Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho utilizado a totalidade dos "cacos" e restos da construção para aterrar e subir a passagem lateral da casa para a zona dos anexos, já que o terreno se encontrava muito baixo. Também aproveitei um pouco de terreno e cacos que saíram de um quintal vizinho...

    Agora só me resta colocar uma camada de saibro, e finalmente o pavê para ter tudo acabado, quando começaram a surgir rumores de que o que fiz é ilegal, devia comprar aterro e não aterrar com os cacos e terras, que me sujeito a que a fiscalização me obrigue a retirar o entulho todo !

    Como isto sempre foi prática comum nesta zona, antes de cimentar as passagens aterram-se com todo o entulho da obra, fui apanhado completamente de surpresa e nem sei em que acreditar já.

    Alguém tem algumas luzes disto ?

    Obrigado
  2.  # 2

    Sim é verdade a nova lei do residos solidos de construção a isso obriga.
    Não pode utilizar residos de demolição em aterros.
  3.  # 3

    Ao que parece, teria de pagar para os remover....e tornar a pagar para os recomprar e utilizar ?
    Não faz muito sentido...
  4.  # 4

    zedasilva

    mas se forem apenas restos "cacos" da construção em si e não de uma demolição ??

    já agora a utilização de tout-venant é igualmente proibida??
  5.  # 5

    marco1
    Não conheço ainda os pormenores da lei pois como ainda não tive um caso concreto ainda não me debroçei sobre ela. Mas pareçe-me que cacos podem ser considerados restos da construção. Já o tou-venant não me pareçe que haja problemas, mas como lhe disse não conheço a lei nos seus pormenores.
  6.  # 6

    Poderia ser pelo aspecto de não estar a contaminar os solos com materiais perigosos, que não os cacos e areias...
    Mas basicamente deve-se tratar de mais uns tachos, para quem tratar os entulhos para os vender.

    Já tenho que fazer no fim de semana, acabar o que comecei e tapar tudo com o Saibro antes que me venham chatear.
  7.  # 7

    Pah, era espectacular ir para a televisão denunciar se algum embirra-se de estar a usar o entulho da obra (não é demolição) para colocar nas zonas de páteos.

    Para onde é que este país está a ir...

    Coisas da Casa
  8.  # 8

    Não pode usar esse tipo ou outro para encher terrenos...

    A triagem dos entulhos tem de ser feita em obra, para que estes quando forem ser removidos já estejam separados.
  9.  # 9

    Antigamente (e eu não sou assim tão antigo!), vinham camionetas da Câmara de Lisboa às obras recolher os ENTULHOS (cacos de tijolo, etc.) para serem utilizados nos aterros de obras «oficiais»...
    As voltas que o mundo dá.
 
0.0126 seg. NEW