Iniciar sessão ou registar-se
    • fmrato
    • 2 agosto 2017 editado

# 1

Caro Forum,
    Estou a construir uma casa "em cima do mar" no algarve, de onde questões relacionadas com oxidação de metais são prementes.
    O projectista definiu "(...) Chapa de zinco em revestimento de coroamentos de platibandas, junta agrafada, soldaduras e desenvolvimento conforme pormenor, incluíndo reboco de regularização. Chapa de zinco em formação de remates de beirado e caleiras (...)"
    O construtor diz-me que isto não se costuma fazer nesta zona, devido às humidades e salitre... e que o normal é fazer estes coroamentos em reboco.
    O que acham? Obrigado de antemão,
    F.
  1.  # 2

dura mais o zinco que o reboco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmrato
  2.  # 3

o construtor fez-te um orçamento para zinco mas agora quer te por reboco? pensa bem e analisa bem essa situação. e peça-lhe que tire a diferença do orçamento.

No entanto o zinco não é o melhor opção para zonas costeiras devido ao salitre. O aço galvanizado ou o alumínio aguentam melhor que o zinco, se estiver lacado ou de outra forma protegido, melhor ainda.. Mas o melhor de todos seria usar cobre, não necessita pintura, mas hoje em dia há pouca gente a usar isso.

O reboco seria a opção mais barata de todas.
  3.  # 4

?
  4.  # 5

existe opções superiores ao zinco para zonas de sal... inox por exemplo.
    nao concordas..
  5.  # 6

Se colar o zinco evita os problemas de oxidação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
      ENKOLIT.JPG
      enkolit_7409_frei.jpg
  6.  # 7

??! como assim? colar o zinc faz com que ele deixe de oxidar?
  7.  # 8

Não, prefiro zinco
  8.  # 9

9.  # 10

Sou da área mas a construção civil não é a minha praia. Porém, um colega teve uma dúvida semelhante e o subempreiteiro que não ganhou o trabalho contou-lhe a seguinte estória (alguém com experiência poderá afirmar se corresponde à verdade ou não):

O que ele lhe está a "vender" é chapa zincada ou chapa de zinco? São coisas distintas e a preços bem diferentes.

O zinco não se pinta e tem bastante durabilidade. A chapa zincada pode ser lacada, mas junto ao mar fica uma desgraça num instante.

Se optar pelo zinco e tiver dúvidas daquilo que lhe estiverem a aplicar, leve um íman para a obra. Se agarrar é chapa zincada!
  10.  # 11

entendo, mas o zinco é o metal mais reativo em zonas costeiras. é a razão pela qual não é usada na construção marítima. sempre é melhor que o reboco. mas o alumínio ou mesmo inox é muito superior...
  11.  # 12

Exacto eu estou a falar em chapa de zinco e não chapa zincada ou lacada
  12.  # 13

Colocado por: antonylemosentendo, mas o zinco é o metal mais reativo em zonas costeiras.
    eu acho que está enganado, zinco é do material que mais se usa em zonas costeiras
  13.  # 14

Colocado por: antonylemos??! como assim? colar o zinc faz com que ele deixe de oxidar?

A colagem é feita na integra e a chapa fica totalmente impermeabilizada por baixo o que evita a corrosão da mesma.
  14.  # 15

até pode ser, mas está mal.
    trabalhei bastante em zonas costeiras antes de voltar a portugal. o zinco era sempre a evitar. optava-se pelo aluminio ou pelo cobre (quando houvesse orçamento).
    Num barco por exemplo não se usa zinco a não ser em situações especiais
  15.  # 16

Colocado por: ncarvalho74

A colagem é feita na integra e a chapa fica totalmente impermeabilizada por baixo o que evita a corrosão da mesma.

e por cima?
  16.  # 17

Colocado por: antonylemosaté pode ser, mas está mal.
    trabalhei bastante em zonas costeiras antes de voltar a portugal. o zinco era sempre a evitar. optava-se pelo aluminio ou pelo cobre (quando houvesse orçamento).
    Num barco por exemplo não se usa zinco a não ser em situações especiais
    não está mal, desde de que zinco esteja exposto as chuvas para limpar os depósitos de sal não haverá problemas, já o alumínio eu ouço o contrário, que é de evitar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos, fmrato
  17.  # 18

.. vou admitir que possa estar enganado, vou rever os meus apontamentos.
  18.  # 19

Colocado por: antonylemos.. vou admitir que possa estar enganado, vou rever os meus apontamentos.
    em relação ao zinco tenho a certeza ,em relação ao alumínio ouvi de situações em que apareceu pontos de ferrugem pouco depois da instalação, mas nesse caso eu quase que aposta que foi problema de instalação
  19.  # 20

aceito o erro. :)

O que me disseram foi que o zinco é bom se tiver espessura suficiente, e se houver chuva a lavar o sal (tal como referes) não há problema. No entanto se os depósitos de sal permanecerem isso sim causa uma corrosão acelerada, por isso é importante usar uma espessura adequada ao meio. dou também a razão ao ncarvalho74 em proteger a parte inferior com cola para evitar a acumulação de sais..

nem sempre tenho razão, hahahah....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncarvalho74

0.0199 seg. NEW