Iniciar sessão ou registar-se
    • ARreis
    • 26 julho 2017 editado

     # 1

    Bom dia a todos

    Tenho uma duvida sobre SCIE.

    Em uma oficina de transformação de Inox, esta é muito longa. Ou seja, tem 39m de comprimento por 7 de largura. Apenas tem a entrada principal na frente da oficina, e nas traseiras como nos lados do edificio está confinada por outros edificios contiguos.

    A minha questão é: Visto que só tenho uma saida de evacuação pela frente da oficina, tenho que fazer uma parede a meio da oficina para compartimentar? É uma oficina UT XII de 1ª categoria de risco.

    Obrigado a todos, antes de mais
  1.  # 2

    Porquê? isso não tem nada a haver com a questão...
    Já leu o Art.302 do RT-SCIE?
    Colocado por: ARreisA minha questão é: Visto que só tenho uma saida de evacuação pela frente da oficina, tenho que fazer uma parede a meio da oficina para compartimentar? É uma oficina UT XII de 1ª categoria de risco.


    O importante para o que descreve é o descrito no Art. 304...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARreis
  2.  # 3

    Obrigado Pedro Barradas!! Não me tinha apercebido desse artigo... Ás vezes uma pessoa passa em revista estes artigos todos e acaba por não ver o que realmente interessa!

    Neste caso, estando uma pessoa no ponto mais desfavorável, ou seja, a 39 mt da saida, como descalço esta bota?
  3.  # 4

    O edifcio é projecto novo ou existente, explique melhor o contexto disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARreis
  4.  # 5

    Ok, peço desculpa.

    É um edifício existente, um armazém que um cliente transformou numa oficina de transformação de Inox. Tem algumas máquinas, geralmente este tipo de oficina não tem material combustível significativo. Vai ser licenciado utilizando o licenciamento Zero sendo necessário projecto de incêndios e visto que é um edificio de 1ª categoria de risco (conclusão após feito o calculo de densidade de carga de incêndio), irá ser feita a ficha de segurança.

    No entanto devido a ser muito longo e surgir a questão do caminho máximo a percorrer, ficou a duvida de como proceder para tudo ficar correctamente feito.

    As medidas de autoprotecção irão tb ser feitas.
  5.  # 6

    Se não há procedimento ao abrigo do RJUE, não precisa...
    assim sendo deve descrever na ficha as inconformidades.. o máximo é 25m até um saída / via protegida...

    Tem é de ter as MAPS feitas... nestas e tem de descrever as inconformidades e dizer quais as medidas compensatórias a adoptar...
    De resto já sabe, Reacção ao fogo dos revestimentos, resistencia ao fogo das paredes de empena, etc... SADI, Iluminação de emergência, sinalização de emergência, hidrantes exteriores, meios de 1ª intervenção...

    PS: Se prever a desenfumagem passiva, poderia tentar utilizar esse argumento como medida compensatória para justificar a distancia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARreis
  6.  # 7

    Sr. Pedro Barradas nem imagina como fico agradecido pela ajuda que deu a eliminar esta dúvida!
    Claro que tomei todos os pontos que ditou como previstos pelo que não haverá problema nesse sentido.
    Era mesmo o caminho longo a percorrer até a saída de emergência nas condições em que o edifício se encontra, que me suscitava a maior dúvida.

    Mais uma vez obrigado pela disponibilidade em ajudar.


    Um bem haja!
  7.  # 8

    tire é o Sr.... Faz-me sentir um velho ;)
  8.  # 9

    :) ok. Então fica Pedro apenas...

    Abraço
 
0.0138 seg. NEW