Iniciar sessão ou registar-se
    • riscos
    • 26 julho 2017 editado

# 61

Um projeto de Estabilidade não é um projeto de impermeabilização, para a estrutura é indiferente se tem impermeabilização ou não, não é um fator que influencie a estrutura. estamos a falar de projetos em condições normais.. o projeto de licenciamento nosso chega e sobra para fazer a estrutura sem ter de me ligar nenhuma vez.
    Agora impermeabilização de sapatas ou muros de suporte nao é algo que seja usual ir em projetos de Estabilidade. Pessoalmente eu só coloco quando me adjudicam projeto de execução.
    isso de colocar tela asfáltica na base das sapatas é uma coisa fora mas completamente fora do normal, e dinheiro deitado fora.
  1.  # 62

Colocado por: LuisVLPrimeiro coloca a pitonada sobre a terra, depois a asfáltica

Como é que aplica uma asfáltica por cima de uma pitonada??
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 63

Colocado por: riscospara a estrutura é indiferente se tem impermeabilização ou não

Não concordo!
    A durabilidade e por consequência a eficiência de uma estrutura, pode ser influenciada pela existência ou não de impermeabilizações e drenagens.
    • riscos
    • 26 julho 2017 editado

# 64

Colocado por: zedasilvaNão concordo!
    A durabilidade e por consequência a eficiência de uma estrutura, pode ser influenciada pela existência ou não de impermeabilizações e drenagens.

vou te dar um exemplo prático...

Zinna, betão C20/25, tem de ser um X0, é o betão mais fraco sem nenhum aditivo hidrófugo, (erro), sapatas de 40cm de altura (erro)

Metes um C25/30 XC2, com recobrimento de 5 cm, fundações de 50cm de altura e nunca terás água a subir pela sapata é uma massa demasiado forte.

Fundo das sapatas, 10 cm de betão limpeza.... sapatas à vista....pintadas com 2 demão cruzadas de Inertol a apanhar os pilares acima do nível do solo e esta o problema resolvido. Drenagem em terrenos normais ou impermeáveis, impermeabilização no massame, esse sim com tela pitonada por baixo do massame para envitar capilaridade, e tela asfáltica por cima do massame.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 65

Colocado por: riscosMetes um C25/30 XC2, com recobrimento de 5 cm, fundações de 50cm de altura e nunca terás água a subir pela sapata é uma massa demasiado forte.

Sim, e depois vais á obra e tens uma coisa assim.
      lixo 13.JPG
  4.  # 66

Colocado por: marco1e eu continuo a não perceber porque mesmo quando não há necessidade as pessoas continuam a fazer o dito desvão em vez de laje térrea.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,zedasilva,riscos

Há locais onde o desvão é mesmo obrigatório (zonas graníticas).
  5.  # 67

Colocado por: Skinkx

Há locais onde o desvão é mesmo obrigatório (zonas graníticas).

Casos isolados, cada caso é um caso, não se deve é fazer por sistema o mesmo método para zé o manel e o Jaoquim
  6.  # 68

Colocado por: zedasilvaSim, e depois vais á obra e tens uma coisa assim.

O que é isso, um pilar de uma casa no brasil feito com betão feito em obra?
  7.  # 69

Colocado por: riscos

vou te dar um exemplo prático...

Zinna, betão C20/25, tem de ser um X0, é o betão mais fraco sem nenhum aditivo hidrófugo, (erro), sapatas de 40cm de altura (erro)

Metes um C25/30 XC2, com recobrimento de 5 cm, fundações de 50cm de altura e nunca terás água a subir pela sapata é uma massa demasiado forte.

Fundo das sapatas, 10 cm de betão limpeza.... sapatas à vista....pintadas com 2 demão cruzadas de Inertol a apanhar os pilares acima do nível do solo e esta o problema resolvido. Drenagem em terrenos normais ou impermeáveis, impermeabilização no massame, esse sim com tela pitonada por baixo do massame para envitar capilaridade, e tela asfáltica por cima do massame.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Concordo com este comentário, com excepção da discordância (já mencionada anteriormente) relativamente à função da tela pitonada. Mas no resto estou de acordo.
  8.  # 70

Colocado por: riscosO que é isso, um pilar de uma casa no brasil

Antes fosse :)
    Felizmente aquilo depois começou a encarreirar.
      lixo12.JPG
  9.  # 71

É precisamente por uniões com fita-cola que não acredito muito no método... :-)
  10.  # 72

Colocado por: riscosMetes um C25/30 XC2, c

Para fundações não seria XC1....
    • riscos
    • 26 julho 2017 editado

# 73

Colocado por: zinnaPara fundações não seria XC1....

Escrevi mal, XC1, não existe o XC2 em betão C25/30 so C30/37.

Gostei zé, so não percebo o porque desses lintéis de fundação se encheram a "caixa" mas isso era o que estava no projeto não tem a ver com o teu trabalho
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  11.  # 74

Oh ze, explique lá porque é que concorda com o #64. Fundo das sapatas sem qualquer impermeabilização?
  12.  # 75

Colocado por: riscos
    Como é que aplica uma asfáltica por cima de uma pitonada??
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Nao sei. Não pode pousar e pronto?

Você está a querer dizer que a base das fundações não precisa de impermeabilização?
  13.  # 76

Colocado por: LuisVLOh ze, explique lá porque é que concorda com o #64. Fundo das sapatas sem qualquer impermeabilização?

Não!
    Só concordo com a solução para a laje, para mim o fundo das sapatas deve ser sempre impermeabilizado.
    Concordam com este comentário: LuisVL
  14.  # 77

zedasilva

já aqui foi falado mas eu já não me lembro,

sabe se as sapatas dos pilares das pontes em betão são impermeabilizados? ou como ?
  15.  # 78

Agora é que o Marco te tramou zéeeeeeee!!!! eheheh ahh grande Marco1.

Colocado por: LuisVLNao sei. Não pode pousar e pronto?

Nop, a tela asfáltica é queimada e cola numa base sólida :)
  16.  # 79

Colocado por: riscosNop, a tela asfáltica é queimada e cola numa base sólida :)

mas estava aqui a lembrar-me da obra do ptuga, ele colocou uma tela de PVC pousada sobre o betão de limpeza, ou seja, há telas que não precisam ser queimadas...
    • ik
    • 28 julho 2017

# 80

Provavelmente numa cobertura, mas eu pouco percebo disto

0.0269 seg. NEW