Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite companheiros, deu inicio uma nova fase da minha aventura, resolvi abrir uma discussão nova, para vos mostrar o meu primeiro estudo prévio, e para descrever o desenrolar deste capitulo tão importante.

    https://forumdacasa.com/discussion/37144/1/projecto-para-reabilitar-moradia-de-1956/
      1Andar.png
      RCH.png
  2.  # 2

    Boa tarde, coloquei o projecto de reabilitação da minha casa, para vos colocar a par das evoluções, e para trocar impressões, pois esta proposta nao me esta a seduzir na sua totalidade, conto com os vossos contributos.
    O RCH não está do meu agrado, a solução de relação entre a garagem RCH é primeiro andar, não está harmonioso, a forma de separar a cozinha da sala também não me satisfaz.
  3.  # 3

    Existente
      20161215_195310.jpg
  4.  # 4

    vou ser sincero, olho pro existente e pra proposta e fiquei baralhado.
    o que é aquele vazio todo? e nao entendo essa entrada para o piso de cima... falta alguma coisa á planta? ou é mesmo pelo exterior?
  5.  # 5

    Obrigado, pela sinceridade, pois o objectivo do fórum e dar a nossa opinião, se não estivesse interessado em ouvirá as opiniões críticas e sugestões não espunha aqui a minha reabilitação.
    A entrada para o piso dos quartos fica num piso superior ao da sala e cozinha.
    Á casa está implantada num terreno inclinando e quando á construíram não aproveitaram o andar inferior, são paredes estruturais até as fundações.
    Não querendo alterar a entrada principal da casa, e como queremos 3 quartos, a forma encontrada para ligar os quartos á sala e cozinha (construção nova nas traseiras da cada)foi o corredor que vemos, e as visitas fazem de entrada na lateral sul onde é aproveitada uma arrecadação existente nas fundações da casa, e esta pensado um acsso pela garagem.
    Á parte superior está a ser alvo de uma pequenos retoques por parte da arquiteta, a parte inferior vai ser praticante toda restruturada pois não está do nosso agrado.
  6.  # 6

    Será que assim está mais percetível?
      xpto.jpg
  7.  # 7

    ok, esta melhor, mas falta mostrar nos desenhos a parte de pe direito duplo da sala e que imagino fecha sobre a parede da cozinha para poder haver a janela na suite. (se for acho que a janela da suite está mal pois ha um confito com a parede que sobe da cozinha.??)

    basicamente a sala e sala de jantar estao dentro de um espaço quadrado de 5x5. se fosse apenas uma sala nao seria dificil mas havendo duas funções não será facil resolver isso num quadrado. Pode haver quem veja isso de outra forma, mas no meu ver é assim.

    Por isso, tentaria por a cozinha na parede onde está o lance de escada. Em open space com o resto. Isto faria com que o espaço resultante fosse um rectângulo e facilitava a organização das salas. Sala de jantar em frente á cozinha e a sala de estar basicamente no espaço onde está agora.

    Não sabendo mais sobre o terreno e as suas condicionantes limitei-me á implantação apresentada. Teria por exemplo vontade de meter as escadas no corredor dos quartos, pelo menos em parte, faria um bom limite para a cozinha...mas com os dados que nos deste e á primeira vista caminharia nesse sentido...
  8.  # 8

    Colocado por: antonylemosok, esta melhor, mas falta mostrar nos desenhos a parte de pe direito duplo da sala e que imagino fecha sobre a parede da cozinha para poder haver a janela na suite. (se for acho que a janela da suite está mal pois ha um confito com a parede que sobe da cozinha.??)

    basicamente a sala e sala de jantar estao dentro de um espaço quadrado de 5x5. se fosse apenas uma sala nao seria dificil mas havendo duas funções não será facil resolver isso num quadrado. Pode haver quem veja isso de outra forma, mas no meu ver é assim.

    Por isso, tentaria por a cozinha na parede onde está o lance de escada. Em open space com o resto. Isto faria com que o espaço resultante fosse um rectângulo e facilitava a organização das salas. Sala de jantar em frente á cozinha e a sala de estar basicamente no espaço onde está agora.

    Não sabendo mais sobre o terreno e as suas condicionantes limitei-me á implantação apresentada. Teria por exemplo vontade de meter as escadas no corredor dos quartos, pelo menos em parte, faria um bom limite para a cozinha...mas com os dados que nos deste e á primeira vista caminharia nesse sentido...


    Obrigado pela ajuda, os desenhos estão muito básicos, pois foi previamente acordado que seria defendido a disposição interior que mais nos agrada, e depois avançamos para adaptação necessária.

    Em relação às escadas ja tinha dado essa sugestão á arquiteta, com essa alteração parece que se ultrapassa os problemas das janelas a poente e diminuir o espaço que as escadas ocupam na sala.

    O openspace não nos agrada, pois moramos numa casa que tem um open com aproximadamente 30m2, e apesar de ter um exaustor com capacidade de 600m3/h, há sempre cheiros de comida, sofás roupas...

    Pensamos que com um espaço disponivel de 48m2 e possível desenvolver uma cozinha/sala mais agradável e funcinal e com uma melhor relação entre estes espaços e estrada de visitas, acesso aos quartos e acesso à garagem.

    Para tornar mais fácil a interpretação do terreno, coloco aqui o levantamento tipográfico e arquitetônico do espaço.
  9.  # 9

    nao haveria a possibilidade de fazer alguma coisa neste sentido?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  10.  # 10

    Nova versão
      20170801_194328-1893x2768.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemosnao haveria a possibilidade de fazer alguma coisa neste sentido?
      Planta casa e anexo-ISO Expand A3.jpg


    Queremos manter o alinhamento da casa, e não queremos passar os 7 metros para trás do que existe.
  12.  # 12

    eu pedia uns cortes á arquitecta. a mim parece haver bastantes problemas que se vêm melhor em corte.
    enquanto não o fizer esta a brincar ás plantas e terá de resolver esses problemas depois de estar a planta definida?

    pelo menos uma axonometria á mão levantada para perceber a volumetria disso.... vai ajudar imenso a perceber os conflitos de que falo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
      2.JPG
      1.JPG
  13.  # 13

    Obrigadissimo pelo tempo dispensado, as suas preocupações são sem dúvida pertinentes, quanto a escada ainda interferir com as janelas, apesar de não ter debatido isso com a arquiteta penso que sera desenvolvida uma tipo mesanine para as escadas.
    Em relação a entrada da garagem para a sala acabei de sogerir a arquiteta que coloque a porta no final da bancada e éncostasse a coluna de forno e microondas e ao lado um frigorífico um congelador no seguimento das escadas.
    Á meu ver não faz sentido ter duas portas de correr. A ilha retira muito espaço a sala de estar, fica muito estreita, e dois espaços para comer um aí lado do outro parece me desperdício.
    Parece-lhe que este seria o melhor local para o recuperador, estou com muitas dúvidas sobre a divisão de colecionar e comer com a zona de estár e a localização do recuperador.
    Mais uma vez agradeço o apoio, se não fosse você, o meu projecto não desperta interesse á mais ninguém no fórum. Obrigado
  14.  # 14

    Anselmo

    2 coisas:

    1º tem uma arquiteta a trabalhar nisso e não percebo porque está ainda, ou a apresentar as coisas numa fase que parece ainda muito incipiente
    por um lado até apresenta plantas cotadas mas nem alçados ou um estudo volumétrico apresenta.
    2º todo o contexto do assunto não me parece portanto que tenha sido muito bem apresentado de forma a que se possa opinar com conhecimento de causa
    estas intervenções em que existe uma pre existência, precisamente o existente e envolvente são dados muito importantes para aferir a proposta condignamente
    não se sabe muito do contexto, e estar a opinar porta mais aqui ou janela mais ali e escada mais para aqui não me parece algo muito produtivo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  15.  # 15

    Colocado por: marco1Anselmo

    2 coisas:

    1º tem uma arquiteta a trabalhar nisso e não percebo porque está ainda, ou a apresentar as coisas numa fase que parece ainda muito incipiente
    por um lado até apresenta plantas cotadas mas nem alçados ou um estudo volumétrico apresenta.
    2º todo o contexto do assunto não me parece portanto que tenha sido muito bem apresentado de forma a que se possa opinar com conhecimento de causa
    estas intervenções em que existe uma pre existência, precisamente o existente e envolvente são dados muito importantes para aferir a proposta condignamente
    não se sabe muito do contexto, e estar a opinar porta mais aqui ou janela mais ali e escada mais para aqui não me parece algo muito produtivo


    Boa noite Marco eu já recebi um estudo prévio inicial com volumetria incluída, mas para a segunda versão, que foi á apresentada aqui sofreu alterações muito significativas, posto isto acordamos que íamos chegar a uma organização interior funcional e agradável, depois dessa fase avançamos para a volumetria exterior e 3D, com todos os ajustes necessários.
    O contexto penso já o ter exposto anteriormente, quer noutro tópico anterior, quer aqui neste colocando a planta anterior e o levantamento topográfico.
    As minhas verdadeiras dúvidas prende -se com a distribuição da casa existentes onde estão projectados agora 3 quartos e uma suíte, não vejo aí grande margem de manobra para muitas alterações, no entanto poderia aparecer uma pequena ideia que pode alterar toda a essencia.
    E com a distribuição da sala e cozinha pelos 55m2 disponíveis, tendo em conta as condicionantes da escada, acesso a rua para as visitas que tem de ser nas lateral projectada pela arquiteta, e acesso à garagem e logradouro.
    Obrigado Marco
  16.  # 16

    pois, mas acho que até vai ser uma intervenção algo profunda, pois mete ampliação, "colagem" da nova estrutura, movimentação de terras com alguma dimensão, e ainda assim diz que na planta do existente ao nível do r/c está limitado? umas paredes podem ir abaixo ou não? vai mexer nos acabamentos desse rc por isso pode muito bem se houver necessidade fazer uma reorganização dos espaços nesse piso e assim colar melhor a ampliação.
    mas isto são apreciações assim por alto,
    e insisto em dizer que a ampliação e reorganização do existente carece talvez de uma abordagem mais no todo do que estar a fazer um acoplamento simplificado.
    pessoalmente em face do que vejo, que me parece uma intervenção com múltiplas questões, sinto dificuldade em opinar parcialmente, talvez mais para a frente.
  17.  # 17

    Anselmo, o Marco faz umas observações pertinentes sobre a falta de informação. A arquitecta deveria estar a trabalhar isso em volumetria juntamente com a planta. e não só... Também não compreendo essa forma de trabalhar apenas as plantas ... é tudo muito bonito dizer que a intenção é esta ou aquela, mas sem um desenho isso não vale muito. Um corte nesta fase é facil de fazer e rápido.

    Sem haver cortes a acompanhar essas plantas é difícil ajudar muito mais para além do que alertei antes.. é difícil compreender bem a situação. Concordo com o Marco que o projecto devia estar a ser abordado de forma a incluir tudo. Não se entende a relação do RC nem com o existente, nem com o logradouro. Demorou-me por exemplo a perceber que o piso dos quartos deve estar mais ou menos a 2m da cota da sala, (tive de contar escadas e tirar uma media..)

    Falta imenso trabalho, e no que tens como já referi antes falta informação essencial.

    Para ser franco eu nunca apresentaria uma coisa nesse estado a um cliente. Não requer 3D's bonitos, mas apenas mais informação. Nesta fase pode ser um desenho á mão ou mesmo uma maqueta volumétrica... qual é a relação do volume novo com o piso dos quartos? para já isso é mais importante do que a localização do microondas ou do forno.

    Isto de projectos tem de ser levado com calma, mas eu a ti exigia mais á arquitecta quando ela te passa documentação para as mãos.
  18.  # 18

    Depois de estudar as plantas que apresentaste, o levantamento e as imagens da google tenho ainda mais questões. Mas vou esperar até o Anselmo ter mais documentação que nos possa ajudar.
  19.  # 19

    Nova versão agradeço desde já os vossos contributos
      20170804_123015-2721x1971.jpg
  20.  # 20

    2
      20170804_122910-2721x2237.jpg
 
0.0270 seg. NEW