciocínio é completamente o oposto.
    Quanto mais pormenorizar, menos margem existe para o empreiteiro. O oposto permite ao construtor sercriativo, no sentido em que pode escolher o que lhe é mais conveniente, a ele e não a si... O Paulo Correia já explicou isto, mas não consigo encontrar o comentário...

    Imagine o seguinte, Quer comprar um carro e chega a vários stands multimarcas e diz que quer um carro de gama média. Como não mandou fazer um projecto de execução, apenas pede até 1500cc e a diesel.
    Num stand propõe-lhe um Chevrolet por 500€/m2, no segundo stand propõe-lhe um renault por 750€/m2 e no terceiro propõe-lhe um Mercedes Classe B por 1000€/m2. Como o comprador até é um gajo espertalhaço que não se deixa enganar por ninguém e percebe à brava da poda, diz logo que que fez um grande negócio com o preço mais baixo, porque ele não se deixa enganar por esses vendedores que circulam de Mercedes Classe S, o que prova que são uns aldrabões que vivem enganado os clientes.

    Claro que se tivesse definido as características do carro que queria, tinha proposta para o carro que realmente lhe interessava e com preço comparáveis e evitava receber orçamentos tão dispares, mas ele é que percebe da coisa, não o vendedor que apanha com artistas destes todos os dias.

    Portanto, como apanhamos espertos destes todos os dias, temos 3 hipóteses: ou trabalhamos em segmentos que paguem qualidade, ou entramos no jogo ou fechamos a porta.

    Se eu receber na empresa pedidos de orçamentos assim, sei que a única hipótese de ser concorrencial é jogar de duas formas: Ou sub-orçamento, esquecendo-me de alguns (muitos) trabalhos e mesmo que o pedido seja chave na mão, vai lá uma nota que diz, estarem excluídos todos os trabalhos que não façam parte do orçamento ou proponho materiais do mais rasca, perdão, económicos que existirem, conseguindo desse modo um orçamento barato. Como eu sei que depois em obra, ninguém vai querer aquela porcaria, perdão, mosaicos até 10€/m2, quando me pedirem a alteração, apanham com um trabalho a mais, muito bem pago e no final a obra de 750€/m2, perdão, 500/m2 transformou-se numa de 850€/m2.

    Entende a diferença entre especificar ou não aquilo que se pretende? Se eu quiser uma loura de olhos azuis com 1.90 e 25 anos com 70kg, peço isto ou vou pedir apenas uma mulher? (ok está é puxada, mas serve é só para exemplo)

    Há, depois temos o artista sénior, aquela que sabe mesmo como evitar estas armadilhas (cai de pára quedas nos fóruns, lê meia dúzia de posts e já sabe buéreré). Pede o orçamento chave na mão mas com os preços divididos por mão de obra e materiais. Assim têm a certeza que não vai ser enganado, porque têm um amigo de amigo, que lhe arranja material de qualidade superior e metade do preço do aldrabão do empreiteiro, que nem se percebe porque não se digna a trabalhar de graça, para que o dono de obra compre o Mercedes Classe S no fim da obra.

    O empreiteiro que anda de renault e têm de pagar contas, já lhe conta uma história. Mete a margem de lucro toda na mão de obra e os materiais a preço de custo (sem desconto) para que o dono de obra se precipite e diga: Eu forneço os materiais. Fixe, o empreiteiro ganha o dele e o dono de obra mete-se numa carga de trabalhos como nunca imaginou (e com jeitinho ainda paga materiais para uns biscates de fim de semana)

    Colocado por: MIGASRUSSO
    Podem por favor habilitar-me com a v/ opinião sobre o orçamento em anexo, que não inclui o IVA.

    Realmente sem quantidades e marcas é dificil de de dizer, mas a maioria dos trabalhos são uns belos biscates e são trabalhosos. Mesmo que a qualidade dos materiais não seja a melhor, embora não haja grande definição a nível de materiais.

    A cozinha parece boa
    A sala varanda parece-me cara,
    O Hall parece caro
    O corredor, está caríssimo
    A sla de banho está boa

    Um dos truque de analisar isto é da seguinte maneira.
    É uma obra essencialmente de mão de obra ( 80%), pelo que em cerca de 6500€, retirando 25% de lucro, ficam 4900€ de custos. Desses, se a mão de obra vale 80%, gastamos lá 3900€. Ora 3900€ são 4 homens durante um mês, o que me parece um exagero enorme. 2 homens, têm mais do que obrigação de fazer este trabalho em 3 ou 4 semanas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AugstHill
  14.  # 18

    Colocado por: PauloCorreiaSe eu quiser uma loura de olhos azuis com 1.90 e 25 anos com 70kg, peço isto ou vou pedir apenas uma mulher?

    Aonde é que se pede isso?!! :)
    •  
      FD
    • 23 junho 2009

     # 19

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: PauloCorreiaSe eu quiser uma loura de olhos azuis com 1.90 e 25 anos com 70kg, peço isto ou vou pedir apenas uma mulher?

    Aonde é que se pede isso?!! :)

    Uma pista: falar sobre esse desejo com a actual mulher/esposa/namorada é o primeiro passo a tomar e o mais fácil... :D
  15.  # 20

    Bom, desculpem interromper esta conversa entre homens que estava a ficar tão interessante, mas se vocês forem barrigudões, sapudos, a começarem a dar os primeiros sinais de calvície talvez fosse melhor as actuais mulheres/esposas/namoradas perguntarem-vos onde se pede um moreno de olhos verdes e 1,90 e aí sim... o mundo seria um lugar justo e equilibrado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catarinam, silvyl
 
0.0203 seg. NEW